Nome do Projeto
Cultura Material e Imaginário
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/09/2015 - 31/08/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Antropologia - Teoria Antropológica
Resumo
O projeto de Grupo de Estudos sobre o Imaginário, baseado na teoria de Gilbert Durand (Antropólogo francês), visa discutir a pesquisa de objetos materiais da cultura (campo base da arqueologia, entendendo aqui a Arqueologia com uma das quatro faces da Antropologia) irá se debruçar sobre as auras possíveis de compreender, identificando através da arquetipologia e da mitocrítica caminhos interpretativos para arqueologia.

Objetivo Geral

Desenvolver em grupo "mitodologias" para compreender as estruturas antropológicas e trajetos antropológicos no estudo de objetos, lugares, manifestações e pessoas de referência às sociedades tradicionais indígenas e afro-brasileiras na região sul do Estado do Rio Grande do Sul.

Justificativa

Os estudos sobre Imaginário e Arqueologia no país são insipientes e pouco desenvolvidos, sendo esta área mais presenta nos estudos da Educação e da Comunicação, mas cabe ressaltar que Gilbert Durand compreendia que a arqueologia do sistemas míticos era um estudo imprescindível para compreensão dos Trajetos Antropológicos de grupos humanos atuais ou no passado. Estudar o Imaginário através da cultura material é uma aposta no inconsciente coletivo que constituem os contextos sociais de grupos no passado e no presente. Articula-se a esta os estudos já desenvolvidos pela pesquisa no Projeto "Mapeamento arqueológico e cultural dos objetos, lugares, manifestações e pessoas de referência às sociedades tradicionais indígenas e afro-brasileiras na região sul do Estado do Rio Grande do Sul."

Metodologia

Estudar detidamente a obra "As estruturas antropológicas do imaginário" (escrita em Paris, 1960). Estudos sobre mitos e símbolos presentes em diferentes culturas da região sul do Rio Grande do Sul (desde a pré-história até o presente) através de discursos produzidos por antropólogos, etnólogos e historiadores da religião (estudando também as produções de outras áreas tais como: contribuições de pesquisas originais em áreas como a psicologia, psicanálise, lingüística, sociologia, entre outros).
Desenvolver uma uma abordagem sobre significado simbólico de uma compreensão das estruturas da imaginação, a reconstrução da viagem antropológica deve ser tratada como uma troca constante ao nível dos impulsos imaginárias entre intimações subjetivas e objetivas proveniente do ambiente social da região sul do do RS.
Aprofundar o conhecimento sobre a análise estrutural criando um terceiro nível de leitura para além do sincrônico e diacrônico, comuns na arqueologia.
Desenvolver a perspectiva de análise arquetípico ou simbólica, bem como despedimentos ou repetições, considerando reagrupa os símbolos constelações para a sua convergência.
Estudar as três etapas de construção metódica durandiana:
1) Em primeiro lugar, uma lista de tópicos, ou seja, redundantes ou motivos obsessivos '' sincronicidades são míticos do trabalho.
2) Em segundo lugar, eles são examinados com o mesmo espírito situações e situação dos personagens e cenário combinatória.
3) Localizar os diferentes lições de mito e correlações entre uma lição de um mito a outros mitos de um usado tempo ou um espaço cultural bem definida.
Reafirmar os fundamentos da herméticognóstica tradição, visões de mundo que organizam e articulam os valores do mito que tem que se materializa nos objetos da cultura.

Resultados Esperados

Compreender a organização do imaginário simbólico composto pelas duas grandes regiões ou imagens regimes, o dia e a noite.
Compreender as estruturas esquizofrenia ou heróicas (idealização, geometrismo e antítese) relacionados como o "postural" espetacular e dominante teriomorfos constituintes reflexão de símbolos, catamorfos, diairéticos e ascensão.
Compreender as estruturas sintéticas (coincidência, dramatização, historicizar, o progresso parcial ou total) o reflexo do simbolismo cíclico; e compreender as estruturas místicas (duplicação da viscosidade, realismo sensorial e pulverização ) relacionadas com "digestivo" e constituem símbolos que refletem o investimento e intimidade.

Indicadores, Metas e Resultados

O grupo de estudo é um grupo de diagnóstico das possibilidades de implementação da teoria durandiana na arqueologia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE DAL BOSCO CARLETTO401/09/201531/08/2016
CLAUDIO BAPTISTA CARLE601/09/201531/08/2016
DIEGO DA SILVA REIS401/09/201531/08/2016
JULIANA BIZARRO CASCAIS401/09/201531/08/2016
MARIA MADALENA BORGES EVANGELISTA423/03/201631/08/2016
YURI ZIVAGO YUNG GRILLO401/09/201531/08/2016

Página gerada em 23/04/2024 15:18:23 (consulta levou 0.405796s)