Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Infectologia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/01/2016 - 30/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina - Doenças Infecciosas e Parasitárias
Resumo
A constante evolução da medicina e o descobrimento de novas patologias e abordagens e tratamentos trouxeram importante desafio para formação dos profissionais da saúde. Idealiza-se a formação do conhecimento de maneira multidisciplinar, humanizada, proativa e atualizada. Nesse contexto surge a iniciativa discente e multiprofissional de criar a Liga Acadêmica de Infectologia da Universidade Federal de Pelotas, uma associação científica de graduandos dos cursos de Medicina e Enfermagem desta universidade, visando, através de atividades extra-classe, desenvolver e promover conhecimento e habilidade da arte médica, no campo da infectologia.

Objetivo Geral

- Oportunizar aos acadêmicos de medicina e enfermagem acesso ao conhecimento sistematizado de Infectologia.
- Construir o conhecimento de forma multiprofissional e proativa.
- Correlacionar aspectos teóricos e clínicos para melhor compreender, e desta forma atender a população dentro de suas particularidades.

Justificativa

O presente grupo de estudos foi idealizado a partir da realidade inexistente da disciplina de Infectologia nos currículos dos cursos de graduação em Medicina e Enfermagem, visando através, de atividades extra-classe desenvolver e promover conhecimento e habilidade da arte médica, no campo da infectologia.

Metodologia

-Reuniões semanais com discussão de periódicos, apresentação de seminários e palestras de profissionais convidados que tenham experiência na área.
-Atividades de pesquisa
- Divulgação de resultados obtidos através de publicações em congressos e revistas científicas.
- Desenvolvimento de projetos de extensão dirigidos a prevenção e conscientização da população sobre as doenças infecciosas mais prevalentes.

Resultados Esperados

A expectativa é que os discentes desenvolvam raciocínio clínico e humanizado como futuros profissionais da saúde e assim possam se inserir adequadamente no Sistema Único de Saúde brasileiro.

Indicadores, Metas e Resultados

A seleção de novos membros para a Liga Acadêmica de Infectologia se dará através de prova teórica e entrevista, anualmente para os alunos do curso de medicina e enfermagem que tenham interesse.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DULCINEA BLUM MENEZES204/01/201630/12/2016
GUILHERME MENDONÇA ROVERI304/01/201630/12/2016

Página gerada em 29/03/2024 07:31:09 (consulta levou 0.080868s)