Nome do Projeto
Semana Acadêmica dos Cursos de Música da UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/04/2016 - 25/05/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
O evento que será realizado com este projeto é uma típica semana acadêmica, que promove a ampla interação entre os alunos da graduação em música e também destes com diferentes profissionais que ministrarão palestras, oficinas, masterclasses e demais atividades.
O atípico, ou diferencial, desta semana acadêmica realizada no Curso de Música é observado pela caracterização de algumas ações no evento, tais como os recitais e outras produções artísticas das quais a comunidade externa também pode participar; e pela participação intercursos, visto que a organização do evento será feita por alunos de 8 bacharelados e da licenciatura trabalhando colaborativamente.
Objetivo Geral
Realizar a Semana Acadêmica dos Cursos de Música da UFPel.
Justificativa
A Semana Acadêmica é um evento de caráter integrador e que acontece frequentemente nos cursos de graduação de instituições de ensino. Seria redundante justificar a realização do evento listando os benefícios do mesmo na formação do corpo discente, que se articula como um todo para a organização e realização de uma semana de estudos diferente das demais semanas do ano letivo e promove atividades que contemplam interesses coletivos, e ao mesmo tempo pessoais, através dos palestrantes, professores, ministrantes e demais profissionais convidados para comunicar. No entanto, além de toda a mobilização em prol do estudo, enriquecimento das perspectivas acadêmicas/profissionais e demais estímulos provocados pela semana acadêmica, a Semana Acadêmica dos Cursos de Música ainda tem o positivo efeito de fortalecer o relacionamento das diversas linhas de formação que compõe o Curso de Música da UFPel, que conta com a licenciatura plena e oito cursos na modalidade de bacharelado.
Metodologia
Serão realizadas reuniões semanais para elaborar uma programação rica para o evento, definir funções específicas aos membros organizadores e discutir todos os assuntos referentes ao processo de preparação, execução e avaliação do projeto. Especialmente, serão estudadas as formas de captação de recursos (financeiros, humanos, apoio institucional, etc) que viabilizem a realização da semana acadêmica. Grande atenção também será dedicada na montagem da grade de atividades, para o melhor aproveitamento possível do tempo de que dispomos e para estabelecer contato com os professores, artistas e demais profissionais convidados.
Resultados Esperados
Esperamos que o evento permita que os alunos vivenciem com intensidade compatível a semana acadêmica, enquanto oportunidade de estudos e experiências extraordinária ao longo do ano letivo. E que ela estimule os alunos a desenvolverem ao máximo suas potencialidades em atividades de ensino, extensão e pesquisa universitária ao longo do curso.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRÉIA CRISTINA DE SOUZA LANG VILELA | 10 | 18/04/2016 | 25/05/2016 |
ARTHUR SALDANHA SALLES | 10 | 18/04/2016 | 25/05/2016 |
CARLOS ALBERTO OLIVEIRA DA SILVA | 2 | 18/04/2016 | 25/05/2016 |
FERNANDA KEIKO MIKI DA COSTA | 10 | 18/04/2016 | 25/05/2016 |
JOAO ALEXANDRE STRAUB GOMES | 2 | 18/04/2016 | 25/05/2016 |
JOAO FRANCISCO PINHEIRO NETO | 10 | 18/04/2016 | 25/05/2016 |
JOSÉ EVERTON DA SILVA ROZZINI | 2 | 18/04/2016 | 25/05/2016 |
LUANA MEDINA DE BARROS | 10 | 18/04/2016 | 25/05/2016 |
Leandro Rodigheri Hirt Matos | 10 | 18/04/2016 | 25/05/2016 |
Letícia de Paula Faria Magalhães | 10 | 18/04/2016 | 25/05/2016 |
LÍGIA POLIANA DE OLIVEIRA | 10 | 18/04/2016 | 25/05/2016 |
MARCELE PEDROTTI DUTRA MENESES | 10 | 18/04/2016 | 25/05/2016 |
MARCELO MENDONÇA SCHUCH | 10 | 18/04/2016 | 25/05/2016 |
MARIO DE SOUZA MAIA | 2 | 18/04/2016 | 25/05/2016 |
RAFAEL GARCIA BORGES | 2 | 18/04/2016 | 25/05/2016 |
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO | 2 | 18/04/2016 | 25/05/2016 |
ROSALIA GARCIA HERNANDEZ | 10 | 18/04/2016 | 25/05/2016 |
WERNER EWALD | 2 | 18/04/2016 | 25/05/2016 |