Nome do Projeto
Debates em Fisiologia Animal Comparada - FAC Debate
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/04/2016 - 01/03/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Resumo
A disciplina de Fisiologia Animal Comparada (FAC) é ofertada, pelo Departamento de Fisiologia e Farmacologia, aos alunos dos cursos de Ciências Biológicas no segundo ano de graduação. Essa disciplina é essencial para que o estudante reflita quanto aos meios de manutenção da vida, e relacione-os com os processo de adaptação e evolução dos diferentes organismos vivos. A compreensão dos fundamentos dos grandes sistemas fisiológicos é crucial para o bom desempenho das atividades profissionais do biólogo, assim, a apropriação dos conceitos básicos deve dar-se simultaneamente ao desenvolvimento do raciocínio científico. Desta forma, surge a necessidade de uma metodologia problematizadora, a fim de que os alunos visualizem a aplicação prática dos conteúdos apresentados e aprimorem suas habilidades de interpretação e argumentação. À vista disso, será desenvolvido ao longo do ano, em ambas as disciplinas de FAC I e II, o “FAC debate” que corresponderá à terceira avaliação do semestre. A proposta visa integrar os alunos estimulando o raciocínio lógico, a organização de trabalho em grupo, a apresentação argumentativa, a análise da fala dos colegas e a autoavaliação.

Objetivo Geral

Estimular a construção do pensamento científico através de uma metodologia problematizadora, introduzindo os alunos a leitura, interpretação, e argumentação acadêmica.

Justificativa

Os objetivos de formação no ensino superior transcendem o depósito de informações e deve atender as necessidades de formação integral de um bom profissional. Segundo as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) “A educação superior deve estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo” (Art. 43 - §1), desta forma, o professor deve contribuir para autonomia do aluno, refletindo em uma sociedade mais justa e progressista.
No entanto, observa-se frequentemente nas salas de aula do ensino superior, uma “educação bancária”, onde a exposição oral faz do professor o protagonista do processo de ensino-aprendizagem, enquanto o aluno, segundo Berbel (1995), somente reproduz as informações, quando solicitado, em provas de verificação da aprendizagem por memorização.
Diante do exposto, novas metodologias pedagógicas são fundamentais para melhorias na qualidade do ensino universitário e, consequentemente, para um retorno profissional apropriado à sociedade. Conforme afirmou Freire (2013) “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou construção”.
Inovações no ensino ao nível superior de educação, são indispensáveis à construção do pensamento científico. O aluno deve ser constantemente exposto a metodologias ativas, como a problematização, onde poderá construir raciocínios relacionando o conteúdo teórico, a sua própria experiência e a situação problema apresentada.
Segundo Berbel (2011), a problematização leva o aluno a ter contato com a informação e solucionando problemas promove sua autonomia e desenvolvimento intelectual. Portanto, o aluno se envolve com a disciplina e com o seu próprio processo de formação. A metodologia ativa desperta a curiosidade necessária para formação integral do profissional na área das ciências e ainda promove seu engajamento com os estudos.
A proposta do desafio é significar o conteúdo, para que seja incorporado pelo aluno, e assim não será simpl

Metodologia

Este projeto, uma vez aprovado, será executado em um período de um ano, cobrindo dois semestres letivos. Será desenvolvido em paralelo as disciplinas de Fisiologia Animal Comparada I e II (FAC I e FAC II), ofertadas semestralmente aos Cursos de Ciências Biológicas nas modalidades de bacharelado e licenciatura, no primeiro e segundo semestre, respectivamente.
Durante aulas mistas (teórico-práticas), a turma será dividida em três grupos (G1, G2 e G3), os quais serão definidos por sorteio totalmente aleatório ao início de cada aula. Estes grupos participarão de um desafio na forma de rodízio, onde três afirmativas apresentadas pelos professores serão debatidas pelos grupos.
As afirmativas serão fundamentadas em artigos científicos que abordem estudos de caso sobre temas previstos no conteúdo programático da disciplina (ementa), já apresentados nas aulas teóricas, e que contemplem situações reais abordadas cientificamente sob a visão de um biólogo. Os artigos serão indicados, com antecedência de uma semana na forma de referências bibliográficas enviadas pelo COBALTO à cada aluno, e estarão disponíveis à todos pelo sistema CAPES on line.
O desafio será iniciado com a apresentação das afirmativas a serem debatidas pelos grupos. Logo após, serão disponibilizados 30 minutos para que os alunos analisem as frases e elaborem seus argumentos. Assim, o G1 se posicionará sobre a 1ª afirmativa apresentada pelos coordenadores, classificando-a como verdadeira ou falsa, e justificará seu posicionamento. O G2 terá que argumentar sobre o posicionamento do G1, e ambos os grupos terão um tempo de exposição de 5 minutos. Os membros do G3 assistirão e emitirão conceito de 0 a 10, individualmente, para os grupos G1 e o G2.
Para tanto, dois alunos de cada grupo, serão sorteados, a cada rodada, como representante do grupo no momento do debate. Todos irão avaliar o desempenho dos grupos, inclusive do seu próprio, tanto na resposta quanto na argumentação. Ao término de cada rodada, o(s)

Resultados Esperados

Como principais resultados do projeto espera-se otimizar o processo de aprendizagem nas disciplinas de Fisiologia Animal Comparada, o aprimoramento pessoal dos professores e monitores envolvidos e o desenvolvimento da capacidade e da autoconfiança dos alunos ao empregarem o conhecimento repassado pelas disciplinas à futuras atividades como profissionais em Biologia.

Indicadores, Metas e Resultados

ANEXOS
Anexo I – Ficha de Avaliação para o FAC Debate

Afirmativa 1


G1 G2 G3
Resposta
Argumentação
Avaliador

Afirmativa 2


G1 G2 G3
Resposta
Argumentação
Avaliador

Afirmativa 3


G1 G2 G3
Resposta
Argumentação
Avaliador


Anexo II – Ficha de Avaliação do Projeto FAC Debate

Instruções:
-Para a avaliação de cada item utilize a escala de 0 a 5, onde 0 corresponde a NÃO, ABSOLUTAMENTE e 5 a SIM, ABSOLUTAMENTE;
- Preencha todos os campos e assine a ficha;
- Se desejar, trace comentários e sugestões sobre o projeto.

Avaliação:
1 Os assuntos foram abordados de forma adequada e clara durante os debates? _______.
2 Foram empregados artigos relevantes e ajustados aos temas abordados? _______.
3 O vocabulário utilizado nos debates foi preciso e correto? _______.
4 Os coordenadores conduziram satisfatoriamente os debates? _______.
5 Os debates desenvolvidos contribuíram para o crescimento intelectual e acadêmico dos alunos? _______.
6 As atividades atenderam a expectativa e contribuíram para o aperfeiçoamento dos conhecimentos teóricos? _______.
7 O projeto deve ser continuado? _______.

Comentários e Sugestões:

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA BEATRIZ DEVANTIER HENZEL601/04/201601/03/2017
Ingrid Medeiros Lessa601/04/201601/03/2017
MABEL MASCARENHAS WIEGAND401/04/201601/03/2017
RICARDO BERTEAUX ROBALDO601/04/201601/03/2017
SABRINA LORANDI2001/04/201601/03/2017

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