Nome do Projeto
Grupo de Estudos de Política Monetária
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Métodos e Modelos Matemát. , Econométricos e Estatísticos
Resumo
O projeto visa desenvolver nos estudantes o raciocínio próprio de um profissional da área de Ciências Econômicas, integrando conhecimento obtido em sala de aula e em leituras prévias com a análise de conjuntura da economia brasileira (em âmbitos nacional, estadual e local) e suas relações com o resto do mundo.
Objetivo Geral
Aprimoramento da capacidade analítica e crítica dos estudantes de Ciências Econômicas
Justificativa
O projeto auxilia no desenvolvimento das habilidades que estudantes precisam para se integrarem no mercado de trabalho com segurança e com uma matriz básica de conhecimentos bem fundamentada e articulada.
A análise de conjuntura une o estudo e a compreensão da teoria econômica, das ferramentas econométricas, gráficas e algébricas apresentadas em sala de aula com a capacidade do estudante em analisar os fatos econômicos e históricos.
Em sala de aula, muitos alunos apresentam dificuldades de compreensão sobre a articulação dos conceitos teóricos e sua relação com a realidade, mesmo com os avanços didáticos em livros-textos recentes. O exercício prático da análise de conjuntura é, portanto, uma ferramenta de alta potência no saneamento de lacunas do aprendizado, complementando o trabalho desenvolvido em sala de aula.
A análise de conjuntura une o estudo e a compreensão da teoria econômica, das ferramentas econométricas, gráficas e algébricas apresentadas em sala de aula com a capacidade do estudante em analisar os fatos econômicos e históricos.
Em sala de aula, muitos alunos apresentam dificuldades de compreensão sobre a articulação dos conceitos teóricos e sua relação com a realidade, mesmo com os avanços didáticos em livros-textos recentes. O exercício prático da análise de conjuntura é, portanto, uma ferramenta de alta potência no saneamento de lacunas do aprendizado, complementando o trabalho desenvolvido em sala de aula.
Metodologia
O trabalho deste grupo compõem-se de dois grandes eixos: (a) o professor e (b) os alunos.
Inicialmente, os alunos são apresentados às técnicas básicas de análise conjuntura e ao ferramental básico necessário para seu desenvolvimento.
Em seguida, os alunos são estimulados ao trabalho em equipe, aprendendo a trabalhar de forma cooperativa para geração do produto final mensal que é a apresentação para professores e colegas do curso.
Conforme o desempenho dos alunos, os procedimentos são adaptados, sempre na direção de aprimorar a qualidade da apresentação.
Ressalta-se que este projeto explora as interrelações entre alunos de diferentes períodos do curso e também auxilia em diversas disciplinas do curso, notadamente, Microeconomia I, II e III, Macroeconomia I e II, Estatística Econômica e Introdução à Economia, Economia Monetária e, vale ressaltar, adianta diversos aspectos importantes de Economia Brasileira I e Economia do Setor Público I, facilitando, portanto, seu aprendizado e permitindo uma visão bastante integrada de significativo conteúdo do currículo atual do curso.
Inicialmente, os alunos são apresentados às técnicas básicas de análise conjuntura e ao ferramental básico necessário para seu desenvolvimento.
Em seguida, os alunos são estimulados ao trabalho em equipe, aprendendo a trabalhar de forma cooperativa para geração do produto final mensal que é a apresentação para professores e colegas do curso.
Conforme o desempenho dos alunos, os procedimentos são adaptados, sempre na direção de aprimorar a qualidade da apresentação.
Ressalta-se que este projeto explora as interrelações entre alunos de diferentes períodos do curso e também auxilia em diversas disciplinas do curso, notadamente, Microeconomia I, II e III, Macroeconomia I e II, Estatística Econômica e Introdução à Economia, Economia Monetária e, vale ressaltar, adianta diversos aspectos importantes de Economia Brasileira I e Economia do Setor Público I, facilitando, portanto, seu aprendizado e permitindo uma visão bastante integrada de significativo conteúdo do currículo atual do curso.
Resultados Esperados
Espera-se que o estudante amadureça sua visão da relação entre a ciência e o mundo real. Neste sentido, é esperado que sua postura acadêmica seja melhorada ao longo do tempo. Também espera-se que vários conceitos aprendidos em sala de aula sejam apreendidos, de fato. Finalmente, espera-se que os resultados acima sejam fatores que auxiliem no desempenho acadêmico não apenas dos envolvidos, mas também de seus colegas, atuando como um desestímulo à evasão.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRE CARRARO | 5 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
BARBARA DE PINHO GONÇALVES | 5 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
BRENDA DOS SANTOS DO NASCIMENTO | 5 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
CLAUDIO DJISSEY SHIKIDA | 5 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
EDUARDO LUÍS BARTHOLOMAY | 5 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
MARCELO DE OLIVEIRA PASSOS | 5 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
MICHEL RICARDO MEYER | 5 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
RODRIGO NOBRE FERNANDEZ | 2 | 02/05/2016 | 16/06/2016 |
THAIS PERES DIETRICH | 5 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
VICTOR LUCAS TAVEIRA MENDES REBELO | 5 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |