Nome do Projeto
DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE MÉTODOS PARA ATENDIMENTO NUTRICIONAL AMBULATORIAL DE CRIANÇAS
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 22/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição
Resumo
A inserção do monitor nas atividades de ensino da disciplina de Nutrição Materno-infantil contribuirá para a sua formação acadêmico-profissional por meio de experiências orientadas relacionadas à atividade docente. Atualmente essa disciplina e desenvolvida, semestramente, em 2 turnos integrais semanais, constituidos de 4h/T e 4h/P. As aulas praticas de Nutricao Materno-Infantil proporcionam a vivencia pratica de atendimento em servico de saude aos acadêmicos do sexto semestre do curso de nutricao. Estes atendimentos sao realizados no ambulatorio de Nutricao-
UFPEL mediante o atendimento nutricional ambulatorial a criancas, adolescentes e gestantes. Também deve-se considerar que o cuidado nutricional de indivíduos sadios e enfermos tem como premissa atingir as necessidades nutricionais estáveis, mas esta é uma tarefa dispendiosa e para que não haja sub ou super-estimativa dos nutrientes em relação as recomendações há necessidade de uma análise mais criteriosa dos alimentos presentes no plano de alimentação diária (dieta). Sendo assim os discentes monitores contribuirão para a aplicabilidade e o desenvolvimento de métodos práticos para cálculo e análise de dietas destinadas à adultos, adolescentes e a crianças sob diferentes condições clínicas.
Objetivo Geral
Inserir monitor na disciplina de Nutriçao Materno-Infantil para auxiliar na integração do ensino teórico (sala de aula) com as aulas práticas desenvolvidas no ambulatório de Materno Infantil da Faculdade de Nutrição.
Justificativa
Os atendimentos ambulatoriais estão integrados na disciplina de Nutrição e contribuem de maneira expressiva para o ensino de graduação, beneficiando diretamente 120 alunos anuais.
Metodologia
1) Acompanhar o docente no desenvolvimento e aplicação do método junto as aulas práticas da disciplina de Nutrição Materno-infantil;
2) Acompanhar os academicos da disciplina de Nutricao Materno-Infantil no atendimento e discussao de casos clinicos, orientacoes e calculo de dietas junto as aulas práticas da disciplina;
3) Apoiar a elaboração de materiais didáticos que atendam as novas demandas de atendimento (autismo e transtorno de deficit e atencao - TDHA);
4) Apoiar na conducao de revisao de bibliografica e artigos cientificos para desenhar os novas propostas de atendimento;
5)Apresentar os resultados do trabalho desenvolvido no salao de ensino de graduacao-UFPEL.
2) Acompanhar os academicos da disciplina de Nutricao Materno-Infantil no atendimento e discussao de casos clinicos, orientacoes e calculo de dietas junto as aulas práticas da disciplina;
3) Apoiar a elaboração de materiais didáticos que atendam as novas demandas de atendimento (autismo e transtorno de deficit e atencao - TDHA);
4) Apoiar na conducao de revisao de bibliografica e artigos cientificos para desenhar os novas propostas de atendimento;
5)Apresentar os resultados do trabalho desenvolvido no salao de ensino de graduacao-UFPEL.
Resultados Esperados
1) Ampliar o numero de atividades praticas integradas nas aulas teoricas, como seminarios e apresentacao de casos clinicos.
2) Desenvolvimento e aplicacao de métodos práticos para o atendimento de criancas com transtrorno do espectro autista e THDA.
2) Desenvolvimento e aplicacao de métodos práticos para o atendimento de criancas com transtrorno do espectro autista e THDA.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
INAÊ DUTRA VALÉRIO | 20 | 02/05/2016 | 22/12/2017 |
JULIANA DOS SANTOS VAZ | 4 | 02/05/2016 | 22/12/2017 |
MANOELA TEIXEIRA DA SILVA | 8 | 03/04/2017 | 22/12/2017 |
MARIA EDUARDA MONTEIRO DA CUNHA DE SOUZA | 8 | 03/04/2017 | 22/12/2017 |
MARIANA OTERO XAVIER | 8 | 03/04/2017 | 22/12/2017 |
SANDRA COSTA VALLE | 4 | 02/05/2016 | 22/12/2017 |
THAIS MARTINS DA SILVA | 8 | 03/04/2017 | 22/12/2017 |