Nome do Projeto
Estudo da Farmacologia através de Casos Clínicos aplicados
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 23/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
O ensino de Farmacologia tem evoluído nos últimos anos, assim como o ensino de forma geral, deixando de ser uma aula tradicional, monótona, do tipo palestra, passando a ser uma atividade de construção de conhecimento coletivo. Aplicando o aprender a aprender. É assim que hoje, dentro do possível, venho ministrando minhas aulas de Farmacologia. Mas, devido à restrição de carga horária e à quantidade de conteúdo que devemos ministrar, fica impossível realizar atividades deste cunho de forma integral. A disciplina de Farmacologia esta dentro da área básica do curso de odontologia, mas é extremamente prática e aplicável na clínica odontológica, pois é nesta disciplina que o aluno tem o primeiro contato com os medicamentos e com a prescrição. Devemos lembrar que o odontólogo é habilitado, por lei, a prescrever todos os medicamentos, e na terapêutica odontológica este aluno vai vivenciar principalmente os medicamentos de uso rotineiro e cotidiano. Sendo, portanto, de extrema importância um conhecimento mais generalizado dos medicamentos durante o semestre que está cursando a disciplina de farmacologia. O projeto visa promover o aprender a aprender, através de uma mudança no processo ensino-aprendizagem, utilizando a metodologia PBL (Problem Based Learning), Aprendizagem Baseada em Problemas. O exercício desta metodologia no processo de ensino-aprendizagem muda a forma de pensar e agir dos envolvidos. O acadêmico passa a ser responsável pelo seu conhecimento e crescimento, desta forma, há o empoderamento do processo de ensino-aprendizagem, que faz com que o aluno se torne mais responsável e comprometido. Por outro lado, o conhecimento adquirido fica gravado de forma muito mais efetiva. Alunos que já passaram por esta experiência relatam que a aprendizagem por este método é muito maior e duradouro.

Objetivo Geral

Apoiar o desenvolvimento da disciplina de Farmacologia para o curso de odontologia, com foco na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Justificativa

Todos os alunos matriculados na disciplina de farmacologia no curso de odontologia participarão deste projeto, servindo o mesmo como complemento ao conhecimento de farmacologia.
A metodologia empregada será a de resolução de casos clínicos, a resolução de problemas, baseada na metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, também conhecida como PBL (Problem Based Learning).
A realização desta atividade requer muito preparo e estudo prévio, busca de literatura, busca de casos clínicos, resolução destes casos, etc. Ou seja, requer muito tempo tanto antes como durante e após a realização, pois a avaliação é um processo continuado. Por outro lado, os alunos necessitam de acompanhamento e direcionamento contínuo, sendo impossível para um único professor realizar este acompanhamento. Assim sendo, os motivos listados acima justificam a importância do monitor para a realização destas atividades. Sem o monitor não há como realizar estas atividades pois os alunos necessitam deste acompanhamento.

Além disto, o monitor auxiliará em todas as atividades relacionadas à disciplina de farmacologia para os alunos do curso de odontologia, promovendo momentos de estudos, tira dúvidas, auxiliando assim na diminuição da reprovação e evasão de alunos.
Por outro lado, a inserção do monitor nas atividades de ensino da disciplina irá contribuir para a sua formação acadêmico-profissional por meio das experiências vivienciadas e orientadas relacionadas à atividade docente.

O projeto pedagógico do curso de odontologia esta sendo re-estruturado, e todo o curso esta sendo pensando para se ter uma maior integração das atividades básicas com as clínicas, assim como maior integração do processo ensino-aprendizagem com a realidade profissional do odontólogo. Neste sentido, a atividade de monitoria irá proporcionar esta vivência ao monitor e aos alunos, ao ser possível realizar esta atividade de ensino diferenciada.

Metodologia

Alunos envolvidos: todos os alunos do curso de Odontologia matriculados na disciplina de Farmacologia.

Desenvolvimento e Execução: Os alunos serão divididos em grupos para estudo. Previamente será divulgado o assunto a ser estudado cada dia. È entregue um caso clínico por grupo, e, com auxílio de bibliografia e o monitor, os alunos resolvem os casos, sendo dado um tempo, que depende do assunto de cada dia para esta resolução. A resolução dos casos vem sempre acompanhada de uma prescrição. Após terminado esse tempo de resolução, há o compartilhamento no grande grupo de todas as resoluções para a discussão de cada caso.
Os alunos serão divididos em duas turmas, pois o número de alunos costuma ser grande e para o bom desenvolvimento desta atividade o ideal são grupos de no máximo 20 alunos. Cada turma utilizará duas horas semanais para a realização desta atividades acompanhadas do professor e do monitor em sala.
O monitor deverá utilizar pelo menos 8 horas de sua carga horária semanal dedicada à monitoria para o preparo destas atividades, outras 4 horas são utilizadas no momento da execução (duas com cada turma), e as demais 8 horas deverão ser distribuídas entre as demais atividades relacionadas à disciplina e os grupos de estudo com os alunos.

Preparo: Para o bom andamento das atividades relatadas acima é necessário muito estudo e preparo prévio. O monitor, juntamente com o professor, escolhem os casos clínicos que serão utilizados. Os alunos vão sendo avaliados continuamente, desde a realização do estudo prévio, até a resolução e discussão dos casos.

Resultados Esperados

Diminuir índice de reprovação e evasão dos alunos
- Aprimorar e aumentar o conhecimento de farmacologia
- Aproximar o conhecimento teórico da vivência profissional
- Melhorar o processo de ensino aprendizagem da disciplina, servindo talvez como exemplo para outras disciplinas do curso

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DE MELLO PORCIUNCULA202/05/201616/12/2016
AMANDA FERNANDES202/05/201616/12/2016
ANA PAULA CARDOZO DA COSTA202/05/201616/12/2016
ANDRESSA OLIVEIRA WENNESHEIMER202/05/201616/12/2016
BERNARDO FRANCO DA SILVA202/05/201616/12/2016
BETINA SUZIELLEN GOMES DA SILVA202/05/201616/12/2016
BRENO FERREIRA DE QUEIROZ202/05/201616/12/2016
BRUNA CAVALCANTE CHAVES202/05/201616/12/2016
BRUNA LEÃO PÔRTO202/05/201616/12/2016
BRUNA SILVA SCHIEVELBEIN202/05/201616/12/2016
BÁRBARA JOÃO GODINHO202/05/201616/12/2016
CARLOS EDUARDO MELLO DA ROCHA202/05/201616/12/2016
CAROLINA LOPES SANCHEZ202/05/201616/12/2016
CAROLINA XIMENDES DOS SANTOS202/05/201616/12/2016
CLAUDIA LARA DE OLIVEIRA MORTÁGUA202/05/201616/12/2016
DIONATHAN PAIM POHLMANN202/05/201616/12/2016
FERNANDA MIRANDA OLIVEIRA202/05/201616/12/2016
FRANCISCO HECKTHEUER SILVA202/05/201616/12/2016
GABRIEL BITTENCOURT DAMIN202/05/201616/12/2016
GABRIEL DA SILVA ACUNHA202/05/201616/12/2016
GEOVANA DE OLIVEIRA PEGORARO202/05/201616/12/2016
GIULIA TARQUINIO DEMARCO202/05/201616/12/2016
GUSTAVO MENDONÇA VIEIRA DA CUNHA202/05/201616/12/2016
IARA FONSECA TERRES202/05/201616/12/2016
ISABELA ECHENIQUE DE SOUZA202/05/201616/12/2016
JULIA FEHRENBACH202/05/201616/12/2016
KAUANA FERREIRA202/05/201616/12/2016
KIMBERLLY TIMM RUTZ202/05/201616/12/2016
LARISSA HARTER LOPES202/05/201616/12/2016
LARISSA SOARES CARVALHO202/05/201616/12/2016
LAURA BORGES KIRSCHNICK202/05/201616/12/2016
LAURA GANTES RODRIGUES DIAS202/05/201616/12/2016
LAURA PATRICIA LUNA DA CUNHA202/05/201616/12/2016
LETÍCIA REGINA MORELLO SARTORI202/05/201616/12/2016
LUCAS DE OLIVEIRA MORELLI202/05/201616/12/2016
LUCAS DIAS DE CARVALHO202/05/201616/12/2016
LUCAS GONÇALVES LEMOS202/05/201616/12/2016
LUCAS ORTIZ GREGOLETTO202/05/201616/12/2016
LUCIANO RODRIGUES DIAS JUNIOR202/05/201616/12/2016
LUCIÉLI ANDRÉIA ZAJKOWSKI202/05/201616/12/2016
LUIS BAYARDO MARASCHIM WATSON202/05/201616/12/2016
MARCELLA TROTTA DE PAULA SATTE ALAM GONÇALVES202/05/201616/12/2016
MARIA CECÍLIA DINECK DIAS202/05/201616/12/2016
MARIA ELVIRA SICA CRUZEIRO202/05/201616/12/2016
MARIA FERNANDA BORGES GAMBORGI202/05/201616/12/2016
MARIANA DORNELES DOS REIS202/05/201616/12/2016
MARINA BLANCO POHL202/05/201616/12/2016
MARYSABEL PINTO TELIS SILVEIRA402/05/201616/12/2016
MATHEUS LÜDTKE HENKE202/05/201616/12/2016
MAURÍCIO DALMASO LEMOS2002/05/201616/12/2016
MAYANA PERES FURTADO202/05/201616/12/2016
NATANIELE LOPES DIAS202/05/201616/12/2016
POLIANA AGUIAR DE SOUZA202/05/201616/12/2016
RAFAELA CONSTANZA BERTOLDI NOGUEIRA202/05/201616/12/2016
RAUANE MACHADO DA SILVA202/05/201616/12/2016
RODRIGO CAMBOIM MOMBACH202/05/201616/12/2016
SABRINE AGUIAR DE SOUZA202/05/201616/12/2016
TAMYRES VELEDA FONSECA202/05/201616/12/2016
TATIANE DIAS GARCIA202/05/201616/12/2016
THAMIRES MIGUELLIS SILVEIRA202/05/201616/12/2016
THAÍS DA SILVA VIEIRA202/05/201616/12/2016
VALENTINA LESSA SOARES202/05/201616/12/2016
VICTORIA BARBOSA BRAUNER202/05/201616/12/2016
VÍTOR DE OLIVEIRA MORELLI202/05/201616/12/2016
YASKARA QUEIROZ VAZ202/05/201616/12/2016
ÊMILE DE MORAES202/05/201616/12/2016

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