Nome do Projeto
Monitoria em Componentes Curriculares de Formação Básica e Profissional do Curso de Licenciatura em Química: espaços de formação, ensino e aprendizagem
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/04/2016 - 28/02/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Multidisciplinar - Ensino - Ensino de Ciências e Matemática
Resumo
Este projeto busca contribuir com a formação inicial dos graduandos ao instituir e consolidar espaços de ensino e de aprendizagem com o auxílio de atividades de monitoria vinculadas a componentes curriculares das áreas de formação básica e profissional do Curso de Licenciatura em Química do CCQFA da UFPel.
Cabe salientar que os monitores atuarão em diferentes Cursos de graduação, pois as atividades envolvem componentes curriculares: a) da área de formação básica em Química do Curso de Licenciatura em Química que são compartilhadas com outros Cursos do CCQFA, como “Química Geral” e “Química Inorgânica”; e b) da área de formação profissional (de Prática como Componente Curricular - PCC), que busca contemplar a manutenção do LIG (Laboratório de Informática da Graduação) como espaço pedagógico compartilhado com outros Cursos do CCQFA, mas com ações vinculadas à disciplina de “Informática em Educação Química” do Curso de Licenciatura em Química (VENTURA et al., 2015). Os bolsistas de PCC também buscarão a consolidação do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ), inaugurado em 2015, como um espaço de troca de conhecimentos e construção de aprendizagens à formação profissional dos licenciandos.
Coerente com políticas públicas nacionais (BRASIL, 2002, 2012) e o PPCLQ (PPCLQ/UFPEL, 2013), as monitorias podem propiciar ricos espaços de interação, ensino, e aprendizagem, na qualificação profissional, ou seja, um espaço com sujeitos empenhados em construir conhecimentos em colaboração (FARIA, 2003), mediante processos de (re)elaboração de conhecimentos específicos (VIGOTSKI, 2001; MALDANER, 2003). Compreende-se que as bolsas de monitoria do Programa de Bolsas Acadêmicas estarão potencializando a qualidade de atividades de ensino e contribuindo para a formação acadêmico-profissional dos discentes atuantes nas atividades didático-pedagógicas e aos discentes contemplados pelas monitorias (UFPEL, 2014a, 2015a, 2015b).
Objetivo Geral
- Proporcionar melhorias aos processos de ensino e de aprendizagem vinculados a componentes curriculares da área básica e profissional do Curso de Licenciatura em Química;
- Manter e consolidar o Laboratório de Ensino de Química (LABEQ) e o Laboratório de Informática da Graduação (LIG) do CCQFA como espaços pedagógicos, contribuindo com a qualidade da formação dos graduandos, em especial, os licenciandos em Química.
- Manter e consolidar o Laboratório de Ensino de Química (LABEQ) e o Laboratório de Informática da Graduação (LIG) do CCQFA como espaços pedagógicos, contribuindo com a qualidade da formação dos graduandos, em especial, os licenciandos em Química.
Justificativa
O Programa de Bolsas Acadêmicas viabiliza a realização de ações que visam contribuir para a consolidação de espaços para formação dos discentes (tanto dos monitores quanto dos graduandos), em atividades individuais ou coletivas, buscando: fortalecer o processo de ensino e de aprendizagem; contribuir com a formação acadêmico-profissional dos estudantes; e melhorar as condições de estudo e de permanência dos graduandos da UFPel (UFPEL, 2008; UFPEL, 2014a; UFPEL, 2014b, UFPEL, 2015a, UFPEL, 2015b), em especial, do Curso de Licenciatura em Química (PPCLQ/UFPEL, 2013).
As atividades de monitoria têm atuação em dois contextos:
1) em disciplinas das áreas de formação básica do Curso de Licenciatura em Química (como Química Geral e Química Inorgânica) que têm um número considerável de alunos com dificuldades de desenvolvimento de raciocínio lógico, de realizar cálculos e compreender conceitos básicos da Química, o que gera prejuízos no desempenho dos acadêmicos, ocasionando reprovação e evasão no Curso. As atividades de monitoria podem auxiliar a minimizar essas dificuldades, pois podem contribuir com atividades de reforço e de resolução de exercícios, espaço para tirar dúvidas, ampliar explicações, etc.
2) em disciplinas da área de formação profissional do Curso de Licenciatura (como “Instrumentação para o Ensino de Química”, “Projetos de Ensino” e “Didática da Química”), com vistas a consolidar o espaço do LABEQ como ambiente de formação profissional que envolve ensino, estudo e pesquisas sobre ensino. Também, nos últimos anos, alguns monitores atuam no LIG/CCQFA, e vinculados ao componente de “Informática em Educação Química” (com oferta regular ao Curso de Licenciatura em Química da UFPel), propiciando um espaço para graduandos do CCQFA desenvolverem trabalhos, pesquisas e estudos que envolvem recursos de informática.
As atividades de monitoria têm atuação em dois contextos:
1) em disciplinas das áreas de formação básica do Curso de Licenciatura em Química (como Química Geral e Química Inorgânica) que têm um número considerável de alunos com dificuldades de desenvolvimento de raciocínio lógico, de realizar cálculos e compreender conceitos básicos da Química, o que gera prejuízos no desempenho dos acadêmicos, ocasionando reprovação e evasão no Curso. As atividades de monitoria podem auxiliar a minimizar essas dificuldades, pois podem contribuir com atividades de reforço e de resolução de exercícios, espaço para tirar dúvidas, ampliar explicações, etc.
2) em disciplinas da área de formação profissional do Curso de Licenciatura (como “Instrumentação para o Ensino de Química”, “Projetos de Ensino” e “Didática da Química”), com vistas a consolidar o espaço do LABEQ como ambiente de formação profissional que envolve ensino, estudo e pesquisas sobre ensino. Também, nos últimos anos, alguns monitores atuam no LIG/CCQFA, e vinculados ao componente de “Informática em Educação Química” (com oferta regular ao Curso de Licenciatura em Química da UFPel), propiciando um espaço para graduandos do CCQFA desenvolverem trabalhos, pesquisas e estudos que envolvem recursos de informática.
Metodologia
Haverá a solicitação de bolsistas, conforme orientações dos editais da UFPel.
As bolsas de monitoria serão distribuídas para o coordenador do projeto e os professores colaboradores, conforme o número de bolsas cedidas e as demandas.
Haverá a seleção dos bolsistas e cada professor-orientador terá autonomia para solicitar atividades específicas que estejam em coerência com o Projeto de Ensino, o Projeto Político Pedagógico do Curso e o componente curricular que ministram, como: atividades no LIG/CCQFA; atividades de auxílio em dúvidas e explicações; estudo em grupos; trabalhos experimentais vinculados ao processo de ensino-aprendizagem; preparo de recursos ou materiais didáticos; atividades de extensão e pesquisa relacionadas ao objeto da monitoria; e outros. As atividades serão monitoradas e orientadas pelo(a) professor/a-orientador/a.
Ao final do projeto haverá a solicitação para que cada bolsista elabore uma síntese das atividades desenvolvidas durante o período da bolsa.
As bolsas de monitoria serão distribuídas para o coordenador do projeto e os professores colaboradores, conforme o número de bolsas cedidas e as demandas.
Haverá a seleção dos bolsistas e cada professor-orientador terá autonomia para solicitar atividades específicas que estejam em coerência com o Projeto de Ensino, o Projeto Político Pedagógico do Curso e o componente curricular que ministram, como: atividades no LIG/CCQFA; atividades de auxílio em dúvidas e explicações; estudo em grupos; trabalhos experimentais vinculados ao processo de ensino-aprendizagem; preparo de recursos ou materiais didáticos; atividades de extensão e pesquisa relacionadas ao objeto da monitoria; e outros. As atividades serão monitoradas e orientadas pelo(a) professor/a-orientador/a.
Ao final do projeto haverá a solicitação para que cada bolsista elabore uma síntese das atividades desenvolvidas durante o período da bolsa.
Resultados Esperados
Os monitores desenvolverão ações com vistas a contribuir com o ensino e a aprendizagem de conhecimentos vinculados aos componentes curriculares das áreas Básicas e Profissionais do Curso de Licenciatura em Química, com auxílio aos professores dos componentes curriculares e propiciando espaços para um melhor desempenho na formação dos graduandos.
Manter e consolidar espaços de ensino, estudo e pesquisa relacionados aos espaços do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ) e o Laboratório de Informática da Graduação (LIG-CCQFA). Isso com vistas a contribuir com a formação de discentes da licenciatura em Química e demais cursos de graduação que utilizam o LIG para os trabalhos acadêmicos ou compartilham componentes curriculares da área básica.
As ações dos monitores também potencializam o ensino ministrado pelos professores, possibilitando uma interação formativa que contribui na consolidação de conceitos básicos e profissionais aos monitores que assumem responsabilidades típicas a ao seu exercício profissional.
Tendo como base os registros do Relatório Projeto "Monitoria ao Laboratório de Informática e aos componentes curriculares de Química Geral da UFPel" (422015), espera-se que mais de 600 alunos sejam contemplados.
Manter e consolidar espaços de ensino, estudo e pesquisa relacionados aos espaços do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ) e o Laboratório de Informática da Graduação (LIG-CCQFA). Isso com vistas a contribuir com a formação de discentes da licenciatura em Química e demais cursos de graduação que utilizam o LIG para os trabalhos acadêmicos ou compartilham componentes curriculares da área básica.
As ações dos monitores também potencializam o ensino ministrado pelos professores, possibilitando uma interação formativa que contribui na consolidação de conceitos básicos e profissionais aos monitores que assumem responsabilidades típicas a ao seu exercício profissional.
Tendo como base os registros do Relatório Projeto "Monitoria ao Laboratório de Informática e aos componentes curriculares de Química Geral da UFPel" (422015), espera-se que mais de 600 alunos sejam contemplados.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE MEDEIROS NUNES | 1 | 18/04/2016 | 30/12/2016 |
ALINE JOANA ROLINA WOHLMUTH ALVES DOS SANTOS | 1 | 18/04/2016 | 30/12/2016 |
ALZIRA YAMASAKI | 1 | 18/04/2016 | 30/12/2016 |
AMANDA MARTINS ANTUNES | 20 | 11/08/2016 | 30/12/2016 |
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA | 1 | 18/04/2016 | 30/12/2016 |
CHAIANA MOURA DOS SANTOS | 20 | 06/07/2016 | 16/12/2016 |
ELIEZER ALVES MARTINS | 20 | 02/05/2016 | 30/08/2016 |
FABIO ANDRE SANGIOGO | 2 | 18/04/2016 | 30/12/2016 |
GABRIELA HÖRNKE ALVES | 20 | 02/05/2016 | 05/07/2016 |
GUSTAVO GUTERRES PIRES | 20 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
HENRIQUE AUDE VARGAS | 20 | 06/06/2017 | 31/12/2017 |
JHONATAS DA SILVA NUNES | 2 | 06/06/2017 | 15/02/2018 |
LIANE FRANCONI MIMBARCAS | 20 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
MAIRA FERREIRA | 1 | 18/04/2016 | 30/12/2016 |
MÁRCIA REDMER MACHADO VEIGA | 20 | 02/05/2016 | 10/08/2016 |
NÁTALI DE OLIVEIRA ALVES | 20 | 06/06/2017 | 31/12/2017 |
NÁTALI DE OLIVEIRA ALVES | 20 | 01/09/2016 | 16/12/2016 |
Thuany Bandeira Gomes | 20 | 02/05/2016 | 07/11/2016 |
VANESSA SCHELLIN STIFFTER | 20 | 06/06/2017 | 31/12/2017 |
VANESSA SCHELLIN STIFFTER | 20 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
VERIDIANA DA SILVA SOARES | 20 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |