Nome do Projeto
Ações pedagógicas e de acolhimento à alunos de primeiro semestre do curso de pedagogia diurno e noturno
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 31/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
A Monitoria é importante para a formação acadêmica do aluno de graduação e, em especial, para a formação profissional do aluno-monitor, por possibilitar sua integração na vida universitária, permitindo a iniciação na prática docente e o fortalecimento em sua formação acadêmica, além de permitir o auxílio aos discentes de graduação. Buscamos neste projeto realizar atividades de monitoria juntos aos alunos do primeiro semestre do qual são ministradas disciplinas, que participam quatro professores do Departamento de Fundamentos, quais sejam: Metodologia da Iniciação ao Ensino e á Pesquisa- (código 0361501) ministrada pela professora Patrícia Weiduschadt; Ensino, Aprendizagem, Conhecimento e Escolarização I (código 360254) ministrada pelo professor Miguel Alfredo Orth; Escola, Cultura e Sociedade I (código 0360141. ) ministrada pelo professor Elomar Tambara e Pratica educativas I, (código 0360041) ministrada pela professora Lúcia Maria Vaz Peres. Propomos esse Projeto de Ensino conjunto por entendermos que os professores, acima mencionados, todos do primeiro semestre, e pertencentes ao mesmo departamento encontram dificuldades semelhantes na organização do trabalho e necessitam de auxílio para acolher bem esses discentes que, além de serem muitos (média de 60 alunos por ingresso), têm dificuldades cognitivas as mais diferentes e muitos dos quais retornam a universidade depois de anos sem estudar, mesmo que cada disciplina tenha especificidades de conteúdo.

Objetivo Geral

Acolher, acompanhar e desafiar os estudantes do primeiro semestre em seu ingresso e permanência na Universidade Federal de Pelotas.

Justificativa

Justificamos a necessidade de monitoria, por entender que diante do grande número de discentes ingressantes no primeiro semestre (diurno e noturno) e ainda, considerando o perfil desses alunos, com deficiências de aprendizagem, no trato com leitura, interpretação e escrita e ainda com dificuldades de escolha dos cursos, tendo problemas identitários com o curso, é preciso num primeiro momento um processo de acolhimento e apoio ao início e ao reinicio (de muitos) ao estudo. Ou seja, queremos fazer a formação e não, apenas, trabalhar no nível da informação Esses problemas são comuns aos blocos dos professores envolvidos nas disciplinas e pretendemos, com isso, buscar auxílio em conjunto no trabalho de monitoria. Soma-se ao exposto a natureza dos blocos temáticos, sendo que alguns blocos, dentre os citados necessitam de um trabalho de avaliação como processo. Necessitando alguma atividade semanal.

Metodologia

Através do trabalho da monitoria, pretende-se apoiar pedagogicamente os alunos, no auxílio da leitura e interpretação. Os monitores deverão ser orientados pelos professores com reuniões periódicas e participarão efetivamente do trabalho da sala de aula, acompanhando os alunos nas suas dificuldades. Desse modo, terão que disponibilizar horários para o auxílio das atividades.
No final do semestre, os monitores organizaram um relatório apresentando as atividades promovidas por ele durante o semestre, bem como, a relação dos alunos que participaram de algum plantão de dúvida ou auxílio em seminários, promovendo com isso, um exercício dialético de reflexão da própria prática como monitor.

Resultados Esperados

Espera-se que o monitor possa fortalecer sua formação acadêmica e adquirir uma experiência na iniciação a prática docente profissional. Já, em relação aos alunos do primeiro semestre, almeja-se a possibilidade de um amplo nível de aproveitamento das disciplinas, qualificando-o na sua formação e evitando, por sua vez o processo de evasão tão decorrente nas turmas de primeiro semestre. Além de ajudá-los na efetivação da escolha do curso para que estes possam concluí-lo de maneira efetiva.
Espera-se, portanto, um amadurecimento do alunado em relação às habilidades de cunho cognitivo, analítico e dialético.

Indicadores, Metas e Resultados

Ressaltamos que o projeto atende a quatro turmas do primeiro semestre (ingresso diurno e noturno do curso de pedagogia), por isso, será necessário mais de um monitor.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELOMAR ANTONIO CALLEGARO TAMBARA102/05/201631/12/2016
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO215/08/201631/12/2016
LUCIA MARIA VAZ PERES102/05/201631/12/2016
MATHEUS LUCAS ESTEVES2002/05/201630/12/2016
MIGUEL ALFREDO ORTH102/05/201631/12/2016
PATRICIA WEIDUSCHADT202/05/201631/12/2016
PAULO RENATO FERREIRA2002/05/201631/12/2016
PAULO RENATO FERREIRA2002/05/201630/12/2016

Página gerada em 20/01/2021 14:34:53 (consulta levou 0.058275s)