Nome do Projeto
Recursos didático-pedagógicos no ensino de cartografia: aproximação entre a teoria e a prática
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
09/11/2015 - 26/11/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia
Resumo
A Geografia quando trabalhada como disciplina escolar nos diferentes níveis de ensino, deve trazer o conjunto de informações e conhecimento de forma prazerosa e dinâmica. Esta questão fica mais complexa quando se aborda a cartografia como conteúdo, dentro da disciplina de Geografia. Por ser um conteúdo de caráter mais abstrato, os professores nem sempre o desenvolvem de forma completa com seus alunos, deixando aberta uma lacuna, que é conduzida até a universidade, tendo como reflexo, inúmeras deficiências dentre elas pode-se destacar: senso de localização espacial, orientação, cálculo de distâncias, transformação de unidades de medidas, lateralidade, leitura dos fenômenos espaciais, etc.

Objetivo Geral

Elaborar recursos didático-pedagógicos em cartografia, no intuito de auxiliar o desenvolvimento do conteúdo nas séries do ensino fundamental e médio

Justificativa

Cientes das dificuldades de desenvolver determinados conteúdos de cartografia nos diferentes níveis de ensino, a presente proposta traz a tona a discussão de várias temáticas que fazem parte da disciplina de Cartografia Geral, desenvolvida no segundo semestre na turma de Licenciatura em Geografia da UFPel.
Frente à necessidade de buscar caminhos que tornem o conhecimento e o desenvolvimento temas ligados à cartografia, busca-se por meio deste projeto, a elaboração de recursos didáticos voltados à cartografia, como instrumentos de dinamização, concretização do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.
Simielli, (2000, p. 108), contribui de forma significativa dizendo que, devemos e podemos usar cada vez mais a cartografia em nossas aulas, pois ela facilita a leitura de informações para os alunos e permite um domínio do espaço geográfico.
Por isso, emerge a importância de apontar possibilidades e caminhos para criar ideias e difundi-las no campo da geografia, tendo como tema central a cartografia sistemática.
Destaca-se ainda que por ser um projeto de ensino, o qual se desenvolve a partir da disciplina de cartografia geral, a participação do acadêmico é livre. No entanto, tem-se percebido ao longo dos semestres em que já se desenvolveu esta proposta, que há interesse e envolvimento dos alunos na sua totalidade, pelo seu caráter teórico-prático. As atividades são na verdade, o reflexo dos conteúdos desenvolvidos na sala de aula, sendo estas realizadas em horários diferentes dos conteúdos teóricos da disciplina. Contudo, reforça-se que este projeto vem a acrescentar a complementação da carga horária da formação do acadêmico, exigida no currículo.

Metodologia

Inicialmente, os alunos buscarão o aprofundamento do conhecimento teórico sobre o conteúdo de cartografia, a partir do desenvolvimento da disciplina de Cartografia Geral, a qual, já vem ocorrendo no semestre letivo.
Em seguida, munidos do conhecimento inicial, definirão um tema específico dentro da cartografia para elaborar o material didático, destacando a série em que este deverá ser desenvolvido, isto é, a partir do conhecimento adquirido e socializado em aula, os alunos deverão elaborar um plano de atividade, contendo: tema; objetivos; série a ser aplicada a proposta; material necessário para elaborar o recurso didático; procedimentos sobre a elaboração e o desenvolvimento da atividade.
Por fim, como resultado, o material didático elaborado pelos acadêmicos, será exposto no prédio da geografia, para que todos os acadêmicos e professores conheçam as atividades desenvolvidas e que possam servir de sugestão para o desenvolvimento de outros recursos didáticos em Geografia.
Paralelamente, será gerado um banco de dados com todas as informações à respeito do material gerado, o qual será socializado entre os acadêmicos participantes da disciplina e do projeto em questão.
Ressalta-se que as atividades práticas de elaboração do material didático não comprometerão as demais atividades que estão e serão desenvolvidas na disciplina de cartografia geral, conforme plano de ensino.

Resultados Esperados

Espera-se que, com esta atividade possa-se contribuir com a ampliação e dinamização do conhecimento cartográfico, fazendo com que os acadêmicos, futuros professores, possam sair da disciplina de cartografia geral, mais seguros quanto aos conteúdos que irão desenvolver em sala de aula, em qualquer nível de ensi

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ACAUA FERNANDES VAZ409/11/201526/11/2015
ADRIANO LUIS HECK SIMON809/11/201526/11/2015
ADRIEL COSTA DA SILVA409/11/201526/11/2015
ALEXANDRA DA SILVA RODEGHIERO409/11/201526/11/2015
ALEXANDRE MARTINS PINHEIRO409/11/201526/11/2015
ANDRESSA AMARAL DOS SANTOS409/11/201526/11/2015
ANGÉLICA GARCIA GOTUZZO809/11/201526/11/2015
ARIANA DOS SANTOS EVANGELISTA809/11/201526/11/2015
BRUNA RIBEIRO VIEIRA809/11/201526/11/2015
CAMILA MENDONÇA LIMONS809/11/201526/11/2015
CAROLINE BARBOSA PEREIRA809/11/201526/11/2015
CATIANE DE SOUZA MARQUES409/11/201526/11/2015
CESAR AUGUSTO FERRARI MARTINEZ809/11/201526/11/2015
DANIELA PERLEBERG409/11/201526/11/2015
DEMAICON SCHMIDT PETER409/11/201526/11/2015
DIEGO EBERSOL DE CARVALHO809/11/201526/11/2015
ELISOMAR LACERDA BRISOLARA409/11/201526/11/2015
ELIZ REGINA MACHADO DA COSTA809/11/201526/11/2015
Elizabete Goulart Simões de Simões809/11/201526/11/2015
FABIANE DOS SANTOS SILVEIRA809/11/201526/11/2015
FABIANI DA SILVA ROMERO409/11/201526/11/2015
FÁBIO VALIM FARIAS809/11/201526/11/2015
GABRIELA CASTRO BARCELLOS809/11/201526/11/2015
GABRIELA KLERING DIAS809/11/201526/11/2015
GERSON DA ROCHA CORREA409/11/201526/11/2015
GRACIELA DE LIMA NUNES409/11/201526/11/2015
GUILHERME PEREIRA DE LELLIS809/11/201526/11/2015
HELIO ROBERTO LEAL DE LEAL409/11/201526/11/2015
JERSON FERNANDES PÔRTO809/11/201526/11/2015
JORGE CEDREZ VERNETI809/11/201526/11/2015
JOSE RUBENS DUARTE WRAGUE JUNIOR809/11/201526/11/2015
JOSÉ ALTAIR GONCALVES DE ANDRADE409/11/201526/11/2015
JULIENE LUCARDO DE ABREU409/11/201526/11/2015
Juliana Schwingel Broilo409/11/201526/11/2015
KAREN LAIZ KRAUSE ROMIG409/11/201526/11/2015
LARISSA LUCKOW ERDMANN809/11/201526/11/2015
LEONARDO FARIAS PÔRTO809/11/201526/11/2015
LEONEL ANDRE DE SOUSA PEREIRA809/11/201526/11/2015
LEONIO AUGUSTO JUNIOR809/11/201526/11/2015
LILIANE BONFADA DA SILVA409/11/201526/11/2015
LIZ CRISTIANE DIAS809/11/201526/11/2015
LUANA BARBOSA DE OLIVEIRA409/11/201526/11/2015
MARCELI TEIXEIRA DOS SANTOS809/11/201526/11/2015
MARCELO OLIVEIRA SILVEIRA809/11/201526/11/2015
MATEUS SCHEUNEMANN809/11/201526/11/2015
MIRIAM FEIJÓ MORAIS409/11/201526/11/2015
Michel Duarte dos Reis409/11/201526/11/2015
MÁRCIO ALBERICO PINHEIRO CABRAL809/11/201526/11/2015
NATHÁLIA BONOW409/11/201526/11/2015
NELSON CICCONET809/11/201526/11/2015
PATRICK DA SILVA CAVALHEIRO809/11/201526/11/2015
PEDRO HENRIQUE DE SOUZA RAFAEL409/11/201526/11/2015
PEDRO JUAREZ PADILHA LOPES809/11/201526/11/2015
RAFAEL BORGES VELASQUES409/11/201526/11/2015
RENATA CABRAL DE OLIVEIRA809/11/201526/11/2015
RENÉ ROBERTO NEBEL ZACOUTEGUY809/11/201526/11/2015
ROBERTO CARLOS NOLASCO BANDEIRA809/11/201526/11/2015
RODRIGO GARCIA GUIDOTTI409/11/201526/11/2015
ROSANA ROJAS GONÇALVES THUROW409/11/201526/11/2015
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO1009/11/201526/11/2015
ROSELI LEMOS SILVEIRA809/11/201526/11/2015
TACIANE SCHRÖDER JORGE809/11/201526/11/2015
TAIANE DE OLIVEIRA DUARTE809/11/201526/11/2015
TAIS ANDRIOL DE MELO809/11/201526/11/2015
TASSIELY BUENO PADILHA809/11/201526/11/2015
THAIS LOPES LEAL809/11/201526/11/2015
VALDIRENE DREHMER409/11/201526/11/2015
VANESSA KÄMS809/11/201526/11/2015
VERÔNICA CAMPOS BLANK809/11/201526/11/2015
VIVIANE OLIVEIRA GARCIA809/11/201526/11/2015

Página gerada em 20/04/2024 03:11:35 (consulta levou 0.056533s)