Nome do Projeto
Estudo da Farmacologia através de Casos Clínicos aplicados
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 23/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
O ensino de Farmacologia tem evoluído nos últimos anos, assim como o ensino de forma geral, deixando de ser uma aula tradicional, monótona, do tipo palestra, passando a ser uma atividade de construção de conhecimento coletivo. Aplicando o aprender a aprender. É assim que hoje, dentro do possível, venho ministrando minhas aulas de Farmacologia. Mas, devido à restrição de carga horária e à quantidade de conteúdo que devemos ministrar, fica impossível realizar atividades deste cunho de forma integral.
A disciplina de Farmacologia esta dentro da área básica do curso de odontologia, mas é extremamente prática e aplicável na clínica odontológica, pois é nesta disciplina que o aluno tem o primeiro contato com os medicamentos e com a prescrição. Devemos lembrar que o odontólogo é habilitado, por lei, a prescrever todos os medicamentos, e na terapêutica odontológica este aluno vai vivenciar principalmente os medicamentos de uso rotineiro e cotidiano. Sendo, portanto, de extrema importância um conhecimento mais generalizado dos medicamentos durante o semestre que está cursando a disciplina de farmacologia.
O projeto visa promover o aprender a aprender, através de uma mudança no processo ensino-aprendizagem, utilizando a metodologia PBL (Problem Based Learning), Aprendizagem Baseada em Problemas. O exercício desta metodologia no processo de ensino-aprendizagem muda a forma de pensar e agir dos envolvidos. O acadêmico passa a ser responsável pelo seu conhecimento e crescimento, desta forma, há o empoderamento do processo de ensino-aprendizagem, que faz com que o aluno se torne mais responsável e comprometido. Por outro lado, o conhecimento adquirido fica gravado de forma muito mais efetiva. Alunos que já passaram por esta experiência relatam que a aprendizagem por este método é muito maior e duradouro.
Objetivo Geral
Apoiar o desenvolvimento da disciplina de Farmacologia para o curso de odontologia, com foco na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
Justificativa
Todos os alunos matriculados na disciplina de farmacologia no curso de odontologia participarão deste projeto, servindo o mesmo como complemento ao conhecimento de farmacologia.
A metodologia empregada será a de resolução de casos clínicos, a resolução de problemas, baseada na metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, também conhecida como PBL (Problem Based Learning).
A realização desta atividade requer muito preparo e estudo prévio, busca de literatura, busca de casos clínicos, resolução destes casos, etc. Ou seja, requer muito tempo tanto antes como durante e após a realização, pois a avaliação é um processo continuado. Por outro lado, os alunos necessitam de acompanhamento e direcionamento contínuo, sendo impossível para um único professor realizar este acompanhamento. Assim sendo, os motivos listados acima justificam a importância do monitor para a realização destas atividades. Sem o monitor não há como realizar estas atividades pois os alunos necessitam deste acompanhamento.
Além disto, o monitor auxiliará em todas as atividades relacionadas à disciplina de farmacologia para os alunos do curso de odontologia, promovendo momentos de estudos, tira dúvidas, auxiliando assim na diminuição da reprovação e evasão de alunos.
Por outro lado, a inserção do monitor nas atividades de ensino da disciplina irá contribuir para a sua formação acadêmico-profissional por meio das experiências vivienciadas e orientadas relacionadas à atividade docente.
O projeto pedagógico do curso de odontologia esta sendo re-estruturado, e todo o curso esta sendo pensando para se ter uma maior integração das atividades básicas com as clínicas, assim como maior integração do processo ensino-aprendizagem com a realidade profissional do odontólogo. Neste sentido, a atividade de monitoria irá proporcionar esta vivência ao monitor e aos alunos, ao ser possível realizar esta atividade de ensino diferenciada.
A metodologia empregada será a de resolução de casos clínicos, a resolução de problemas, baseada na metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, também conhecida como PBL (Problem Based Learning).
A realização desta atividade requer muito preparo e estudo prévio, busca de literatura, busca de casos clínicos, resolução destes casos, etc. Ou seja, requer muito tempo tanto antes como durante e após a realização, pois a avaliação é um processo continuado. Por outro lado, os alunos necessitam de acompanhamento e direcionamento contínuo, sendo impossível para um único professor realizar este acompanhamento. Assim sendo, os motivos listados acima justificam a importância do monitor para a realização destas atividades. Sem o monitor não há como realizar estas atividades pois os alunos necessitam deste acompanhamento.
Além disto, o monitor auxiliará em todas as atividades relacionadas à disciplina de farmacologia para os alunos do curso de odontologia, promovendo momentos de estudos, tira dúvidas, auxiliando assim na diminuição da reprovação e evasão de alunos.
Por outro lado, a inserção do monitor nas atividades de ensino da disciplina irá contribuir para a sua formação acadêmico-profissional por meio das experiências vivienciadas e orientadas relacionadas à atividade docente.
O projeto pedagógico do curso de odontologia esta sendo re-estruturado, e todo o curso esta sendo pensando para se ter uma maior integração das atividades básicas com as clínicas, assim como maior integração do processo ensino-aprendizagem com a realidade profissional do odontólogo. Neste sentido, a atividade de monitoria irá proporcionar esta vivência ao monitor e aos alunos, ao ser possível realizar esta atividade de ensino diferenciada.
Metodologia
Alunos envolvidos: todos os alunos do curso de Odontologia matriculados na disciplina de Farmacologia.
Desenvolvimento e Execução: Os alunos serão divididos em grupos para estudo. Previamente será divulgado o assunto a ser estudado cada dia. È entregue um caso clínico por grupo, e, com auxílio de bibliografia e o monitor, os alunos resolvem os casos, sendo dado um tempo, que depende do assunto de cada dia para esta resolução. A resolução dos casos vem sempre acompanhada de uma prescrição. Após terminado esse tempo de resolução, há o compartilhamento no grande grupo de todas as resoluções para a discussão de cada caso.
Os alunos serão divididos em duas turmas, pois o número de alunos costuma ser grande e para o bom desenvolvimento desta atividade o ideal são grupos de no máximo 20 alunos. Cada turma utilizará duas horas semanais para a realização desta atividades acompanhadas do professor e do monitor em sala.
O monitor deverá utilizar pelo menos 8 horas de sua carga horária semanal dedicada à monitoria para o preparo destas atividades, outras 4 horas são utilizadas no momento da execução (duas com cada turma), e as demais 8 horas deverão ser distribuídas entre as demais atividades relacionadas à disciplina e os grupos de estudo com os alunos.
Preparo: Para o bom andamento das atividades relatadas acima é necessário muito estudo e preparo prévio. O monitor, juntamente com o professor, escolhem os casos clínicos que serão utilizados. Os alunos vão sendo avaliados continuamente, desde a realização do estudo prévio, até a resolução e discussão dos casos.
Desenvolvimento e Execução: Os alunos serão divididos em grupos para estudo. Previamente será divulgado o assunto a ser estudado cada dia. È entregue um caso clínico por grupo, e, com auxílio de bibliografia e o monitor, os alunos resolvem os casos, sendo dado um tempo, que depende do assunto de cada dia para esta resolução. A resolução dos casos vem sempre acompanhada de uma prescrição. Após terminado esse tempo de resolução, há o compartilhamento no grande grupo de todas as resoluções para a discussão de cada caso.
Os alunos serão divididos em duas turmas, pois o número de alunos costuma ser grande e para o bom desenvolvimento desta atividade o ideal são grupos de no máximo 20 alunos. Cada turma utilizará duas horas semanais para a realização desta atividades acompanhadas do professor e do monitor em sala.
O monitor deverá utilizar pelo menos 8 horas de sua carga horária semanal dedicada à monitoria para o preparo destas atividades, outras 4 horas são utilizadas no momento da execução (duas com cada turma), e as demais 8 horas deverão ser distribuídas entre as demais atividades relacionadas à disciplina e os grupos de estudo com os alunos.
Preparo: Para o bom andamento das atividades relatadas acima é necessário muito estudo e preparo prévio. O monitor, juntamente com o professor, escolhem os casos clínicos que serão utilizados. Os alunos vão sendo avaliados continuamente, desde a realização do estudo prévio, até a resolução e discussão dos casos.
Resultados Esperados
Diminuir índice de reprovação e evasão dos alunos
- Aprimorar e aumentar o conhecimento de farmacologia
- Aproximar o conhecimento teórico da vivência profissional
- Melhorar o processo de ensino aprendizagem da disciplina, servindo talvez como exemplo para outras disciplinas do curso
- Aprimorar e aumentar o conhecimento de farmacologia
- Aproximar o conhecimento teórico da vivência profissional
- Melhorar o processo de ensino aprendizagem da disciplina, servindo talvez como exemplo para outras disciplinas do curso
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA DE MELLO PORCIUNCULA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
AMANDA FERNANDES | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
ANA PAULA CARDOZO DA COSTA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
ANDRESSA OLIVEIRA WENNESHEIMER | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
BERNARDO FRANCO DA SILVA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
BETINA SUZIELLEN GOMES DA SILVA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
BRENO FERREIRA DE QUEIROZ | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
BRUNA CAVALCANTE CHAVES | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
BRUNA LEÃO PÔRTO | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
BRUNA SILVA SCHIEVELBEIN | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
BÁRBARA JOÃO GODINHO | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
CARLOS EDUARDO MELLO DA ROCHA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
CAROLINA LOPES SANCHEZ | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
CAROLINA XIMENDES DOS SANTOS | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
CLAUDIA LARA DE OLIVEIRA MORTÁGUA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
DIONATHAN PAIM POHLMANN | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
FERNANDA MIRANDA OLIVEIRA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
FRANCISCO HECKTHEUER SILVA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
GABRIEL BITTENCOURT DAMIN | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
GABRIEL DA SILVA ACUNHA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
GEOVANA DE OLIVEIRA PEGORARO | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
GIULIA TARQUINIO DEMARCO | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
GUSTAVO MENDONÇA VIEIRA DA CUNHA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
IARA FONSECA TERRES | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
ISABELA ECHENIQUE DE SOUZA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
JULIA FEHRENBACH | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
KAUANA FERREIRA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
KIMBERLLY TIMM RUTZ | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
LARISSA HARTER LOPES | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
LARISSA SOARES CARVALHO | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
LAURA BORGES KIRSCHNICK | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
LAURA GANTES RODRIGUES DIAS | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
LAURA PATRICIA LUNA DA CUNHA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
LETÍCIA REGINA MORELLO SARTORI | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
LUCAS DE OLIVEIRA MORELLI | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
LUCAS DIAS DE CARVALHO | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
LUCAS GONÇALVES LEMOS | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
LUCAS ORTIZ GREGOLETTO | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
LUCIANO RODRIGUES DIAS JUNIOR | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
LUCIÉLI ANDRÉIA ZAJKOWSKI | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
LUIS BAYARDO MARASCHIM WATSON | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
MARCELLA TROTTA DE PAULA SATTE ALAM GONÇALVES | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
MARIA CECÍLIA DINECK DIAS | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
MARIA ELVIRA SICA CRUZEIRO | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
MARIA FERNANDA BORGES GAMBORGI | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
MARIANA DORNELES DOS REIS | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
MARINA BLANCO POHL | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
MARYSABEL PINTO TELIS SILVEIRA | 4 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
MATHEUS LÜDTKE HENKE | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
MAURÍCIO DALMASO LEMOS | 20 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
MAYANA PERES FURTADO | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
NATANIELE LOPES DIAS | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
POLIANA AGUIAR DE SOUZA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
RAFAELA CONSTANZA BERTOLDI NOGUEIRA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
RAUANE MACHADO DA SILVA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
RODRIGO CAMBOIM MOMBACH | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
SABRINE AGUIAR DE SOUZA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
TAMYRES VELEDA FONSECA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
TATIANE DIAS GARCIA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
THAMIRES MIGUELLIS SILVEIRA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
THAÍS DA SILVA VIEIRA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
VALENTINA LESSA SOARES | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
VICTORIA BARBOSA BRAUNER | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
VÍTOR DE OLIVEIRA MORELLI | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
YASKARA QUEIROZ VAZ | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
ÊMILE DE MORAES | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |