Nome do Projeto
Monitoria para as disciplinas do curso de quimica (bacharelado)
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 15/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Química
Resumo
O curso de química (bacharelado) da UFPel em funcionamento desde 1997 possua atualmente 67 alunos inscritos com um entrada prevista de 30 alunos para o semestre 2016-1. O número pequeno de alunos inscritos em relação ao número de ingrerssante mostra o alto índice de evasão neste curso. Nas últimas avaliações pelo ENADE o curso recebeu o conceito intermediário 3. Deve se ressaltar que além de problemas na infra-estrutura da UFPel este avaliação medíocre é resultado do baixo rendimento dos concluintes na prova dos componentes específicos no ENADE. Em 2005 e 2008 a nota média dos concluintes era com 24,6 e 24,8, respectivamente) abaixo da média brasileira (29,4 e 26,9, respectivamente). Embora nas últimas duas avaliações em 2011 e 2014 houve uma melhora significativa nas notas médias dos estudantes concluintes nos componentes específicos para 34,7 e 35,6, respectivamente, valores levemente acima das médias brasileiras (34 e 34,1, respectivamente) as notas médias dos concluintes do Curso de química (bacharelado) da UFPel ainda são significativamente abaixo de cursos como a da UFSM (Conceito 4, nota média no componente especifico 49,4) ou da UFMG (Conceito 5, nota média no componente especifico 52,6). Esta grande diferença entre o rendimento dos alunos da UFPel e de cursos com conceito mais elevada alerta aos deficiências do curso de química (bacharelado) da UFPel no ensino. Isto é reforçado pelo fato que os nossos alunos receberam na última avaliação (2014) nos componentes de Formação Geral com a nota média de 65,3, bem acima da média Brasileira (58,9), um resultado comparável com o rendimento de cursos com conceitos maiores como a UFSM (média 64,0) e UFMG (média 69,1). A análise das respostas do questionário do estudante do ENADE 2014 mostra que dos alunos do curso de química da UFPel somente 29 % concordam totalmente, que “o curso disponibilizou monitores ou tutores para auxiliar os estudantes” valor muito abaixo da média de 41 % para os alunos brasileiros.

Objetivo Geral

Através deste projeto de monitoria pretende-se, ao curto prazo, aumentar a taxa de aprovação nas disciplinas de química do curso de química (bacharelado) da UFPel. Ainda pretende-se com a implementação regular de monitorias para as disciplinas de química no curso de química (bacharelado), ao longo prazo, o melhoramento do rendimento dos alunos nas avaliações do ENADE com o objetivo de aumentar o conceito do curso.

Justificativa

Química Geral (1650085):
Ela é ofertada no 1º semestre e reofertada no 2º semestre com uma média de 37 alunos inscrito por turma, necessitando 2 monitores.
Química Geral Experimental (1650086):
Ela é ofertado no 1º semestre e reofertado no 2º semestre com uma média de 36 alunos inscritos, necessitando 2 monitores.
Metodologia da Pesquisa (1650087):
Ela é ofertada no 1º semestre com uma média de 36 alunos inscritos, necessitando 2 monitores
Química Inorgânica 2 (1650088) ofertado no 1º semestre e Química Inorgânica 1 (1650103) ofertado no 2º semestre
Nestas disciplinas há uma media de 25 - 36 alunos inscritos, necessitando 2 monitores. Nestas disciplinas há uma media de 25 - 36 alunos inscritos, necessitando 2 monitores.
Química Inorgânica Experimental 2 (1650089) ofertado no 1º semestre e Química Inorgânica Experimental 1 (16500102) ofertado no 2º semestre
Nestas disciplinas são inscritos na média 20 alunos e assim há necessidade de contratar 1 monitor.
Química Analítica Instrumental 1 (1650090) ofertado no 1º semestre e Química Analítica Instrumental 2 (D000632) e Química Analítica Clássica (1650098) ofertadas no 2º semestre
Nestas disciplinas há uma média de 15 a 20 alunos inscritos, necessitando um monitor.
Físico Química 2 (1650091) e Fisico-Química 4 (0150077) ofertados no 1º semstre e Físico-Quimica 1 (1650101) e Físico-Quimica 3 (D000509) ofertados no 2º semestre
Nas disciplinas Físico-Química 2 e 4 são inscritos na média 18 alunos e nas discip-linas Físico-Química 1 e 3 na média 22 alunos por semestre, necessitando 1 monitor.
Bioquímica 2 (0160026) ofertado no 1º semestre e Bioquímica 1 (0160025) ofertado no 2º semestre
Nestas disciplinas há uma média de 7 – 8 alunos inscritos necessitando 1 monitor.

Metodologia

Estas disciplinas possuam um conteúdo teórico e prático bastante amplo e assim a função do monitor não é somente ajudar os alunos na solução dos exercícios propostos pelo professor, mas também auxiliar o professor durante as aulas práticas no sentido de orientar os alunos na elaboração de relatórios e protocolos para documentação correta dos trabalhos experimentais realizados e na interpretação das observações.

Resultados Esperados

Espera-se que a atuação dos monitores com uma relação de no máximo 20 alunos por monitor ajuda os alunos de compreender melhor o conteudo das diversas disciplinas e assim dimnuir a taxa de reprovação nestas disciplinas e consequnetemente diminuir a taxa de evasão do curso.
Ainda espera-se que a atuação dos monitores facilita a compreensão do conteudo e assim melhora o desempneho dos alunos nas avaliações do ENADE.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDERSON SCHWINGEL RIBEIRO102/05/201615/12/2016
ANDRE RICARDO FAJARDO102/05/201615/12/2016
EDER JOAO LENARDAO102/05/201615/12/2016
MASSAKO TAKAHASHI DOURADO102/05/201615/12/2016
RICARDO FREDERICO SCHUMACHER102/05/201615/12/2016
WILHELM MARTIN WALLAU302/05/201615/12/2016

Página gerada em 19/04/2024 15:14:21 (consulta levou 0.051655s)