Nome do Projeto
Estudo e Prática de Avaliação Neuropsicológica
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
19/06/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Psicologia
Resumo
A disciplina de Avaliação Neuropsicológica contém uma carga horária que dividi-se em aulas teóricas e atividades práticas, e cujo conteúdo programático para a parte teórico é bastante extenso. A fim de poder oferecer horários extras para grupos de estudos complementares à carga horária teórica; melhor atender à organização e à supervisão dos alunos que realização a parte prática,; bem como poder oferecer mais horários disponíveis para atividades de orientação e supervisão, o ensino e a prática das atividades de avaliação neuropsicológica se beneficiarão ao contar com o auxílio de um aluno monitor.

Objetivo Geral

De forma geral, o objetivo é poder oferecer uma variedade de atividades e horários de monitoria complementares ao horário regular da disciplina de Avaliação Neuropsicológica para os alunos cursando a mesma, uma vez que esta prevê atividades teórico-práticas que precisam ser aprofundadas do ponto de vista teórico e supervisionadas em horários alternativos do ponto de vista prático.

Justificativa

Considerando a parte teórica prevista pela disciplina, é importante que horários complementares para grupos de estudos sejam disponibilizados aos alunos, pois o conteúdo programático da disciplina é bastante abrangente, exigindo um tempo de estudo adicional para uma aprendizagem com qualidade. Assim, através de um trabalho conjunto entre coordenador e monitor, serão desenvolvidas atividades de estudo para aprofundar os conteúdos abordados em sala de aula em horário regular.
Com relação à parte prática prevista na disciplina de Avaliação Neuropsicológica, é crucial que esta conte com um monitor, pois este poderá auxiliar em diversos aspectos, tais como na organização de horários e locais para a realização da prática, na supervisão dos alunos (tanto no que diz respeito à aplicação dos testes, como sua posterior correção e devolução), oferecendo mais horários disponíveis para supervisão e orientação. Vale destacar que muitos alunos matriculados na disciplina trabalham no turno da manhã e da tarde, motivo pelo qual apenas o professor da disciplina fica impossibilitado de oferecer horários que contemplem a necessidade de todos, pois o professor ministra outras disciplinas na parte da noite. É igualmente importante ressaltar que a área da Avaliação Neuropsicológica vem crescendo mundialmente e é um dos campos de atuação restrito ao psicólogo, de forma que uma ótima formação nesta área confere aos alunos uma maior chance de atuação imediata no mercado de trabalho, pois existe uma grande demanda por profissionais especializados em Avaliação Neuropsicológica.

Metodologia

- Encontros semanais entre coordenador e monitor;
- Organização de material didática e bibliografias para leituras prévias;
- Material didática visual disponível para alunos participantes;
- O aluno monitor deverá dedicar pelo menos 20 horas semanais para auxiliar nas atividades;
- Oferta de diferentes horários grupo de estudo e para supervisão, a fim de atender diferentes demandas dos alunos matriculados.
- Organização da agenda para marcação de horário e local de prática, bem como de supervisão
- Avaliações periódicas com os alunos participantes acerca da qualidade das atividades sendo desenvolvidas
- Acompanhamento de todas as atividades e desempenho do monitor por parte do Coordenador/Professor

Resultados Esperados

Espera-se que os alunos matriculados na disciplina sintam-se contemplados com a disponibilidade de horários para estudos complementares e supervisão das atividades práticas; espera-se que o aprendizado seja facilitado pelas atividades extras oferecidas por ambos professor e monitor; espera-se que o monitor desenvolva habilidades pedagógicas e de conhecimento técnico específico em relação ao conteúdo da disciplina em questão; espera-se que o desenvolvimento de projetos de extensão possam atender uma grande parcela da população que precisa de uma Avaliação Neuropsicológica; Espera-se criar parcerias entre o Curso de Psicologia da UFPEL e outros locais de atendimento ou serviço (ambulatórios, escolas e etc) para a realização de Avaliações Neuropsicológicas; espera-se que o monitor apresente trabalhos relacionados às atividades da monitoria em congressos, com a publicação de resumos científicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA BAPTISTA MENEZES1019/06/201531/12/2015
CID PINHEIRO FARIAS519/06/201531/12/2015

Página gerada em 25/04/2024 01:27:47 (consulta levou 0.245838s)