Nome do Projeto
Monitoria em Filosofia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
31/03/2016 - 20/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia
Resumo
O projeto visa atender a demanda de monitores nas disciplinas do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas. Seu principal objetivo é permitir que os alunos cursantes da disciplina possam ter o auxílio e amparo de um aluno o qual já cursou a disciplina. Além disso, o monitor deverá contribuir na execução das tarefas diárias referentes à disciplina, bem como ajudar o professor na pesquisa. Desta forma, o projeto destina-se a garantir a boa execução do ensino-aprendizagem.

Objetivo Geral

Atender a demanda de bolsas institucionais de monitoria do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de
Pelotas;

Justificativa

A disponibilidade de um monitor contribuirá significativamente para o processo de ensino-aprendizagem. A presença do
monitor permite que o professor, por meio de seu relato, acompanhe o desenvolvimento da aprendizagem de seus
alunos, bem como de seus métodos didáticos pedagógicos. Assim, além de o monitor ajudar os alunos cursantes, ele
contribui para o aprimoramento da disciplina. De fato, a presença de um monitor permite que os alunos o procurem
para sanar suas dúvidas e estudar em conjunto. Por seu turno, o aluno candidato a monitoria desfrutará de uma
experiência em didática e na pesquisa, uma vez que terá que pesquisar novamente o conteúdo da disciplina e explicar
para seus colegas.

Metodologia

O professor responsável por cada área da filosofia coordenará as atividades desenvolvidas pelo monitor. A metodologia
empregada dependerá do conteúdo da disciplina e do modo como o professor desenvolve o ensino-aprendizagem.
. O aluno-monitor dever auxiliar aos professores no ensino e em outras atividades didáticas-pesquisa.
Para isso, valer-se-à da metodologia analítica crítica à medida que deverá se aprofundar nos conteúdos a fim de
assessorar os alunos cursantes e auxiliar o professor no planejamento das aulas e trabalhos escolares;
. O aluno-monitor orientará atividades de ensino-aprendizagem, organizá e coordenará grupos de estudo. Para tal, o
método dialógico é fundamental para a troca de informações e a participação voluntária dos integrantes. Além disso, o
método dialógico também é válido para orientar individualmente alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem
em horário especialmente previsto para tal;
. O aluno-monitor deverá também ter competência no manuseio de recursos audiovisuais.
. Além disso, supervisionado pelo professor, o aluno-monitor poderá usas sua própria metodologia para auxiliar no
ensino-aprendizagem.

Resultados Esperados

. Aprimoramento do ensino aprendizagem;
. Experiência didático-pedagógica para o aluno-monitor;
. Experiência da construção de conhecimento de modo colaborativo;
. Cooperação recíproca entre discente e docente;
. Integrar ensino, pesquisa e extensão na medida em que o aluno-monitor partilha o que aprendeu e pesquisou com os
alunos cursantes, impactando diretamente na vida profissional e social dos envolvidos;
. Maior assimilação do conteúdo por parte dos alunos cursantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA PEREIRA DE SOUZA408/08/201620/12/2016
CARLOS ADRIANO FERRAZ431/03/201620/12/2016
CARLOS ALBERTO MIRAGLIA431/03/201620/12/2016
CLADEMIR LUIS ARALDI431/03/201620/12/2016
CLAUDIO ROBERTO COGO LEIVAS431/03/201620/12/2016
EDUARDO FERREIRA DAS NEVES FILHO431/03/201620/12/2016
EVANDRO BARBOSA431/03/201620/12/2016
FERNANDA ALVES DA COSTA408/08/201620/12/2016
FLAVIA CARVALHO CHAGAS431/03/201620/12/2016
JAÍNE ISABEL JORGE DA ROSA408/08/201620/12/2016
JOÃO FRANCISCO NASCIMENTO HOBUSS431/03/201620/12/2016
JULIANO SANTOS DO CARMO431/03/201620/12/2016
KEBERSON BRESOLIN431/03/201620/12/2016
KELIN VALEIRAO431/03/201620/12/2016
LUIS EDUARDO XAVIER RUBIRA431/03/201620/12/2016
MANOEL LUIS CARDOSO VASCONCELLOS431/03/201620/12/2016
MARCOS VINICIUS RODRIGUES BRIZOLA408/08/201620/12/2016
PEDRO GILBERTO DA SILVA LEITE JUNIOR431/03/201620/12/2016
ROBINSON DOS SANTOS431/03/201620/12/2016
SERGIO RICARDO STREFLING431/03/201620/12/2016
SONIA MARIA SCHIO431/03/201620/12/2016

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