Nome do Projeto
MAFA- MOSTRA DE ATIVIDADES FARMACÊUTICAS ACADÊMICAS
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/02/2016 - 23/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Farmácia
Resumo
O percurso acadêmico dentro da Universidade é geralmente pontuado por diversas oportunidades onde a produção de conhecimento é levada ao público, seja ele do meio acadêmico ou não. Na grande maioria das vezes, estas oportunidades além de servirem como forma avaliativa do desempenho dos alunos, para aprovação em determinadas disciplinas e finalização do seu Curso, também promovem experiências pedagógicas que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diversos aspectos, e tem a finalidade de promover a cooperação mútua entre discentes e docentes. O currículo generalista do Curso de Farmácia da UFPel visa a polivalência inerente a profissão farmacêutica, objetivando que o aluno participe de atividades que envolvam a teoria e a prática. Assim, este projeto de ensino será uma forma eficaz de proporcionar intensificação da divulgação da vivência dos alunos em suas atividades de estágios obrigatórios ou realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), entre outras atividades passíveis de inclusão em mostras públicas. Nesse contexto, a MOSTRA DE ATIVIDADES FARMACÊUTICAS ACADÊMICAS (MAFA), ora proposta, constitui-se em uma oportunidade de intercâmbio entre estudantes, com troca de experiências, bem como uma possibilidade de observação assim como a busca da familiarização do aluno em situações que são muitas vezes “temidas” durante o decorrer do curso.
Objetivo Geral
- Contribuir para melhoria no processo organizacional de atividades acadêmicas farmacêuticas, onde haja apresentação pública, avaliada ou não por banca.
Justificativa
As diversas modificações advindas na educação brasileira vêm exigindo das instituições de ensino uma postura mais ativa no sentido de acompanhar a dinâmica acadêmica, resultado direto das transformações e exigências da sociedade. Além disto, as novas tecnologias emergentes em todas as áreas, sobretudo na comunicação interpessoal determinam ações didáticas e acompanhamento dos alunos compatíveis com nosso momento atual e, consequentemente, muito diversas daquelas aplicadas na década anterior. No decorrer do Curso de Farmácia da UFPel, os alunos são demandados em diversas atividades de avaliação e mais amplamente em dinâmicas de transmissão de conhecimento docente-discente, discente-discente e ainda discente-docente. Estas atividades tem cunho didático-metodológico chave para inserir os alunos, passo-a-passo, na realidade que lhes aguarda após a colação de grau. Nos dias de hoje, tão importante quanto gerar resultados novos em determinada proposta é saber apresentá-los ao público, mostrar sua importância de forma clara, concisa e objetiva, estes quesitos mostram-se facilitadores na aquisição de boas colocações no mercado de trabalho. Desta forma, esta proposta busca a padronização de atividades que fomentem a aplicação destes quesitos supracitados. Ademais, outro ponto importante que será perseguido é a transferência de experiências entre os discentes que se encontram em níveis diferentes de formação. Para tanto duas propostas serão tomadas: de um lado, estimular os alunos em níveis anteriores a assistir e participar das atividades apresentadas por aqueles em níveis mais avançados; de outro, incentivar aqueles que já realizaram alguma atividade a transmitir aos colegas as dificuldades enfrentadas e as soluções encontradas para realização do trabalho.
Metodologia
Dentre as atividades desenvolvidas pelos discentes do curso, que possuem caráter de exposição oral podemos destacar a Mostra de Estágios da Farmácia e a Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso. Na Mostra de Estágios da Farmácia os alunos que findam a disciplina de estágio I expõem em detalhes, todas as atividades desenvolvidas durante o período de estágio supervisionado obrigatório I, além de mostrarem as dificuldades enfrentadas, assim como as decisões solutivas. Ainda, é realizada uma breve avaliação do local estagiado, indicando pontos fortes e oportunidades de mudança. Esta Mostra é planejada para ocorrer antes da turma seguinte escolher os seus respectivos lugares de estágio I, permitindo assim que, assistindo aos colegas mais adiantados, possam refletir sobre as diferentes áreas de atuação possíveis, assim como sobre os diferentes sítios de estágio disponíveis. Desta forma, as turmas vindouras são informadas pelos colegas sobre os locais de atuação profissional com devida antecedência. Acreditamos que esta larga anterioridade nestas discussões proporcione às turmas em níveis anteriores uma reflexão sobre as futuras escolhas, contribuindo para o aumento de acerto quanto às afinidades de cada discente e a área de atuação escolhida. Ademais, esta precedência impulsiona aqueles que desejam atuar em uma área ainda não ofertada pela Comissão de Estágio e Monografia Farmacêutica (CEMFA) a procurarem por seus próprios meios um campo de estágio diferente, ainda em tempo hábil para a preparação da devida burocracia.
Quanto ao Trabalho de Conclusão de Curso, os alunos devem desenvolver um trabalho científico, dentro das atividades previstas na disciplina de mesmo titulo. Este trabalho versará sobre algum assunto dentro das ciências farmacêuticas, orientado por um professor, organizado na forma escrita e entregue conforme regras estabelecidas pela CEMFA. Em seguida, em uma data previamente estipulada, o aluno fará a defesa oral de seus resultados mediante uma banca previamente escolhida conforme regulamento. Esta é mais uma oportunidade do aluno apresentar de forma convincente os frutos gerados a partir dos seus questionamentos e das respostas obtidas sobre um tema específico. Oportunidade esta ímpar para aprendizado e familiarização com a apresentação de metas e resultados a público diverso, metodologia usada amplamente no mercado de trabalho atual.
Quanto ao Trabalho de Conclusão de Curso, os alunos devem desenvolver um trabalho científico, dentro das atividades previstas na disciplina de mesmo titulo. Este trabalho versará sobre algum assunto dentro das ciências farmacêuticas, orientado por um professor, organizado na forma escrita e entregue conforme regras estabelecidas pela CEMFA. Em seguida, em uma data previamente estipulada, o aluno fará a defesa oral de seus resultados mediante uma banca previamente escolhida conforme regulamento. Esta é mais uma oportunidade do aluno apresentar de forma convincente os frutos gerados a partir dos seus questionamentos e das respostas obtidas sobre um tema específico. Oportunidade esta ímpar para aprendizado e familiarização com a apresentação de metas e resultados a público diverso, metodologia usada amplamente no mercado de trabalho atual.
Resultados Esperados
Espera-se com a aplicação deste projeto incrementar a participação dos discentes de semestres variados em atividades que são obrigatórias para conclusão do curso, como a “Mostra de Estágio”, o “Trabalho de Conclusão de Curso”, proporcionando assim uma vivência antecipada destes momentos bastante esperados do Curso de Farmácia. Com este aumento na participação espera-se também promover a difusão das metodologias utilizadas para tais atividades, como uma forma de melhoria contínua do processo.
Indicadores, Metas e Resultados
.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE CALDERAN | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
ADRIELE DOUGLAS DE SOUZA TEIXEIRA | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
ALANA SEIXAS DE FARIAS | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
ALINI DA FONSECA RODRIGUES | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
ALITTA ARAÚJO FERREIRA | 8 | ||
ALLANA STRELOW FONSECA | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
AMANDA FERNANDES DA COSTA | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
ANA CRISTINA KELLER LICKS | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
ANA JÚLIA ZULIAN BOEIRA | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
ANDRESSA DE MOURA FABRA | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
ATILA ALEXANDRE RODRIGUES TEJERA | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
Aldema Macans herger | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
BEATRIZ BOHNS PRUSKI | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
BEATRIZ GARCEZ XAUBET | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
BIANCA SILVEIRA | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
BRUNA MARTINS LEAL | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
BRUNA SILVEIRA | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
BÁRBARA CUNHA BAPTISTA | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
CAMILA LAZZARETTI IRIGOYEN | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
CAROLINA SICCO DINIZ | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
CAROLINE BOEMEKE VERGARA | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
CAROLINE FERREIRA PEREIRA | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
CAROLINE NUNES FOLHA | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
CATARINE MÜLLER GEHRKE | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
CHAIENE OLIVEIRA DA ROSA | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
CHAZÉLE BARBOSA DOS SANTOS | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
CRISTIANE DA SILVA LANGE | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
CÁSSIO OLIVEIRA DE FREITAS | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
DANIELA PASTORIM VAISS | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
DIEGO BRIAO SIMOES | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
DIEGO DA SILVA GOUVEA | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
DIOGO COLLARES MALI | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
EMILY OLIVEIRA DIAS | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
FERMINA FRANCESCA ALVES VARGAS | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
FERNANDA KEGLES | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
FERNANDO LOPEZ ALVEZ | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
FREDERICO DE SOUZA TEIXEIRA | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
GRACIELA SAALFELD CONRAD | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
HENRIQUE COSTA MARTINS | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
INGRID COI SAUSEN | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
INÁCIO IRUMÉ DA COSTA | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
ISABELA DA SILVA MARQUES | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
ISADORA PIRES ROMMEL | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
JANAINA BARTZ SCHELLIN | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
JOSSANA LEONARDI DE OLIVEIRA | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
JULIANA DE OLIVEIRA CASALINHO | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
JULIANE DA SILVA PORTO | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
JULIANE MESQUITA LUIZ | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
JÉSSICA DA SILVA DITTGEN | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
KARINA PEGORARO DE MOURA | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
KASSIA THANISE MICHELSEN | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
LAIZ XAVIER RODRIGUES FALCÃO | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
LETÍCIA ROLOFF STALLBAUM | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
LIANE FRANCONI MIMBARCAS | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
LIGIA REGINA STRELOW | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
LISIANE FUENTES DA SILVA | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
LUANN BUBOLS SILVEIRA | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
MALENA NUNEZ DA CONCEICAO | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
MARIA PAULA PARDO RODRIGUEZ | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
MARIELEN DA SILVA GARCIA | 12 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
MARILIA MOTA DOMINGOS | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
MATHEUS HENRIQUE VARGAS | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
MATHEUS VERGARA BORBA | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
MELIZA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
MICHEL MADRUGA DA ROSA | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
MICHELE BUSS RAMM | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
MILENA DE ARAUJO TAVARES | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
MORGANA SILVERA BRAGA | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
NATÁLIA GOULART SOARES | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
PATRICIA GOMES MACHADO | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
PAULA DA ROSA KRUSSER | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
PÂMELA ARAUJO MACHADO | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
PÂMELA FONSECA DA SILVA | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
PÂMELA GONÇALVES DA SILVA | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
RAFAEL SEVERO PEDROLLO | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
RAFAELLA DUTRA DE FREITAS | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
RAQUEL BESKOW | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
REJANE GIACOMELLI TAVARES | 8 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
RENAN DE SOUZA | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
RENATA MUNHÓS ANTUNES | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
SAMANTA KERSTNER | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
SAMANTHA COELHO DE FREITAS | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
SHEROW UBER DRAVANZ | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
SIMONE DA SILVA SCHIAVON | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
SUÉLEN DE MATTOS CERVI | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
TAYNE LANGONI PEREIRA | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
THAIZA ALVES DA SILVEIRA | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
THAMYRYS BARRETO ARGENTA | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
THANISI BORGES CORRÊA | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
Thuany Bandeira Gomes | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
URIEL SECCO LONDERO | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
VANESSA SILVA RODRIGUES | 20 | 01/06/2016 | 08/06/2016 |
VERIDIANA DA SILVA SOARES | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
VINICIUS SILVA HELING | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |
ÉVELINE BLANK BRODT | 8 | 07/06/2016 | 08/06/2016 |