Nome do Projeto
Sociolinguística e Ensino de Línguas
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/11/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Letras
Resumo
Curso sobre sociolinguística e ensino, a partir de demanda dos alunos considerando-se proposta metodológica de uma "pedagogia culturalmente sensível" às realidades sócio-culturais e educacionais dos estudantes das escolas públicas do ensino fundamental e médio.
Objetivo Geral
Geral: Oferecer aos alunos condições que lhes permitam compreender a importância da Sociolinguística como elemento de valorização do aluno, de seu dialeto materno ou L2 e de seu meio cultural.
Justificativa
O curso de ensino busca suprir uma necessidade curricular, haja vista que a érea de sociolinguística e ensino de línguas é importante para a formação acadêmica de alunos licenciados em Letras, justamente pela diversidade linguística e social encontradas na sociedade brasileira fazendo com que tanto os alunos com os professores tenham percepção e possam trabalhar com a perspectiva da heterogeneidade linguística que está presente nos contextos escolares e de aprendizagem de línguas.
Metodologia
O Projeto de Ensino será oferecido levando-se em conta a seguinte metodologia de trabalho:
Dez textos selecionados para leitura, análise e discussão em grande grupo;
Dez grupos apresentarão seminários representativos das temáticas selecionadas;
Cada uma das temáticas apresentadas e desenvolvidas será acompanhada de uma proposta didáticas de trabalho em sala de aula, conforme série de aprendizagem sugerida pelos participantes.
Produção texto coletivo sobre sociolinguística e ensino.
Dez textos selecionados para leitura, análise e discussão em grande grupo;
Dez grupos apresentarão seminários representativos das temáticas selecionadas;
Cada uma das temáticas apresentadas e desenvolvidas será acompanhada de uma proposta didáticas de trabalho em sala de aula, conforme série de aprendizagem sugerida pelos participantes.
Produção texto coletivo sobre sociolinguística e ensino.
Resultados Esperados
Espera-se que os alunos possam compreender (1) a importância da análise da língua no contexto social e (2) e a importância da análise das interações linguísticas na escola, relação entre linguagem e educação, a escola e o preconceito linguístico e a variação na fala e na escrita.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA ZANIOL | 10 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
ANA CLARA CABRAL ARDÉ RUIZ | 4 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
ANA CRISTINA DUARTE DUARTE | 4 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
BETINA GOULART LINDEMANN | 10 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
BRUNA LOPES FRANCHINI | 4 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
BRUNA LUIZA SILVEIRA ESCALANTE | 4 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
Cristian Borba da Silveira | 4 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
GERUSA LESTON CORRÊA | 4 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
GILSON RAMOS LOPES NETO | 4 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
GISELE SZEZEPANSKI MARTINS | 4 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
GRACIELE DE PAULA SANTOS CORDEIRO | 4 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
ISABELLA DE PAIVA GONÇALVES DO CARMO | 4 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
JAQUELINE GARCIA MACHADO | 4 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
JULIANA DAS NEVES SOUSA | 4 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
LARISSA GONÇALVES MEDEIROS | 4 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
LUISA RIPOL PAULO | 4 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
MARIANA MÜLLER DE ÁVILA | 10 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
NABILA CAMPREGHER ZAGHLOUT | 4 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
NATÁLIA GIUSTI RADTKE | 4 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
PAULO CÉSAR MELLO | 4 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
PAULO RICARDO SILVEIRA BORGES | 10 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
RAPHAELA PALOMBO BICA DE FREITAS | 4 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
ROSELAINE LIMA | 4 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
ROSINETE VOSS DE MEDEIROS MARQUES | 4 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |
Thais Telles Barbieri | 4 | 11/11/2016 | 16/12/2016 |