Nome do Projeto
IV Seminário PIBID-UFPEL: A interdisciplinaridade e suas repercussões na formação docente
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
20/07/2015 - 11/09/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
Resumo
O Pibid é uma iniciativa da Capes-MEC para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Os objetivos do Programa estão centrados em: Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; Contribuir para a valorização do magistério; Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Objetivo Geral

Promover a socialização e a avaliação dos projetos interdisciplinares que serão desenvolvidos nas escolas parceiras do PIBID, elaborados a partir dos diagnósticos destas escolas, realizados no ano de 2014 pelos grupos formados por bolsistas de iniciação à docência, supervisores e coordenadores de área.

Justificativa

A realização do Seminário Institucional de Iniciação à Docência é uma atividade anual e obrigatória, exigida pela Capes, segundo edital n. 063/2013. O Projeto Institucional do PIBID-UFPEL (2014-2017) está organizado em diferentes eixos de ações de modo a contemplar os distintos aspectos da ação docente. Em dezessete escolas públicas de Pelotas, parceiras do PIBID, os alunos de todas as licenciaturas estão inseridos para atuação disciplinar e interdisciplinar em três níveis da educação básica: 1) Anos Iniciais; 2) Anos Finais; 3) Ensino Médio. Neste ano, o evento institucional do PIBID tem como tema gerador a interdisciplinaridade. A proposta do Seminário é a de socialização e avaliação dos projetos interdisciplinares, elaborados a partir dos diagnósticos realizados no ano de 2014 nas escolas parceiras, pelos grupos compostos de bolsistas de iniciação à docência, supervisores e coordenadores de área.

Metodologia

A metodologia deste IV SEMINÁRIO PIBID-UFPEL está centrada na discussão da interdisciplinaridade e suas interlocuções com a formação docente. Primeiramente, teremos uma palestra de abertura com professor pesquisador do tema da interdisciplinaridade na educação. Em seguida, teremos GTs com rodadas de apresentações dos projetos interdisciplinares por escolas. Serão apresentados e debatidos os projetos em três Grupos de Trabalho (GTs), divididos pelos níveis de atuação do PIBID: Anos Iniciais; Ensino Fundamental, Ensino Médio. Para apresentação dos projetos, serão enfocados os seguintes itens: *Apresentação geral: Equipe de trabalho; Caracterização da escola; Diagnóstico e metodologia do diagnóstico; *Projeto interdisciplinar: Tema gerador/subtemas; Justificativa; Objetivos; Metodologia com referenciais; Referencial teórico; Cronograma de atividades; Indicadores de avaliação do projeto. No final do evento, teremos uma mesa-redonda com professores convidados de universidades do RS para tecerem considerações sobre os projetos apresentados, levantando críticas e sugestões para o desenvolvimento destes.

Resultados Esperados

Com o IV Seminário do PIBID-UFPel espera-se que consigamos avançar nas questões pertinentes a interdisciplinaridade e suas repercussões na formação de professores para a educação básica, bem como, colaborar na formação continuada dos supervisores envolvidos no
programa. Ainda, como impactos esperados, ensejamos que o seminário seja um forte momento de avaliação dos projetos elaborados e divulgação destes para os professores e equipes diretivas das escolas parceiras, de modo que tenha repercussão positiva no processo de ensino e de aprendizagem das escolas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CÁTIA SIMONE RIBEIRO BARCELLOS4
ELIEZER DE SOUZA PIRES420/07/201511/09/2015
FABIANE TEJADA DA SILVEIRA420/07/201511/09/2015
FERNANDA AMARAL DE SOUZA4
LEONARDO LEAL COSTA420/07/201511/09/2015
LIZ CRISTIANE DIAS420/07/201511/09/2015
MARANLAINI PATRICIA AZEVEDO SCHEMMFELNNIG4
MARIA RAQUEL RODRIGUES VIEIRA4
MARIANGELA DA ROSA AFONSO420/07/201511/09/2015
RAFAEL CAVAGNOLI420/07/201511/09/2015
VANESSA CALDEIRA LEITE520/07/201511/09/2015
VERNO KRUGER420/07/201511/09/2015
VIVIAN ROSANE VANDES CARBALLO4

Página gerada em 29/03/2024 03:52:50 (consulta levou 0.029050s)