Nome do Projeto
Criação de Laboratórios Virtuais de Instalações Prediais
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
03/11/2015 - 25/03/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Civil - Instalações Prediais
Resumo
Todo empreendimento de engenharia civil envolve algum projeto de instalações, seja em sua fase de execução ou ao longo de sua vida útil de serviço. O ensino de disciplinas de instalações prediais, no entanto, é comumente negligenciado nos cursos de graduação, sendo ministradas de forma teórica, seguindo normas e recomendações, que em momento algum aproximam os discentes das práticas e realidades da profissão. O uso de laboratórios virtuais de aprendizagem tem se consolidado no meio acadêmico por proporcionar um espaço onde os estudantes podem experimentar diversas situações úteis ao seu desenvolvimento no ambiente de sala de aula, além de poderem ser acessados a qualquer momento virtualmente.

Objetivo Geral

Uma nova geração de aprendizes, imersos nas tecnologias que envolvem a utilização de mensagens de texto, mídias sociais e videogames, vem surgindo a cada dia. Estes novos alunos estão surgindo nos meios acadêmicos e nas próprias empresas, com um foco diferente, uma mentalidade e um estilo de aprendizagem distinto em relação às gerações que os precederam. O objetivo, portanto, é adequar e modernizar as metodologias de ensino para este novo padrão deiscente, através do uso de laboratórios virtuais de aprendizagem (LVA).

Justificativa

A ideia da construção de um laboratório de instalações hidrossanitárias parte da necessidade de mostrar aos alunos, através de uma forma visual e prática, as instalações prediais de abastecimento de água fria, água quente, de esgotamento sanitário, além de sistemas de ventilação. A visualização do funcionamento do conjunto, através do laboratório virtual, mostra-se uma ferramenta promissora e extremamente enriquecedora do processo ensino-aprendizagem.

Metodologia

A proposta inicial para o laboratório virtual de instalações hidrossanitárias parte da concepção de um modelo esquemático, que consiste de uma edificação de dois pavimentos, com banheiros localizados nos dois pavimentos, além de cozinha e área de serviço no pavimento inferior. O modelo será desenvolvido com auxílio do software SketchUp, entre outros. Serão projetadas instalações prediais de abastecimento de água fria, de esgotamento sanitário, pluvial, além dos sistemas de ventilação.

Resultados Esperados

Uma das funcionalidades do modelo é permitir que as instalações sejam acessadas virtualmente, permitindo a visualização de diferentes ângulos diversas instalações. Espera-se que, ao poder acessar o modelo em tempo real, tanto o professor como o aluno se beneficie da tecnologia. A ideia é criar aplicativos para que os usuários possam acessar os laboratórios via smartphones, tablets ou computadores, sendo, portanto, um instrumento de ensino tanto em sala de aula, bem como em atividades extra-classe. Acredita-se que estes laboratórios criarão uma melhor dinâmica no processo ensino aprendizagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE RIBEIRO PALIGA203/11/201516/12/2016
ALINE TABARELLI203/11/201516/12/2016
ANGELA PETRUCCI VASCONCELOS227/04/201616/12/2016
ANTÔNIO GUIMARÃES DE MELLO202/06/201629/07/2016
BRUNA RABAIOLI210/05/201612/07/2016
CELSO LOPES DA SILVA FILHO202/06/201629/07/2016
ESTELA OLIARI GARCEZ203/11/201516/12/2016
GIANDRIO FUCULO MACHADO214/07/201615/12/2016
GUILHERME PIVA DOS SANTOS1101/09/201616/12/2016
HENRIQUE OTTO COELHO103/11/201516/12/2016
MARCOS PHILLIPE DE SOUZA SANTOS103/11/201501/02/2016
MURILO SILVEIRA ASSIS210/05/201612/07/2016
ROBERTO SANGOI HAAS601/09/201616/12/2016
TÁBATA LARISSA CORRÊA PERES2002/05/201616/12/2016

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