Nome do Projeto
Contribuição no processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na disciplina de Tecnologia de Pescado
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
29/02/2016 - 30/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Resumo
O Projeto de Ensino para Monitoria na disciplina de Tecnologia de Pescado permite maior desenvolvimento e incentivo das habilidades no processo de Ensino-Aprendizagem dos discentes dos cursos de Bacharelado em Química de Alimentos e Superior de Tecnologia em Alimentos do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos. Neste sentido, permitindo a otimização dos processos de ensino, com maior interação com a disciplina contribuindo na busca de melhores resultados no que diz respeito à construção do conhecimento, de conteúdo teórico e prático, dos discentes ao longo dos respectivos cursos.

Objetivo Geral

Incentivar as habilidades no processo de Ensino-Aprendizagem do discente na disciplina Tecnologia de Pescados, visando à construção do conhecimento através da execução de atividades educativas que contribuem para a sua formação.

Justificativa

O Curso de Bacharelado em Química de Alimentos e Superior de Tecnologia de Alimentos do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos contempla em seus Projetos Pedagógicos diversas disciplinas na Área de Alimentos, entre as quais, podemos destacar a disciplina de Tecnologia de pescado (0390101). Nesta disciplina são desenvolvidas varias atividades, neste sentido, a presença do monitor é fundamental para o auxílio ao docente na preparação e desenvolvimento de aulas práticas, melhorando e oportunizando ao monitor o aprofundamento teórico e desenvolvimento de habilidades técnicas referentes à disciplina. Sendo assim, o projeto busca incentivar o discente a permanecer na universidade e concluir o curso no qual está matriculado.

Metodologia

Serão realizadas reuniões semanais dos participantes do projeto para avaliação da disciplina (roteiros de aulas práticas, conteúdo programático, metodologia e visitas técnicas);

Contribuição pedagógica para o processo de Ensino-Aprendizagem na disciplina de Tecnologia de Pescado;

Apresentação dos resultados em congressos e seminários, bem como publicação de artigos científicos em revistas especializadas para divulgação da experiência na referida monitoria;

Ao final do projeto será feito uma avaliação do grau de satisfação dos discentes, para que seja possível mensurar os impactos positivos e/ou negativos da monitoria em relação ao projeto de ensino proposto.

Resultados Esperados

Como resultado esperamos maior permanência dos discentes nos cursos de Bacharelado em Química de Alimentos e Superior de Tecnologia em Alimentos. Assim como, no processo de Ensino-Aprendizagem, resultando médias mais altas em comparação às médias dos discentes que não compareceram à monitoria.

Como impactos esperados citamos: Pretendemos, com o presente projeto, contribuir para o aumento da média de notas da turma e diminuição do índice de evasão dos acadêmicos dos cursos;

Adequação da disciplina às novas descobertas e, contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MARINA CASSURIAGA DE SOUZA2029/02/201630/12/2016
NADIA CARBONERA129/02/201630/12/2016

Página gerada em 24/04/2024 22:49:23 (consulta levou 0.071322s)