Nome do Projeto
Preparação de materiais didáticos com o software Geogebra
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
10/06/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Resumo
É histórico encontrar alto índice de reprovações e infrequências nos cursos de Engenharia e outros da área de Ciências Exatas que têm em seu currículo disciplinas de Cálculo, obrigatórias no currículo mínimo do curso. Na UFPel, os números mais expressivos são de Infrequência, e este dado se repete em turmas de todos os cursos em que Cálculo é oferecido. Trataremos neste projeto somente da disciplina de Cálculo I (ou equivalente), que é a primeira a ser oferecida aos alunos dentro de uma sequência de 3 ou 4 disciplinas deste conteúdo A infrequência é onerosa para a universidade, uma vez que, semestre após semestre são reservadas salas de aulas, docentes e horários para oferecer vagas em número suficiente para atender o número de alunos reprovados/infrequentes. Geralmente, ao serem publicadas as notas da primeira avaliação começam os abandonos. Turmas que iniciam o semestre com 50, 60 alunos terminam com quase metade deste número.

Objetivo Geral

A pesquisa INVESTIGANDO UMA NOVA METODOLOGIA COM O USO DE MATERIAIS MULTIMÍDIAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO está sendo realizada pela coordenadora deste Projeto de ensino junto aos docentes e alunos da UFPel, e investiga as dificuldades encontradas para o entendimento dos conceitos básicos estudados em Cálculo I.
A partir dos dados que estão sendo obtidos na pesquisa este projeto de ensino tem como objetivo preparar atividades no software Geogebra para auxiliar os alunos na construção/interpretação dos gráficos de equaçõe e entendimento dos principais conceitos.
O material produzido neste projeto de ensino será parte dos recursos didáticos que serão apresentados em um projeto piloto da pesquisa em que alunos da UFPEL e da Universidade de Cabo Verde cursarão uma disciplina experimental de Cálculo I proposta com o objetivo de atender às necessidades elencadas pelos alunos.

Justificativa

A disciplina de Cálculo I (ou equivalente) é oferecida na UFPel para 27 cursos, sendo 12 Engenharias e 5 Licenciaturas, vinculados a oito unidades de ensino distintas. Os resultados finais do semestre demonstram que o aproveitamento dos alunos é baixo, e a cada semestre o número de alunos a serem atendidos aumenta (ingressantes mais repetentes) em todas unidades.
Com a criação do Centro de Engenharias, as disciplinas dos nove cursos ligados a este Centro passaram a ser ministradas pelos professores do próprio centro, porém não houve diminuição significativa nos índices de infrequência/reprovação, o que demonstra que o problema afeta a todos os cursos. Dados de pesquisas em outras universidades indicam que não existe uma única solução para resolver o problema mas que várias soluções precisam ser somadas para que realmente haja uma diminuição nos índices de infrequência/reprovação em Cálculo I.

Metodologia

O projeto será desenvolvido em etapas:
1) Estudo do software Geogebra, organização dos manuais e tutoriais de uso, bem como instruções de como instalar o software;
2) Analisar os dados respondidos pelos alunos no projeto de pesquisa que indicam as dificuldades no aprendizado de Cálculo;
3) Elaboração do roteiro de conteúdos que serão trabalhados no Geogebra para atender as necessidades dos alunos;
4) Elaboração do material didático sobre os conteúdos elencados no Geogebra.

Resultados Esperados

Neste projeto estamos procurando realizar o que é citado como "INDISSOCIABILIDADE DO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO". Criar materiais de ensino a partir de dados levantados na pesquisa permitirá que as atividades de ensino sejam adequadas às reais necessidades dos alunos. Ao final deste projeto todo material organizado e preparado será oferecido em um projeto piloto, ou seja, uma disciplina experimental de Cálculo I, oferecida a distância simultaneamente a 60 alunos da UFPel e a 60 alunos da Universidade de Cabo Verde na Africa, que colabora na pesquisa. Espera-se que a disciplina ofereça os recursos tecnológicos que auxiliem os alunos a vencer as dificuldades de aprendizado e que obtenham a aprovação. Alterações positivas nos índices de aprovação desta disciplina experimental serão socializados com todos os professores de Cálculo da UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

A pesquisa citada nesta proposta de projeto de ensino é ampla e está entrevistando todos professores, coordenadores de curso, diretores de unidade, alunos, ou seja, todas as pessoas que de uma forma ou outra trabalham ou cursam Cálculo I. Além disso está buscando junto ao CI dados sobre as reprovações/aprovações/infrequências na disciplina citada. Os dados que serão obtidos é de grande importância para a administração acadêmica para que medidas sejam adotadas em resposta ao que for levantado.
Embora a pesquisa seja extensa, os recursos não o são, então pensou-se em integrar esta pesquisa com um projeto de ensino que auxilie na criação dos materiais didáticos que serão necessários na oferta da disciplina experimental que será ofertada, a distância, simultaneamente a 60 alunos da UFPel e 60 alunos da Universidade de Cabo Verde, que também participa da pesquisa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRA210/06/201531/12/2015
DAIANE LEAL DA CONCEIÇÃO410/06/201531/12/2015
MICHEL HALLAL MARQUES410/06/201531/12/2015
ROZANE DA SILVEIRA ALVES210/06/201531/12/2015
THAÍS PHILIPSEN GRUTZMANN210/06/201531/12/2015

Página gerada em 20/04/2024 06:14:05 (consulta levou 0.037757s)