Nome do Projeto
Metamorfoses Pedagógicas e Experenciações com o Universo da Arte
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
14/03/2016 - 12/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
Considerando a necessidade de ampliação do universo cultural dos alunos da Pedagogia e demais alunos da UFPel, deseja-se criar e manter um espaço interativo de trocas, saberes, experiências, que envolve, de um lado, exposições de Artes Visuais de artes visuais, com mediação, e, de outro, experiências estéticas e artísticas em Oficinas de Criação Coletivas com os artistas que estiverem expondo seus trabalhos.
Objetivo Geral
Experienciar situações práticas e reflexivas no campo da Arte, construindo saberes capazes de subsidiar a ação docente na área, através de um evento capaz de, através de exposições e das oficinas, ampliar o conhecimento que os participantes têm do universo da arte, fazendo com que o sujeito, por meio destas práticas- como desenho, pintura, fotografia, gravura, instalações, performances, etc. possa apropriar-se de novas formas de lidar com o mundo contemporâneo, criando outros modos, saberes, posturas e relações em uma atmosfera cultural de diferentes olhares e pensamentos. Almeja-se ainda a criação de espaços de discussão da arte na educação e de sua importância para os futuros docentes.
Justificativa
Em face da complexidade do conhecimento hoje, que aponta cada vez mais para a integralidade de práticas, justifica-se a inserção, o desenvolvimento e a qualificação da sensibilidade como um saber tanto cognitivo quanto o intelectual. Isto, feito através da arte, demanda estratégias de intervenção no sentido de criar processos em direção á integralidade - unindo sensível e inteligível-onde se possa desenvolver a sensibilidade, a criação coletiva e a interação entre os participantes e demais alunos da UFPel, em especial os alunos da Pedagogia e das Artes Visuais. Essas estratégias envolvem a utilização de um espaço, de um lado, físico, já existente na FaE, para a exposição de trabalhos de artistas/alunos da cidade. Paralelamente, serão realizadas oficinas nas linguagens de trabalho dos expositores, para trabalhar conceitos visuais e experiências com a visualidade,visto que em geral esta possui pouco espaço na formação de professores. De outro, é de suma importância a construção e sedimentação de um espaço simbólico para a inserção de outros saberes além da leitura, escrita e oralidade.
O campo de formação de professores necessita de outros saberes geralmente distantes das práticas mais cotidianas das licenciaturas, razão pela qual vivenciar, interagir, conhecer e desenvolver saberes em Oficinas de Criação Coletiva e Seminários passa a ser relevante num espaço pedagógico.
O trabalho reverbera também nas futuras práticas dos alunos/docentes, uma vez que lhes permite desenvolver referenciais para trabalhar com a arte na Educação, além de um incremento à pesquisa e à produção teórico-crítica na área. Permite ainda compreender o papel da criação, da imaginação , ampliando repertório visual e linguagens pessoais através dos processos da arte;
-Compreender o papel da imaginação, da criação e da inovação como importantes no cotidiano docente. O trabalho, da forma como está posto, alcança elementos para pesquisar, conhecer e experenciar esteticamente materiais, técnicas, processos e atividades artísticas desenvolvendo o senso e o juízo estéticos. As trocas elencadas e desejadas nesse processo também visam atender a uma das demandas importantes na construção de referenciais afetivos, de laços e vínculos entre os participantes, quiçá também a de uma ética de auto-compreensão, solidariedade e convivência respeitosa os participantes.
O campo de formação de professores necessita de outros saberes geralmente distantes das práticas mais cotidianas das licenciaturas, razão pela qual vivenciar, interagir, conhecer e desenvolver saberes em Oficinas de Criação Coletiva e Seminários passa a ser relevante num espaço pedagógico.
O trabalho reverbera também nas futuras práticas dos alunos/docentes, uma vez que lhes permite desenvolver referenciais para trabalhar com a arte na Educação, além de um incremento à pesquisa e à produção teórico-crítica na área. Permite ainda compreender o papel da criação, da imaginação , ampliando repertório visual e linguagens pessoais através dos processos da arte;
-Compreender o papel da imaginação, da criação e da inovação como importantes no cotidiano docente. O trabalho, da forma como está posto, alcança elementos para pesquisar, conhecer e experenciar esteticamente materiais, técnicas, processos e atividades artísticas desenvolvendo o senso e o juízo estéticos. As trocas elencadas e desejadas nesse processo também visam atender a uma das demandas importantes na construção de referenciais afetivos, de laços e vínculos entre os participantes, quiçá também a de uma ética de auto-compreensão, solidariedade e convivência respeitosa os participantes.
Metodologia
-Organização e realização semanal de exposições com artistas/alunos convidados/selecionados em edital próprio;
-Operacionalização concomitante de Oficinas de Criação Coletiva com estes mesmos artistas;
-Organização de mediações culturais com monitores escolhidos por edital próprio;
-Criação de espaços de discussão da arte na educação através de rodas de conversa, bate-papo com o artista etc.
-Avaliação das atividades através de registro em instrumentos próprios.
-Operacionalização concomitante de Oficinas de Criação Coletiva com estes mesmos artistas;
-Organização de mediações culturais com monitores escolhidos por edital próprio;
-Criação de espaços de discussão da arte na educação através de rodas de conversa, bate-papo com o artista etc.
-Avaliação das atividades através de registro em instrumentos próprios.
Resultados Esperados
Espera-se que o trabalho desencadeie outros processos culturais, éticos e estéticos junto aos alunos/participantes, que permitam a ampliação e a troca de saberes, conhecimentos, experiências etc. que comprometam os futuros docentes com as práticas que futuramente realizarão com seus alunos, práticas estas que se deseja envolverem as sensíveis, em face da necessidade integralidade de hoje requerida pela complexidade do saberes.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA MEINEN DE OLIVEIRA JACINTO DA SILVA | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
ALESSANDRA DUARTE MATOSO | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
AMANDA AMARO SILVA | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
ANA PAULA MACÊDO GRECO | 0 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
ANALICE MEGIATO DA SILVA | 1 | 12/04/2016 | 12/12/2016 |
ANDRESSA CARVALHO MENEZES | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
Adão Roberto Xavier Lima | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
Ana Lucia Nunes Gonçalves | 20 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
CAMILA CORRÊA PIERZCKALSKI | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
CAROLINE BRASIL ALBRECHT | 4 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
CATIANE FIGUEIREDO BARBIER | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
CLÁUDIA PEREIRA VIEIRA | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
DAIANA SANTOS MADRUGA | 0 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
DAVID VALADAO DOS SANTOS | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
EDUARDO BUENO BEAUVALET | 8 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
ELISANGELA SOUZA DA SILVA | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
ELISÂNGELA BANDEIRA LIMA | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
FÁTIMA DA SILVA GARCIA | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
GABRIELA AMARAL LEAL | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
GIULIA ALEXIA DOS SANTOS FERREIRA | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
GUILHERME GUIRALDELLI MOREIRA | 20 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
GUILHERME SANTOS MACHADO | 3 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
GUILHERME SANTOS MACHADO | 3 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
INDIARA DA FONSECA GONÇALVES | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
JAQUELINE NUNES RODRIGUES | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
JESSICA BELO MORALES | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
JOELMA SANTOS CASTILHOS | 0 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
JONAS FERNANDO MARTINS SANTOS | 0 | ||
JOSIANE RUTZ HARTWIG | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
JOSIANE VILELA PINTOS | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
JOSIANE WEEGE BEHLING | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
LAURA VIEIRA SCHMALFUSS | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
LENON SILVEIRA DOS SANTOS | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
LEONARDO CAPRA | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
LETICIA ZOIA EBERSOL | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
LUCIANA COZZA RODRIGUES | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
LUISA DA SILVA NORNBERG | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
LUIZA LARROSSA DA FONSECA | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
MARIA CRISTINA STEPHAN BICCA | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
MARIA LUIZA KRAUSE TAVARES | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
MARIA SIMONE DEBACCO | 2 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
MARIANA DE MELLO LEÃO | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
MARICEMA SIMÕES BARBOSA | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
MAURÍCIO RODRIGUES GONÇALVES | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
MICHELE AMARO CAMPELO PRATES | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
MIRELA RIBEIRO MEIRA | 4 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
MONICA DE LOURDES KAZIMOTO ALVES | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
MÁRCIA ENEIDA ALVES DE OLIVEIRA | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
MÔNICA NOBRE LISBÔA | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
NADIA DA CRUZ SENNA | 2 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
NATHALIE WEIZER ARMESTO | 0 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
NATÁLIA DE LEON LINCK | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
PATRÍCIA DA SILVA LUIZ | 1 | 14/03/2016 | 14/03/2016 |
PAULA FRANCISCA RÖPKE PORTO | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
PAULO RENATO FERREIRA | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
PRISCILA BROCK BARBOSA | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
QUENIA COIMBRA DA SILVA CARRILHO | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
ROBERTA MENDES MACHADO | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
ROSANE DE FARIAS NETTO | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
ROSANE LUCAS OLIVEIRA DE FARIAS | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
SABINA VALLARINO SEBASTI | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
SABRINA BILHARVA PEDRA | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
SABRINA DE SOUZA GUTERRES | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
SABRINA LEAL VIGNOLLE FIALHO | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
SIMONE STORCH DE SOUZA | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
STÉPHANIE DE ASSIS XAVIER | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
Sandro Silva de Andrade | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
TAMIRES JARA GOULART | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
TAMIRES TUANE FANKA DORNELES | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
TIARLES MACEDO RODEGHIERO | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
TOMAZ NONTICURI DA SILVA | 1 | ||
URSULA ROSA DA SILVA | 2 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
VALESCA LÊDO MATOS | 0 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
VALÉRIA REGINA MELO MARTINS | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |
ZEILA DE OLIVEIRA OLIVEIRA | 1 | 14/03/2016 | 12/12/2016 |