Nome do Projeto
Recursos didático-pedagógicos no ensino de cartografia: aproximação entre a teoria e a prática
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
09/11/2015 - 26/11/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia
Resumo
A Geografia quando trabalhada como disciplina escolar nos diferentes níveis de ensino, deve trazer o conjunto de informações e conhecimento de forma prazerosa e dinâmica. Esta questão fica mais complexa quando se aborda a cartografia como conteúdo, dentro da disciplina de Geografia.
Por ser um conteúdo de caráter mais abstrato, os professores nem sempre o desenvolvem de forma completa com seus alunos, deixando aberta uma lacuna, que é conduzida até a universidade, tendo como reflexo, inúmeras deficiências dentre elas pode-se destacar: senso de localização espacial, orientação, cálculo de distâncias, transformação de unidades de medidas, lateralidade, leitura dos fenômenos espaciais, etc.
Objetivo Geral
Elaborar recursos didático-pedagógicos em cartografia, no intuito de auxiliar o desenvolvimento do conteúdo nas séries do ensino fundamental e médio
Justificativa
Cientes das dificuldades de desenvolver determinados conteúdos de cartografia nos diferentes níveis de ensino, a presente proposta traz a tona a discussão de várias temáticas que fazem parte da disciplina de Cartografia Geral, desenvolvida no segundo semestre na turma de Licenciatura em Geografia da UFPel.
Frente à necessidade de buscar caminhos que tornem o conhecimento e o desenvolvimento temas ligados à cartografia, busca-se por meio deste projeto, a elaboração de recursos didáticos voltados à cartografia, como instrumentos de dinamização, concretização do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.
Simielli, (2000, p. 108), contribui de forma significativa dizendo que, devemos e podemos usar cada vez mais a cartografia em nossas aulas, pois ela facilita a leitura de informações para os alunos e permite um domínio do espaço geográfico.
Por isso, emerge a importância de apontar possibilidades e caminhos para criar ideias e difundi-las no campo da geografia, tendo como tema central a cartografia sistemática.
Destaca-se ainda que por ser um projeto de ensino, o qual se desenvolve a partir da disciplina de cartografia geral, a participação do acadêmico é livre. No entanto, tem-se percebido ao longo dos semestres em que já se desenvolveu esta proposta, que há interesse e envolvimento dos alunos na sua totalidade, pelo seu caráter teórico-prático. As atividades são na verdade, o reflexo dos conteúdos desenvolvidos na sala de aula, sendo estas realizadas em horários diferentes dos conteúdos teóricos da disciplina. Contudo, reforça-se que este projeto vem a acrescentar a complementação da carga horária da formação do acadêmico, exigida no currículo.
Frente à necessidade de buscar caminhos que tornem o conhecimento e o desenvolvimento temas ligados à cartografia, busca-se por meio deste projeto, a elaboração de recursos didáticos voltados à cartografia, como instrumentos de dinamização, concretização do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.
Simielli, (2000, p. 108), contribui de forma significativa dizendo que, devemos e podemos usar cada vez mais a cartografia em nossas aulas, pois ela facilita a leitura de informações para os alunos e permite um domínio do espaço geográfico.
Por isso, emerge a importância de apontar possibilidades e caminhos para criar ideias e difundi-las no campo da geografia, tendo como tema central a cartografia sistemática.
Destaca-se ainda que por ser um projeto de ensino, o qual se desenvolve a partir da disciplina de cartografia geral, a participação do acadêmico é livre. No entanto, tem-se percebido ao longo dos semestres em que já se desenvolveu esta proposta, que há interesse e envolvimento dos alunos na sua totalidade, pelo seu caráter teórico-prático. As atividades são na verdade, o reflexo dos conteúdos desenvolvidos na sala de aula, sendo estas realizadas em horários diferentes dos conteúdos teóricos da disciplina. Contudo, reforça-se que este projeto vem a acrescentar a complementação da carga horária da formação do acadêmico, exigida no currículo.
Metodologia
Inicialmente, os alunos buscarão o aprofundamento do conhecimento teórico sobre o conteúdo de cartografia, a partir do desenvolvimento da disciplina de Cartografia Geral, a qual, já vem ocorrendo no semestre letivo.
Em seguida, munidos do conhecimento inicial, definirão um tema específico dentro da cartografia para elaborar o material didático, destacando a série em que este deverá ser desenvolvido, isto é, a partir do conhecimento adquirido e socializado em aula, os alunos deverão elaborar um plano de atividade, contendo: tema; objetivos; série a ser aplicada a proposta; material necessário para elaborar o recurso didático; procedimentos sobre a elaboração e o desenvolvimento da atividade.
Por fim, como resultado, o material didático elaborado pelos acadêmicos, será exposto no prédio da geografia, para que todos os acadêmicos e professores conheçam as atividades desenvolvidas e que possam servir de sugestão para o desenvolvimento de outros recursos didáticos em Geografia.
Paralelamente, será gerado um banco de dados com todas as informações à respeito do material gerado, o qual será socializado entre os acadêmicos participantes da disciplina e do projeto em questão.
Ressalta-se que as atividades práticas de elaboração do material didático não comprometerão as demais atividades que estão e serão desenvolvidas na disciplina de cartografia geral, conforme plano de ensino.
Em seguida, munidos do conhecimento inicial, definirão um tema específico dentro da cartografia para elaborar o material didático, destacando a série em que este deverá ser desenvolvido, isto é, a partir do conhecimento adquirido e socializado em aula, os alunos deverão elaborar um plano de atividade, contendo: tema; objetivos; série a ser aplicada a proposta; material necessário para elaborar o recurso didático; procedimentos sobre a elaboração e o desenvolvimento da atividade.
Por fim, como resultado, o material didático elaborado pelos acadêmicos, será exposto no prédio da geografia, para que todos os acadêmicos e professores conheçam as atividades desenvolvidas e que possam servir de sugestão para o desenvolvimento de outros recursos didáticos em Geografia.
Paralelamente, será gerado um banco de dados com todas as informações à respeito do material gerado, o qual será socializado entre os acadêmicos participantes da disciplina e do projeto em questão.
Ressalta-se que as atividades práticas de elaboração do material didático não comprometerão as demais atividades que estão e serão desenvolvidas na disciplina de cartografia geral, conforme plano de ensino.
Resultados Esperados
Espera-se que, com esta atividade possa-se contribuir com a ampliação e dinamização do conhecimento cartográfico, fazendo com que os acadêmicos, futuros professores, possam sair da disciplina de cartografia geral, mais seguros quanto aos conteúdos que irão desenvolver em sala de aula, em qualquer nível de ensi
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ACAUA FERNANDES VAZ | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
ADRIANO LUIS HECK SIMON | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
ADRIEL COSTA DA SILVA | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
ALEXANDRA DA SILVA RODEGHIERO | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
ALEXANDRE MARTINS PINHEIRO | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
ANDRESSA AMARAL DOS SANTOS | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
ANGÉLICA GARCIA GOTUZZO | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
ARIANA DOS SANTOS EVANGELISTA | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
BRUNA RIBEIRO VIEIRA | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
CAMILA MENDONÇA LIMONS | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
CAROLINE BARBOSA PEREIRA | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
CATIANE DE SOUZA MARQUES | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
CESAR AUGUSTO FERRARI MARTINEZ | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
DANIELA PERLEBERG | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
DEMAICON SCHMIDT PETER | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
DIEGO EBERSOL DE CARVALHO | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
ELISOMAR LACERDA BRISOLARA | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
ELIZ REGINA MACHADO DA COSTA | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
Elizabete Goulart Simões de Simões | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
FABIANE DOS SANTOS SILVEIRA | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
FABIANI DA SILVA ROMERO | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
FÁBIO VALIM FARIAS | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
GABRIELA CASTRO BARCELLOS | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
GABRIELA KLERING DIAS | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
GERSON DA ROCHA CORREA | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
GRACIELA DE LIMA NUNES | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
GUILHERME PEREIRA DE LELLIS | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
HELIO ROBERTO LEAL DE LEAL | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
JERSON FERNANDES PÔRTO | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
JORGE CEDREZ VERNETI | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
JOSE RUBENS DUARTE WRAGUE JUNIOR | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
JOSÉ ALTAIR GONCALVES DE ANDRADE | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
JULIENE LUCARDO DE ABREU | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
Juliana Schwingel Broilo | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
KAREN LAIZ KRAUSE ROMIG | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
LARISSA LUCKOW ERDMANN | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
LEONARDO FARIAS PÔRTO | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
LEONEL ANDRE DE SOUSA PEREIRA | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
LEONIO AUGUSTO JUNIOR | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
LILIANE BONFADA DA SILVA | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
LIZ CRISTIANE DIAS | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
LUANA BARBOSA DE OLIVEIRA | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
MARCELI TEIXEIRA DOS SANTOS | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
MARCELO OLIVEIRA SILVEIRA | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
MATEUS SCHEUNEMANN | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
MIRIAM FEIJÓ MORAIS | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
Michel Duarte dos Reis | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
MÁRCIO ALBERICO PINHEIRO CABRAL | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
NATHÁLIA BONOW | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
NELSON CICCONET | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
PATRICK DA SILVA CAVALHEIRO | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
PEDRO HENRIQUE DE SOUZA RAFAEL | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
PEDRO JUAREZ PADILHA LOPES | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
RAFAEL BORGES VELASQUES | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
RENATA CABRAL DE OLIVEIRA | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
RENÉ ROBERTO NEBEL ZACOUTEGUY | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
ROBERTO CARLOS NOLASCO BANDEIRA | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
RODRIGO GARCIA GUIDOTTI | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
ROSANA ROJAS GONÇALVES THUROW | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO | 10 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
ROSELI LEMOS SILVEIRA | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
TACIANE SCHRÖDER JORGE | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
TAIANE DE OLIVEIRA DUARTE | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
TAIS ANDRIOL DE MELO | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
TASSIELY BUENO PADILHA | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
THAIS LOPES LEAL | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
VALDIRENE DREHMER | 4 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
VANESSA KÄMS | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
VERÔNICA CAMPOS BLANK | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |
VIVIANE OLIVEIRA GARCIA | 8 | 09/11/2015 | 26/11/2015 |