Nome do Projeto
Núcleo de Apoio à Cartografia e Topografia - NACarT
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2016 - 20/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Resumo
A Cartografia e a Topografia são disciplinas que trabalham com a descrição do lugar, ou seja, ambas representam, no papel, a configuração da superfície terrestre. O que às diferencia é a escala de análise, enquanto a Cartografia estuda a forma e dimensões da Terra a partir de levantamentos rigorosos e abrange grandes extensões, considerando a curvatura terrestre, a Topografia trabalha em escalas maiores, em nível de detalhe, considerando uma porção limitada da superfície terrestre, o plano topográfico, com todos os detalhes naturais e artificiais do relevo. A Cartografia trabalha com a posição na superfície terrestre e é a base para qualquer representação georreferenciada. A Topografia, por sua vez, base inicial de qualquer projeto ou obra realizada por engenheiros ou arquitetos, pelo fato de representar em papel, em obediência com a escala de redução, o seu modelado, a sua forma, sua configuração incluindo as benfeitorias que estão em sua superfície, a identificação dos limites de propriedade, em suma, todos os detalhes que estão em seu interior (cercas, edificações, campos cultivados, açudes, córregos, cursos d`água, vales, vegetação, etc). O Núcleo de Apoio à Cartografia e Topografia (NACarT) tem o intuito de auxiliar os alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nas atividades teóricas e práticas relacionada às disciplinas de Cartografia e Topografia. Além disso, buscamos trabalhar de maneira prática com cálculos, planilhas e equipamentos.

Objetivo Geral

Auxiliar os alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nas atividades teóricas e práticas relacionada às disciplinas de Cartografia e Topografia.

Justificativa

Historicamente as disciplinas de Cartografia e Topografia são responsáveis por altos índices de reprovação. Segundo Friedmann (2008), parte da dificuldade encontrada no processo de ensino-aprendizagem destas disciplinas está relacionada a lacunas na formação de competências espaciais (sistema de localização e orientação espacial) e competências matemáticas (Geometria Plana e Geometria Espacial).
O grupo de professores deste projeto, atualmente lotados no Centro das Engenharias, desde 2011 vem desenvolvendo atividades na busca da redução dos índices de reprovação das disciplinas de cartografia e topografia. Este acompanhamento demonstra que na primeira estatística realizada em 2010, os índices de reprovação eram próximos a 48%. Atualmente estes índices são próximos a 31% de reprovação. Isso demonstra que a redução da reprovação é continuada, mas ainda em patamares indesejáveis.
Estas disciplinas são oferecidas nos Centro das Engenharias aos cursos de graduação das engenharias de petróleo, geológica, civil, agrícola, ambiental e sanitária e Tecnologia em Geoprocessamento. Sendo ofertado semestralmente um número mínimo de 10 turmas. Como os índices de reprovação estão notoriamente diminuindo nestes cursos, alunos vinculados a outros centro e institutos, como dos cursos de Arquitetura, Agronomia e Geografia vem cursando os conteúdos de cartografia de topografia no CEng, na busca de melhores resultados, tanto de aprendizado, quanto de aprovação.
Sendo assim, na busca do atendimento das demanda internas do CEng, o projeto visa o auxílio, através do fornecimento de bolsa de graduação de monitoria, com o intuito de atender ainda melhor os alunos de graduação dos cursos supra citados, almejando principalmente diminuir drasticamente os índices de reprovação e melhorando o processo de ensino-aprendizagem das competências espaciais e matemáticas.

Metodologia

O projeto será desenvolvido em duas etapas, na primeira os professores farão um treinamento teórico-prático com os alunos/monitores no intuito de contribuir de maneira didática e lúdica no entendimento da topografia e cartografia. Já na segunda etapa os alunos-monitores auxiliarão os alunos da UFPel na compreensão da aplicação da cartografia e topografia, bem como no desenvolvimento de exercícios e atividades práticas.
Serão realizadas atividades em sala de aula com a resolução de problemas rotineiros e em campo com o manuseio de equipamentos técnicos.

Resultados Esperados

A partir do projeto de ensino NACarT espera-se contribuir com a qualidade técnicas dos egressos e que os alunos da UFPel obtenham maior êxito nas disciplinas de Cartografia e Topografia, reduzindo o número de reprovação e evasão dos cursos de graduação das engenharias de petróleo, geológica, civil, agrícola, ambiental e sanitária e aos cursos de graduação em Tecnologia em Geoprocessamento, Geografia, Agronomia e Arquitetura.
Os alunos serão incentivados a participar das monitorias e atividades extracurriculares relacionadas à Cartografia, Topografia e áreas afins.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADELIR JOSE STRIEDER201/05/201620/12/2016
ALEXANDRE FELIPE BRUCH501/05/201620/12/2016
ALISON ANDRÉ DOMINGUES TEIXEIRA501/05/201620/12/2016
ANDRÉ DA COSTA CALDERIPE501/05/201620/12/2016
ANGÉLICA CIROLINI501/05/201620/12/2016
CLAUDIONOR BITELLO501/05/201620/12/2016
CLISMAM SOARES PORTO501/05/201620/12/2016
CÂNDIDA REGINA MÜLLER501/05/201620/12/2016
DANIEL XIE WANG401/05/201620/12/2016
EDUARDO DA SILVA VALENTI201/05/201620/12/2016
GABRIEL SCHIEFFERDECKER ROCHA501/05/201620/12/2016
GUILHERME SCHIEFFERDECKER ROCHA501/05/201620/12/2016
IAGO DA SILVEIRA DA SILVA501/05/201620/12/2016
INGRID SILVA CORRÊA501/05/201620/12/2016
LEANDRO PRIEBE DE FARIAS501/05/201620/12/2016
LETIANE BORGES PEREIRA501/05/201620/12/2016
LUCAS TEIXEIRA STAFFORD501/05/201620/12/2016
MATHEUS HENRIQUE GRIEBELER501/05/201620/12/2016
NATHALIA KELCY BATISTA DE FARIAS501/05/201620/12/2016
RAONI BRAGA AZEREDO501/05/201620/12/2016
ROSANE VIEIRA DA SILVA501/05/201620/12/2016
SOLANGE OTTE NÖRNBERG2001/05/201620/12/2016
STÉPHANIE LEITZKE PRIETSCH501/05/201620/12/2016
TAIANE DUARTE MORAES501/05/201620/12/2016
TARSILA BEATRIZ VIEGAS MATTOSO501/05/201620/12/2016
THAYS FRANÇA AFONSO501/05/201620/12/2016
THIAGO FEIJÓ BOM2001/05/201620/12/2016

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