Nome do Projeto
Monitoria em Clínica Médica de Grandes Animais II
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
16/05/2016 - 12/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Resumo
A formação clínica do médico veterinário durante a graduação é crucial para a sua atuação frente as enfermidades e também na prevenção de doenças. Por esse motivo, é imprescindível que o aluno durante o curso da disciplina tenha a oportunidade de aliar conhecimentos teóricos e práticos afim de qualificar seus conhecimentos acerca do manejo, exame semiológico, utilização de métodos complementares, diagnóstico das enfermidades na espécie equina, abordando também seus tratamentos.Além da identificação e controle de doenças de carácter zoonóticos que acometem a espécie equina. Devido a crescente especialização da medicina de grandes animais, assim como o crescimento e demandas por especialidades no mercado de produção de equinos e bovinos, as disciplinas foram reorganizadas. Desde o ano de 1999 as disciplinas de Clínica Médica de Grandes Animais I e II são divididas em Clínica Médica de Ruminantes (Disciplina I) e Clínica Médica de Equinos (Disciplina II).
Objetivo Geral
Inserção dos discentes nas atividades de ensino da disciplina de Clínica Médica de Grandes Animais II, contribuindo para a formação acadêmico-profissional dos mesmos através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente.A disciplina de Clínica Médica de Grandes Animais II tem com objetivo qualificar o conhecimento dos discentes em relação à clínica médica de grandes animais.
Justificativa
Para que o aluno atue na clínica médica de forma satisfatória é preciso que o ele aprenda a desenvolver raciocínio clínico, bem como usar de forma correta os métodos complementares de diagnóstico e a terapêutica das enfermidades. O futuro médico veterinário também precisa entender a interação do meio ambiente nas alterações clínicas afim de trata-las e evita-las. Para isso, durante o curso da disciplina os discentes serão apresentados à discussões teóricas e práticas, discussão de casos clínicos, atividades práticas durantes as aulas e instigados ao estudo em artigos científicos orientados.
A disciplina de Clínica Médica de Grandes Animais II é desenvolvida no 8° Semestre do curso de Veterinária, sendo que a reprovação nesta etapa promove a desestabilização do acadêmico em relação a realização do estágio curricular obrigatório, assim como o atraso da própria formatura.
Sendo preocupação da equipe de docentes da disciplina a melhor qualidade no processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes. Construímos de aulas teóricas direcionadas a atuação prática dos discentes, nas aulas práticas e atividades desenvolvidas no Hospital de Clínicas Veterinária. A disciplina é composta por 60% de carga horária prática.
A possibilidade da atuação de alunos monitores no apoio ao desenvolvimento da disciplinade Clínica Médica de Grandes Animais II é prioritária, no combate à reprovação,à retenção e à evasão no curso de graduação em veterinária.
A disciplina de Clínica Médica de Grandes Animais II é desenvolvida no 8° Semestre do curso de Veterinária, sendo que a reprovação nesta etapa promove a desestabilização do acadêmico em relação a realização do estágio curricular obrigatório, assim como o atraso da própria formatura.
Sendo preocupação da equipe de docentes da disciplina a melhor qualidade no processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes. Construímos de aulas teóricas direcionadas a atuação prática dos discentes, nas aulas práticas e atividades desenvolvidas no Hospital de Clínicas Veterinária. A disciplina é composta por 60% de carga horária prática.
A possibilidade da atuação de alunos monitores no apoio ao desenvolvimento da disciplinade Clínica Médica de Grandes Animais II é prioritária, no combate à reprovação,à retenção e à evasão no curso de graduação em veterinária.
Metodologia
Os discentes participantes do projeto serão cíclicos, já que a disciplina é ofertada no 8° Semestre do Curso de Veterinária. Os alunos participantes do projeto, assim como o discente monitor participarão de um encontro semanal para discussão e desenvolvimento do raciocínio clínico, utilização de métodos complementares de diagnóstico e a terapêutica das enfermidadesna clínica médica de equinos. Também serão realizados seminários abordando os principais temas na área.
A inserção do discente monitor nas atividades de ensino práticas é imprescindível para auxílio aos alunos das disciplinas, assim como contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente.
Unidade 1 - EXAME CLÍNICO e MEIOS COMPLEMENTARES
Identificação 1.2- Anamnese 1.3- Histórico Clínico 1.4- Exame do Meio Ambiente 1.5- Inspeção Geral 1.6- Exame Físico 1.7- Exame dos Movimentos 1.8- Exame Retal 1.9 - Métodos Complementares
Unidade 2 - PELE E ANEXOS2.1 - Contusões e Feridas 2.2 - Dermatites 2.3 - Neoplasias 2.4 - Anidrose 2.5- Tétano
Unidade 3 - SISTEMA RESPIRATÓRIO3.1 - Sinusite 3.2 - Epistaxe e Hemorragia Pulmonar Induzida pelo Exercício 3.3 - Laringopatias 3.4 - Pneumonia 3.5 - Pleurite 3.6 - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOC 3.7- Adenite Eqüina 3.8- Influenza 3.9- Rinopneumonite
Unidade 4 - SISTEMA CARDIOVASCULAR4.1 - Doenças Congênitas do Coração 4.2 - Endocardite; Miocardite; Pericardite 4.3 - Disritmias 4.4 - Alterações Hemodinâmicas 4.5 - Babesiose 4.6 - Anemia Infecciosa
Unidade 5 - SISTEMA GENITO URINÁRIO5.1 – Doença Renal Aguda e Crônica 5.2 - Pielonefrite e Nefrite 5.3 - Cistite 5.4 - Urolitíase 5.5 - Lesões de Pênis e Prepúcio 5.6 – Alterações Uterinas e Ovarianas 5.7 – Alterações de Testiculo
Unidade 6 - SISTEMA DIGESTORIO 6.1 - Exame Sistema Digestório 6.2 - Disfagia 6.3 – Gastrite e Úlcera 6.4 - Dilatação Gástrica 6.5 - Enterites 6.6 - Síndrome Cólica 6.7 - Endotoxemia 6.8 - Doença Hepática
Unidade 7 - SIS
A inserção do discente monitor nas atividades de ensino práticas é imprescindível para auxílio aos alunos das disciplinas, assim como contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente.
Unidade 1 - EXAME CLÍNICO e MEIOS COMPLEMENTARES
Identificação 1.2- Anamnese 1.3- Histórico Clínico 1.4- Exame do Meio Ambiente 1.5- Inspeção Geral 1.6- Exame Físico 1.7- Exame dos Movimentos 1.8- Exame Retal 1.9 - Métodos Complementares
Unidade 2 - PELE E ANEXOS2.1 - Contusões e Feridas 2.2 - Dermatites 2.3 - Neoplasias 2.4 - Anidrose 2.5- Tétano
Unidade 3 - SISTEMA RESPIRATÓRIO3.1 - Sinusite 3.2 - Epistaxe e Hemorragia Pulmonar Induzida pelo Exercício 3.3 - Laringopatias 3.4 - Pneumonia 3.5 - Pleurite 3.6 - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOC 3.7- Adenite Eqüina 3.8- Influenza 3.9- Rinopneumonite
Unidade 4 - SISTEMA CARDIOVASCULAR4.1 - Doenças Congênitas do Coração 4.2 - Endocardite; Miocardite; Pericardite 4.3 - Disritmias 4.4 - Alterações Hemodinâmicas 4.5 - Babesiose 4.6 - Anemia Infecciosa
Unidade 5 - SISTEMA GENITO URINÁRIO5.1 – Doença Renal Aguda e Crônica 5.2 - Pielonefrite e Nefrite 5.3 - Cistite 5.4 - Urolitíase 5.5 - Lesões de Pênis e Prepúcio 5.6 – Alterações Uterinas e Ovarianas 5.7 – Alterações de Testiculo
Unidade 6 - SISTEMA DIGESTORIO 6.1 - Exame Sistema Digestório 6.2 - Disfagia 6.3 – Gastrite e Úlcera 6.4 - Dilatação Gástrica 6.5 - Enterites 6.6 - Síndrome Cólica 6.7 - Endotoxemia 6.8 - Doença Hepática
Unidade 7 - SIS
Resultados Esperados
Ao longo do ano, espera-se que os alunos de graduação qualifiquem e aprofundem seu conhecimento sobre Clínica Médica de Grandes Animais no quesito teórico aliado ao acompanhamento de atividades práticas. Espera-se estimular a curiosidade e senso crítico dos discentes quanto aos principais procedimentos clínicos realizados em grandes animais, além de estimular a discussão dos casos clínicos e busca pela melhor opção de abordagem.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE CORRÊA SANTOS | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
AMANDA BRAGATO PEREIRA | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
AUGUSTO LUIZ POSTAL DALCIN | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
BRUNA DA ROSA CURCIO | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
BRUNA DOS SANTOS SUÑÉ MORAES | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
CAMILA GERVINI WENDT | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
CARLOS EDUARDO WAYNE NOGUEIRA | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
CAROLINA LITCHINA BRASIL | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
CASSIANO MORAES DORNELES | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
CHARLES FERREIRA MARTINS | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
DÉBORA MACHADO NOGUERA | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
FERNANDA MARIA PAZINATO | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
FRANCINE DEQUECH BELEM | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
GABRIELA CASTRO DA SILVA | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
ILUSCA SAMPAIO FINGER | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
ISABEL SILVA WETZEL | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
JEMHALLY DILLENBURG HACK | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
JOÃO PEDRO HÜBNER ETGES | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
LEONARDO MOTTA FORNARI | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
LETÍCIA DA SILVA SOUZA | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
MARIANA ANDRADE MOUSQUER | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
PLINIO AMÉLIO OCANHA AVILA | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
PRISCILA FONSECA RIBEIRO | 20 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
PRISCILLA CATALANE BIANCHI | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
REBECA SCALCO | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
VINICIUS DE SOUZA IZQUIERDO | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
VITÓRIA MÜLLER | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |
WILLIAM AUGUSTO DÖRR | 8 | 16/05/2016 | 12/12/2017 |