Nome do Projeto
Internet e fontes históricas: discussão e práticas
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
25/04/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - História
Resumo
Ainda que a internet seja de uso comum no ambiente acadêmico há pelo menos 15 anos, e computadores há, pelo menos, 20 anos, os debates acerca da legitimidade de pesquisas em História cujas fontes podem se tornar inacessíveis por efeito de envelhecimento tecnológico ou ação intencional se colocam de forma contundente na discussão do acesso a fontes digitais. Dessa forma, debater os efeitos e cuidados dessa recente possibilidade, já elencada no manifesto internacional do Historia a debate ( http://www.ub.edu/histodidactica/images/documentos/pdf/manifiesto_historia_debate.pdf ) implica a reflexão sobre usos, possibilidades e limites da colaboração.
Objetivo Geral
Explorar discussões acerca do uso da internet na pesquisa histórica
Justificativa
É flagrante que a internet faz, hoje em dia, parte da praxe acadêmica, algo que talvez seja efeito do Portal de periódicos Capes, ou do portal Scielo, ou dos esforços do IBICT. De todo modo, a praxe da crítica historiográfica de criticar as fontes é, amiúde, ignorada, por exemplo, pelo alunado interessado exclusivamente na valiação, independente da reflexão ética acerca do plágio.
Abordar com clareza tais dimensões implicam um esforço em fomentar reflexões éticas e metodológicas com respeito aos usos adequados de instrumento eficiente para a construção do saber, eivado dos riscos que todo o saber supóe.
Abordar com clareza tais dimensões implicam um esforço em fomentar reflexões éticas e metodológicas com respeito aos usos adequados de instrumento eficiente para a construção do saber, eivado dos riscos que todo o saber supóe.
Metodologia
Serão feitos encontros quinzenais para discussão da produção bibliográfica e entercâmbio de apreciações sobre a atividade. Nas semanas quando não houver encontros, o alunado deverá cumprir com tarefas agendadas.
Resultados Esperados
Ao lidar com uma parcela de autonomia e uma parcela de obrigação, a disciplina exercitada, que será cobrada pelo grupo, poderá obter ganhos. Ao final do ano, o alunado fará um pequeno ensaio que explore convenientemente temas, períodos, áreas geográficas, etc, à sua escolha.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADHEMAR LOURENCO DA SILVA JUNIOR | 3 | 25/04/2016 | 16/12/2016 |
ASMA MOHD DAOD SHEIKHA | 1 | 25/04/2016 | 16/12/2016 |
FERNANDO DA SILVA CAMARGO | 1 | 25/04/2016 | 16/12/2016 |
Fabíola Peres de Souza | 1 | 25/04/2016 | 16/12/2016 |