Nome do Projeto
Nova abordagem no ensino de retentores extracoronários: Produção de material e participação em aula
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
16/10/2015 - 14/10/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Resumo
O ensino de prótese parcial removível (PPR) é didaticamente dividido em sistemas constituintes deste tipo de prótese: Sistema de retenção, de suporte, de conexão, de estabilização, de sela e dentes artificiais. A divisão didática é necessária porém pode criar dificuldades de que os estudantes entendam o relacionamento das diversas estruturas durante as primeiras etapas do aprendizado. Tal dificuldade cria o desafio ao professor de estimular a visualização dos elementos não de forma isolada, porém no contexto de sua utilização nas situações clínicas em que os mesmos se fazem necessários.

Objetivo Geral

O Objetivo Geral deste projeto de ensino consiste em aprimorar o ensino de PPR - Retentores extracoronários aos alunos dos cursos de graduação.

Justificativa

Para estimular a visualização dos elementos no contexto de sua utilização nas situações clínicas em que os mesmos se fazem necessários é necessária a compreensão dos principais pontos de dificuldade dos alunos nestas visualizações e o estabelecimento de estratégias segundo as quais ele possa relacionar os elementos constituintes de uma PPR (no caso específico, os retentores extracoronários) às suas indicações clínicas.

Metodologia

O projeto dividir-se-á em 7 etapas:
1) Chamada e seleção de grupo de voluntários (5 alunos) para consulta e definição dos métodos de levantamento e avaliação;
2) Elaboração de teste de avaliação de conhecimento adquirido através de questões objetivas a serem submetidas aos alunos acima do 8o. semestre que já tenham tido aula de retentores extracoronários. Ao final do teste será disponibilizado um questionário para levantar as principais dúvidas e dificuldades dos alunos no aprendizado deste assunto;
3)Tabulação dos dados (levantamento das respostas e classificação das mesmas);
4) Definição no grupo de professores e voluntários das estratégias a serem empregadas com o objetivo de propiciar a problematização do ensino de retentores extra-coronários e aumentar o envolvimento do aluno na compreensão dos requisitos, características, biomecânica e indicações dos mesmos;
5) Confecção de material didático (modelos, macromodelos, banners, apresentações audiovisuais) que atendam às estratégias planejadas;
6) Aplicação das estratégias com os alunos participantes da etapa 2 e com novos ingressantes ao estudo das PPRs;
7) Aplicação de novos testes de conhecimentos adquiridos sobre os grupos participantes da etapa 6
8) Levantamento e análise estatística dos resultados.

Resultados Esperados

Espera-se melhorar o aprendizado dos alunos sobre retentores extracoronários.
Espera-se também melhorar o material didático disponível para o aprendizado do estudante, formulando um material que esteja mais próximo das dificuldades mais comuns de compreensão deste.
O impacto poderá ser quantitativamente avaliado através de testes e qualitativamente avaliado durante as atividades clínicas dos alunos durante a etapa de planejamento das próteses.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA BERNARDI129/02/201612/08/2016
FERNANDA PRIEBE DOS SANTOS129/02/201612/08/2016
GABRIELA LAMAS LAMAS216/10/201514/10/2016
GUILHERME BRIAO CAMACHO116/10/201514/10/2016
LUCIANA DE REZENDE PINTO116/10/201514/10/2016
NATHALIA LIMA DOS SANTOS129/02/201612/08/2016
RENATO FABRICIO DE ANDRADE WALDEMARIN116/10/201514/10/2016
TÁSSIA MARIA KONZEN129/02/201612/08/2016
WELLINGTON FERNANDO SANTOS AZEVÊDO216/10/201514/10/2016

Página gerada em 20/04/2024 06:18:05 (consulta levou 0.045379s)