Nome do Projeto
Nova abordagem no ensino de retentores extracoronários: Produção de material e participação em aula
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
16/10/2015 - 14/10/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Resumo
O ensino de prótese parcial removível (PPR) é didaticamente dividido em sistemas constituintes deste tipo de prótese: Sistema de retenção, de suporte, de conexão, de estabilização, de sela e dentes artificiais. A divisão didática é necessária porém pode criar dificuldades de que os estudantes entendam o relacionamento das diversas estruturas durante as primeiras etapas do aprendizado. Tal dificuldade cria o desafio ao professor de estimular a visualização dos elementos não de forma isolada, porém no contexto de sua utilização nas situações clínicas em que os mesmos se fazem necessários.
Objetivo Geral
O Objetivo Geral deste projeto de ensino consiste em aprimorar o ensino de PPR - Retentores extracoronários aos alunos dos cursos de graduação.
Justificativa
Para estimular a visualização dos elementos no contexto de sua utilização nas situações clínicas em que os mesmos se fazem necessários é necessária a compreensão dos principais pontos de dificuldade dos alunos nestas visualizações e o estabelecimento de estratégias segundo as quais ele possa relacionar os elementos constituintes de uma PPR (no caso específico, os retentores extracoronários) às suas indicações clínicas.
Metodologia
O projeto dividir-se-á em 7 etapas:
1) Chamada e seleção de grupo de voluntários (5 alunos) para consulta e definição dos métodos de levantamento e avaliação;
2) Elaboração de teste de avaliação de conhecimento adquirido através de questões objetivas a serem submetidas aos alunos acima do 8o. semestre que já tenham tido aula de retentores extracoronários. Ao final do teste será disponibilizado um questionário para levantar as principais dúvidas e dificuldades dos alunos no aprendizado deste assunto;
3)Tabulação dos dados (levantamento das respostas e classificação das mesmas);
4) Definição no grupo de professores e voluntários das estratégias a serem empregadas com o objetivo de propiciar a problematização do ensino de retentores extra-coronários e aumentar o envolvimento do aluno na compreensão dos requisitos, características, biomecânica e indicações dos mesmos;
5) Confecção de material didático (modelos, macromodelos, banners, apresentações audiovisuais) que atendam às estratégias planejadas;
6) Aplicação das estratégias com os alunos participantes da etapa 2 e com novos ingressantes ao estudo das PPRs;
7) Aplicação de novos testes de conhecimentos adquiridos sobre os grupos participantes da etapa 6
8) Levantamento e análise estatística dos resultados.
1) Chamada e seleção de grupo de voluntários (5 alunos) para consulta e definição dos métodos de levantamento e avaliação;
2) Elaboração de teste de avaliação de conhecimento adquirido através de questões objetivas a serem submetidas aos alunos acima do 8o. semestre que já tenham tido aula de retentores extracoronários. Ao final do teste será disponibilizado um questionário para levantar as principais dúvidas e dificuldades dos alunos no aprendizado deste assunto;
3)Tabulação dos dados (levantamento das respostas e classificação das mesmas);
4) Definição no grupo de professores e voluntários das estratégias a serem empregadas com o objetivo de propiciar a problematização do ensino de retentores extra-coronários e aumentar o envolvimento do aluno na compreensão dos requisitos, características, biomecânica e indicações dos mesmos;
5) Confecção de material didático (modelos, macromodelos, banners, apresentações audiovisuais) que atendam às estratégias planejadas;
6) Aplicação das estratégias com os alunos participantes da etapa 2 e com novos ingressantes ao estudo das PPRs;
7) Aplicação de novos testes de conhecimentos adquiridos sobre os grupos participantes da etapa 6
8) Levantamento e análise estatística dos resultados.
Resultados Esperados
Espera-se melhorar o aprendizado dos alunos sobre retentores extracoronários.
Espera-se também melhorar o material didático disponível para o aprendizado do estudante, formulando um material que esteja mais próximo das dificuldades mais comuns de compreensão deste.
O impacto poderá ser quantitativamente avaliado através de testes e qualitativamente avaliado durante as atividades clínicas dos alunos durante a etapa de planejamento das próteses.
Espera-se também melhorar o material didático disponível para o aprendizado do estudante, formulando um material que esteja mais próximo das dificuldades mais comuns de compreensão deste.
O impacto poderá ser quantitativamente avaliado através de testes e qualitativamente avaliado durante as atividades clínicas dos alunos durante a etapa de planejamento das próteses.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAMILA BERNARDI | 1 | 29/02/2016 | 12/08/2016 |
FERNANDA PRIEBE DOS SANTOS | 1 | 29/02/2016 | 12/08/2016 |
GABRIELA LAMAS LAMAS | 2 | 16/10/2015 | 14/10/2016 |
GUILHERME BRIAO CAMACHO | 1 | 16/10/2015 | 14/10/2016 |
LUCIANA DE REZENDE PINTO | 1 | 16/10/2015 | 14/10/2016 |
NATHALIA LIMA DOS SANTOS | 1 | 29/02/2016 | 12/08/2016 |
RENATO FABRICIO DE ANDRADE WALDEMARIN | 1 | 16/10/2015 | 14/10/2016 |
TÁSSIA MARIA KONZEN | 1 | 29/02/2016 | 12/08/2016 |
WELLINGTON FERNANDO SANTOS AZEVÊDO | 2 | 16/10/2015 | 14/10/2016 |