Nome do Projeto
Monitoria na disciplina de Cálculo e Estatística Básica
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 04/04/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Resumo
A matemática é considerada uma matéria complicada de se aprender. Por isso, é necessário repensar os modelos educacionais dominantes, construir um novo sentido para a aprendizagem com propostas inovadoras, rever, interrogar e repensar o ensino da matemática - modificando as relações em sala de aula. O professor de matemática deve se preocupar com os principais desafios e perspectivas para uma efetiva aprendizagem. É necessário atentar para como o conhecimento lógico-matemático é construído e propiciar espaços alternativos de ensino também fora da sala de aula.

Objetivo Geral

Criar espaços alternativos para encontros entre professor-monitor-aluno que favoreçam o processo de ensinoaprendizagem

Justificativa

A disciplina "Cálculo e Estatística Aplicada" do CSTTT/CIM aborda diversos temas da Matemática e Estatística básicas
já no primeiro semestre do CSTTT. Ela faz parte de um curso noturno. Diversos alunos que se matriculam chegam na
sala de aula trazendo enormes dificuldades de entendimento dos conteúdos e das regras básicas da linguagem
matemática ensinada no Ensino Básico regular. Alguns beiram o analfabetismo funcional nesta linguagem. O efeito
desta realidade é a evasão e a repetência em níveis preocupantes. Desta forma, é imperioso que seja dado aos alunos
mais espaços e técnicas de ensino suplementares a sala de aula que visem fortalecer ou mesmo fornecer subsídios
matemáticos formadores.

Metodologia

- Encontros entre professor-monitor-discentes para aprofundamento de tópicos teóricos ministrados em sala de aula;
- Criação de lista de exercícios por parte da monitoria e aplicação junto a turma de alunos. Serão encontros entre
monitor-discentes para exercitar problemas matemáticos pertinentes ao conteúdo ministrado em sala de aula;
- Atendimento "virtual" do monitor às dúvidas dos alunos quando for impossível o contato pessoal;
- Criação de um blog destinado a repositório de conteúdo e links pertinentes. O blog deverá ter uma via de
comunicação direta entre os envolvidos.

Resultados Esperados

Pretende-se melhorar a qualidade de ensino oferecida aos alunos da disciplina de "Cálculo e Estatística Aplicada"
através de novos métodos e técnicas. Como impacto previsto, espera-se diminuir a evasão e os índices de reprovação
na disciplina.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FABIO SARAIVA DA ROCHA202/05/201616/12/2016
PEDRO EMANUEL DA SILVEIRA MARQUES2002/05/201616/12/2016

Página gerada em 16/04/2024 02:00:48 (consulta levou 0.819269s)