Nome do Projeto
Um diálogo social entre Brasil e Itália: a flexibilização dos espaços normativos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Direito
Resumo
O presente projeto tem por fim a edição de um livro, focado na disciplina do mestrado em direito que está sendo desenvolvido na Faculdade de direito e que está relacionado as minhas pesquisas tanto aqui no Brasil como na Itália.

Objetivo Geral

Diagnosticar o cenário do diálogo social como uma das variantes que se delineiam dentro do panorama da flexibilização brasileira e italiana.

Justificativa

Considerando-se o caminho histórico temporal do sempre mutante mundo do trabalho, particularmente, nas últimas, décadas a sociedade pós-moderna vem presenciando profundas transformações, tanto nas formas de materialidade quanto na esfera da subjetividade, dadas as complexas relações entre as formas da sociabilidade humana. É neste cenário, sob o contextualização da flexibilização e suas implicações, que será verificado como processo do diálogo social e dos pactos sociais ocorrem, observando-se o mercado de trabalho italiano e brasileiro.


Metodologia

Na elaboração do presente estudo será a bibliografica, com enfoque sociológico, que nos permitirá discutir e alinhar as metamorfoses da sociedade do trabalho e as mudanças que elas operam no plano das relações concretas do mundo do trabalho. Privilegiaremos os livros, revistas, periódicos, publicações avulsas e legislações pertinentes ao tema, enfocados pelos mais importantes autores italianos e brasileiros, sem a intenção de seguir a integralidade de uma obra específica, que nos possibilitará a extração que possam nos auxiliar na construção deste estudo.

Resultados Esperados

- Edição do livro
- Debate acadêmico
- Convenio Brasil-Italia com a Universidade "La Sapienza", com criação de grupo de estudos com objetivo comum(foco do livro)

Indicadores, Metas e Resultados

A elaboração do livro decorre de vários anos de pesquisa desenvolvidas, que se iniciaram em 2009 e que estão sendo aprimoradas, observando-se os panoramas italiano e brasileiro.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JANE GOMBAR AZEVEDO OLIVEIRA1001/06/201531/12/2015
MARCELA SIMÕES SILVA101/06/201531/12/2015

Página gerada em 29/03/2024 04:06:32 (consulta levou 0.023168s)