Nome do Projeto
Metamorfoses Pedagógicas e Experenciações com o Universo da Arte
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
14/03/2016 - 12/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
Considerando a necessidade de ampliação do universo cultural dos alunos da Pedagogia e demais alunos da UFPel, deseja-se criar e manter um espaço interativo de trocas, saberes, experiências, que envolve, de um lado, exposições de Artes Visuais de artes visuais, com mediação, e, de outro, experiências estéticas e artísticas em Oficinas de Criação Coletivas com os artistas que estiverem expondo seus trabalhos.

Objetivo Geral

Experienciar situações práticas e reflexivas no campo da Arte, construindo saberes capazes de subsidiar a ação docente na área, através de um evento capaz de, através de exposições e das oficinas, ampliar o conhecimento que os participantes têm do universo da arte, fazendo com que o sujeito, por meio destas práticas- como desenho, pintura, fotografia, gravura, instalações, performances, etc. possa apropriar-se de novas formas de lidar com o mundo contemporâneo, criando outros modos, saberes, posturas e relações em uma atmosfera cultural de diferentes olhares e pensamentos. Almeja-se ainda a criação de espaços de discussão da arte na educação e de sua importância para os futuros docentes.

Justificativa

Em face da complexidade do conhecimento hoje, que aponta cada vez mais para a integralidade de práticas, justifica-se a inserção, o desenvolvimento e a qualificação da sensibilidade como um saber tanto cognitivo quanto o intelectual. Isto, feito através da arte, demanda estratégias de intervenção no sentido de criar processos em direção á integralidade - unindo sensível e inteligível-onde se possa desenvolver a sensibilidade, a criação coletiva e a interação entre os participantes e demais alunos da UFPel, em especial os alunos da Pedagogia e das Artes Visuais. Essas estratégias envolvem a utilização de um espaço, de um lado, físico, já existente na FaE, para a exposição de trabalhos de artistas/alunos da cidade. Paralelamente, serão realizadas oficinas nas linguagens de trabalho dos expositores, para trabalhar conceitos visuais e experiências com a visualidade,visto que em geral esta possui pouco espaço na formação de professores. De outro, é de suma importância a construção e sedimentação de um espaço simbólico para a inserção de outros saberes além da leitura, escrita e oralidade.
O campo de formação de professores necessita de outros saberes geralmente distantes das práticas mais cotidianas das licenciaturas, razão pela qual vivenciar, interagir, conhecer e desenvolver saberes em Oficinas de Criação Coletiva e Seminários passa a ser relevante num espaço pedagógico.
O trabalho reverbera também nas futuras práticas dos alunos/docentes, uma vez que lhes permite desenvolver referenciais para trabalhar com a arte na Educação, além de um incremento à pesquisa e à produção teórico-crítica na área. Permite ainda compreender o papel da criação, da imaginação , ampliando repertório visual e linguagens pessoais através dos processos da arte;
-Compreender o papel da imaginação, da criação e da inovação como importantes no cotidiano docente. O trabalho, da forma como está posto, alcança elementos para pesquisar, conhecer e experenciar esteticamente materiais, técnicas, processos e atividades artísticas desenvolvendo o senso e o juízo estéticos. As trocas elencadas e desejadas nesse processo também visam atender a uma das demandas importantes na construção de referenciais afetivos, de laços e vínculos entre os participantes, quiçá também a de uma ética de auto-compreensão, solidariedade e convivência respeitosa os participantes.

Metodologia

-Organização e realização semanal de exposições com artistas/alunos convidados/selecionados em edital próprio;
-Operacionalização concomitante de Oficinas de Criação Coletiva com estes mesmos artistas;
-Organização de mediações culturais com monitores escolhidos por edital próprio;
-Criação de espaços de discussão da arte na educação através de rodas de conversa, bate-papo com o artista etc.
-Avaliação das atividades através de registro em instrumentos próprios.

Resultados Esperados

Espera-se que o trabalho desencadeie outros processos culturais, éticos e estéticos junto aos alunos/participantes, que permitam a ampliação e a troca de saberes, conhecimentos, experiências etc. que comprometam os futuros docentes com as práticas que futuramente realizarão com seus alunos, práticas estas que se deseja envolverem as sensíveis, em face da necessidade integralidade de hoje requerida pela complexidade do saberes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA MEINEN DE OLIVEIRA JACINTO DA SILVA114/03/201612/12/2016
ALESSANDRA DUARTE MATOSO114/03/201612/12/2016
AMANDA AMARO SILVA114/03/201612/12/2016
ANA PAULA MACÊDO GRECO014/03/201612/12/2016
ANALICE MEGIATO DA SILVA112/04/201612/12/2016
ANDRESSA CARVALHO MENEZES114/03/201612/12/2016
Adão Roberto Xavier Lima114/03/201612/12/2016
Ana Lucia Nunes Gonçalves2014/03/201612/12/2016
CAMILA CORRÊA PIERZCKALSKI114/03/201612/12/2016
CAROLINE BRASIL ALBRECHT414/03/201612/12/2016
CATIANE FIGUEIREDO BARBIER114/03/201612/12/2016
CLÁUDIA PEREIRA VIEIRA114/03/201612/12/2016
DAIANA SANTOS MADRUGA014/03/201612/12/2016
DAVID VALADAO DOS SANTOS114/03/201612/12/2016
EDUARDO BUENO BEAUVALET814/03/201612/12/2016
ELISANGELA SOUZA DA SILVA114/03/201612/12/2016
ELISÂNGELA BANDEIRA LIMA114/03/201612/12/2016
FÁTIMA DA SILVA GARCIA114/03/201612/12/2016
GABRIELA AMARAL LEAL114/03/201612/12/2016
GIULIA ALEXIA DOS SANTOS FERREIRA114/03/201612/12/2016
GUILHERME GUIRALDELLI MOREIRA2014/03/201612/12/2016
GUILHERME SANTOS MACHADO314/03/201612/12/2016
GUILHERME SANTOS MACHADO314/03/201612/12/2016
INDIARA DA FONSECA GONÇALVES114/03/201612/12/2016
JAQUELINE NUNES RODRIGUES114/03/201612/12/2016
JESSICA BELO MORALES114/03/201612/12/2016
JOELMA SANTOS CASTILHOS014/03/201612/12/2016
JONAS FERNANDO MARTINS SANTOS0
JOSIANE RUTZ HARTWIG114/03/201612/12/2016
JOSIANE VILELA PINTOS114/03/201612/12/2016
JOSIANE WEEGE BEHLING114/03/201612/12/2016
LAURA VIEIRA SCHMALFUSS114/03/201612/12/2016
LENON SILVEIRA DOS SANTOS114/03/201612/12/2016
LEONARDO CAPRA114/03/201612/12/2016
LETICIA ZOIA EBERSOL114/03/201612/12/2016
LUCIANA COZZA RODRIGUES114/03/201612/12/2016
LUISA DA SILVA NORNBERG114/03/201612/12/2016
LUIZA LARROSSA DA FONSECA114/03/201612/12/2016
MARIA CRISTINA STEPHAN BICCA114/03/201612/12/2016
MARIA LUIZA KRAUSE TAVARES114/03/201612/12/2016
MARIA SIMONE DEBACCO214/03/201612/12/2016
MARIANA DE MELLO LEÃO114/03/201612/12/2016
MARICEMA SIMÕES BARBOSA114/03/201612/12/2016
MAURÍCIO RODRIGUES GONÇALVES114/03/201612/12/2016
MICHELE AMARO CAMPELO PRATES114/03/201612/12/2016
MIRELA RIBEIRO MEIRA414/03/201612/12/2016
MONICA DE LOURDES KAZIMOTO ALVES114/03/201612/12/2016
MÁRCIA ENEIDA ALVES DE OLIVEIRA114/03/201612/12/2016
MÔNICA NOBRE LISBÔA114/03/201612/12/2016
NADIA DA CRUZ SENNA214/03/201612/12/2016
NATHALIE WEIZER ARMESTO014/03/201612/12/2016
NATÁLIA DE LEON LINCK114/03/201612/12/2016
PATRÍCIA DA SILVA LUIZ114/03/201614/03/2016
PAULA FRANCISCA RÖPKE PORTO114/03/201612/12/2016
PAULO RENATO FERREIRA114/03/201612/12/2016
PRISCILA BROCK BARBOSA114/03/201612/12/2016
QUENIA COIMBRA DA SILVA CARRILHO114/03/201612/12/2016
ROBERTA MENDES MACHADO114/03/201612/12/2016
ROSANE DE FARIAS NETTO114/03/201612/12/2016
ROSANE LUCAS OLIVEIRA DE FARIAS114/03/201612/12/2016
SABINA VALLARINO SEBASTI114/03/201612/12/2016
SABRINA BILHARVA PEDRA114/03/201612/12/2016
SABRINA DE SOUZA GUTERRES114/03/201612/12/2016
SABRINA LEAL VIGNOLLE FIALHO114/03/201612/12/2016
SIMONE STORCH DE SOUZA114/03/201612/12/2016
STÉPHANIE DE ASSIS XAVIER114/03/201612/12/2016
Sandro Silva de Andrade114/03/201612/12/2016
TAMIRES JARA GOULART114/03/201612/12/2016
TAMIRES TUANE FANKA DORNELES114/03/201612/12/2016
TIARLES MACEDO RODEGHIERO114/03/201612/12/2016
TOMAZ NONTICURI DA SILVA1
URSULA ROSA DA SILVA214/03/201612/12/2016
VALESCA LÊDO MATOS014/03/201612/12/2016
VALÉRIA REGINA MELO MARTINS114/03/201612/12/2016
ZEILA DE OLIVEIRA OLIVEIRA114/03/201612/12/2016

Página gerada em 23/04/2024 09:51:50 (consulta levou 0.245154s)