Nome do Projeto
Monitoria e Supervisão em Filosofia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
03/04/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia
Resumo
O presente projeto de ensino tem por objetivo organizar uma equipe de trabalho para coordenar conjuntamente o processo de ensino e aprendizagem da disciplina "Filosofia, Cultura e Sustentabilidade", a qual foi recentemente criada pelo Departamento de Filosofia da UFPel para contemplar as novas leis e diretrizes nacionais da educação brasileira que visa discutir e refletir sobre questões fulcrais da nossa sociedade, a saber: questões etno-raciais, ambientais e de direitos humanos.

Objetivo Geral

O objetivo geral do projeto consiste em constituir uma equipe qualificada para fornecer os subsídios necessários aos estudantes da disciplina "Filosofia, Cultura e Sustentabilidade", que contempla a tematização de conteúdos obrigatórios pelo MEC acerca dos temas de direitos humanos, questões etno-raciais e ambientais. Tal disciplina já está sendo ofertada para todos os cursos da Universidade, contando com turmas à distância e presenciais.

Justificativa

Tendo em vista que a disciplina de 'Filosofia, Cultura e Sustentabilidade' foi proposta para dar conta dos conteúdos mencionados acima, muitos cursos da UFPel, senão todos, solicitaram ao nosso departamento que a disciplina fosse ministrada para todos os cursos desta universidade. Diante desta realidade, o Curso de Filosofia começa, neste semestre, a ofertar a disciplina nas modalidades presencial e à distância. Assim, como teremos mais de 200 alunos matriculados entre os cursos de Filosofia Presencial, Ead e demais cursos, faz-se imprescindível constituir uma equipe de trabalho condizente com o número de alunos matriculados, garantindo a qualidade de ensino e a aprendizagem.

Metodologia

O presente projeto tem como metodologia a relação entre ensino, pesquisa e extensão na tentativa de sensibilizar o aluno para questões sociais e ambientais da nossa realidade a partir deste trabalho indissociável.

Para tanto, as aulas ministradas estarão em diálogo com os resultados das pesquisas recentes sobre as questões básicas e obrigatórias que esta disciplina visa cumprir segundo as novas leis nacionais da educação, quais sejam: direitos humanos, questões etno-raciais e ambientais.

Além disso, pretendemos gravar entrevistas com pessoas que fazem parte deste grupos em situação de vulnerabilidade social. Já contamos com entrevistas com agricultores orgânicos (ex-produtores tradicionais); índios, professores africanos, mulheres pescadoras.

Tendo em vista que coordenamos dois projetos de extensão, a saber "Buteco da Filosofia" e "Projeto Práxis", procuraremos trabalhar com a interseccção dos temas e problemas presentes nesta disciplina, fortalecendo e ampliando as redes internas da universidade.

Resultados Esperados

Diante da importância dos temas abordados na disciplina "Filosofia, Cultura e Sustentabilidade", bem como da desafiadora tarefa de propor uma disciplina específica para tratar destas questões, esperamos sensibilizar o/a estudante na medida em possam propor ações dentro e fora da Universidade, contribuindo para o desenvolvimento da nossa comunidade e da melhoria da qualidade de vida das pessoas, sobretudo aquelas que constituirão o núcleo das nossas discussões em aula.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretendemos realizar, ademais, um trabalho interdisciplinar, convidando professores de outras áreas do conhecimento, que não exclusivamente da UFPel, para realizar aulas e conversas sobre os temas da disciplina, enriquecendo o debate com novos horizontes e perspectivas em relação às temáticas propostas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FLAVIA CARVALHO CHAGAS1003/04/201631/08/2016
OSNÍ COIMBRA PEREIRA1003/04/201616/12/2016

Página gerada em 28/03/2024 09:21:50 (consulta levou 0.043905s)