Nome do Projeto
O Ensino de História dos Museus e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): potencialidades e desafios
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/04/2016 - 25/03/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Museologia
Resumo
O projeto de ensino se propõe a ampliar as potencialidades de uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no ensino no Curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas. Utilizado na disciplina presencial de História dos Museus durante os últimos 3 anos, o dispositivo tem se mostrado de grande utilidade para compartilhamento e seguimento dos conteúdos e, mais recentemente, para sua produção. Por meio das ferramentas disponíveis na plataforma desenvolvemos uma série de materiais de modo colaborativo, como glossários e Wikipédia, entretanto, esse material, que deverá seguir sendo produzido pela disciplina, precisa ser organizado e disponibilizado para uso didático.

Objetivo Geral

Potencializar o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na disciplina de História dos Museus, promovendo a criação de material didático junto aos alunos.

Justificativa

Diante das imensas possibilidades dos ambientes virtuais, o Ministério da Educação desde 1998 instituiu no Brasil o Ensino a Distância (EAD). No Ensino Superior, a EAD está regulamentado desde 2001 e posteriormente, em 2004 com a portaria 4059 foi estabelecida a oferta da carga horária à distância em disciplinas presenciais. Essa portaria orienta que os Cursos tenham até 20% de suas cargas horarias em EAD. Embora essa orientação exista, ainda são poucos os Cursos que a seguem, cabendo aos professores individualmente optarem pela virtualização de um percentual da sala de aula.
Em nossa prática, especialmente na disciplina História dos Museus, temos utilizado a plataforma AVA da UFPEL. Inicialmente disponibilizávamos no Moodle apenas o programa da disciplina e alguns textos, posteriormente realizamos algumas atividades, como Fóruns, mais recentemente iniciamos a produção de conteúdos, como a criação de Glossários e Wikipédia. O resultado foi surpreendente, envolvendo a turma e promovendo a criação de material com potencial didático.
A proposta desse projeto é potencializar esses usos e de fato produzir material sobre História dos Museus no Brasil e América Latina, ainda escassos na bibliografia existente. A realização da proposta, entretanto, exige um acompanhamento que extrapola o tempo dedicado à sala de aula, exigindo um segmento sistemático do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), então a necessidade de trabalhar com a proposta através de um Projeto de Ensino. O projeto de ensino também visa promover a formação de alunos (bolsistas) no uso das potencialidades formativas do Ciberespaço.

Metodologia

A proposta deverá ser desenvolvida em distintas etapas. Inicialmente será realizada a criação da disciplina em Ambiente Virtual (http://ava.ufpel.edu.br/sysead/) e inserção do cronograma das atividades e conteúdos preliminares, anteriormente selecionados. De forma dialógica, a partir da experiência em sala de aula, serão propostas atividades com os educandos, como a criação de Fóruns, Glossário, Wiki. Paralelamente, através da monitoria, serão inseridos novos conteúdos na plataforma, para tanto será necessário a realização de pesquisa na WEB em sites de Museus, de Universidades e Institutos. Todas as atividades serão acompanhadas ao longo do semestre e após o término do semestre o material deve ser organizado, revisado, sendo possível disponibilizá-lo em meio digital.

Resultados Esperados

Em primeiro ligar espera-se familiarizar os alunos com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Espera-se incentivar nos alunos a buscar informações e formação nas plataformas virtuais disponíveis, bem como fomentar o interesse pela formação continuada;
Despertar o interesse pela pesquisa e produção de texto;
A organização de uma relação de museus disponíveis na rede;
Produção de material sobre a história dos Museus no Brasil e América Latina, material que poderá vir a ser utilizado em sala de aula e mesmo disponibilizado em meios digitais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANI MARIN AMPARO RANGEL2002/05/201616/12/2016
Juliane Conceição Primon Serres830/04/201616/12/2016

Página gerada em 29/03/2024 11:09:06 (consulta levou 0.268994s)