Nome do Projeto
Descobrindo a Geometria nas Artes Visuais
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/04/2016 - 23/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Resumo
O curso de Licenciatura em Artes Visuais tem por pretensão formar profissionais prático-reflexivos na área artístico-pedagógica, para o exercício das atividades de ensino-aprendizagem, artísticas e culturais de acordo com às novas exigências legais previstas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/96, bem como às Diretrizes Curriculares Nacionais. Para tanto é necessário que entre as competências a serem adquiridas pelos acadêmicos ao longo do curso, estes sejam capazes de: compreender os fenômenos artísticos (eruditos e populares) e tecnológicos ligados à visualidade; Desenvolver a capacidade de analisar criticamente as produções artísticas de sua época e suas aplicações no processo comunicativo; Defender o espaço da arte nas escolas, através da sua atuação competente e transformadora, implementando o processo de democratização do acesso ao conhecimento das manifestações artísticas; Ter consciência da importância do seu papel como educador, e estar preparado para permitir que seus alunos desenvolvam o potencial crítico e criativo. Para tanto é fundamental que o professor de artes graduado nessa Escola seja capaz de ministrar conhecimentos essenciais de Geometria Descritiva, necessários à aprendizagem de Desenho Técnico e demais disciplinas afins. O desenvolvimento de tais aptidões possibilitará ao mesmo desenvolver suas capacidades de criação e representação gráfica. Portanto, a ação conjunta didático-pedagógica de professores e alunos (através da realização do referido projeto de ensino) que demonstrem a utilização da geometria sob uma nova ótica é fundamental à formação integral do professor de artes da UFPel.

Objetivo Geral

a) Promover de modo eficaz conhecimentos fundamentais sobre: Morfologia Geométrica, Construções Geométricas , Método Bi-Projetivo Mongeano, Perspectiva e Sombras e Desenho Técnico. O professor, apoiado pelo(s) acadêmico(s) poderá desenvolver métodos de ensino aprendizagem que possibilitem a construção do conhecimento a partir de experiências, que envolvam acadêmicos em diferentes graus de formação e o docente;
b) Promover a formação integral do aluno de licenciatura em artes capacitando-o, de forma diferenciada e mais qualificada, para o desempenho profissional nos diferentes tipos de escola (médio normal ou técnico);
c) Promover o estudo relativo aos métodos e processos perspectivos, oportunizando o desenvolvimento da imaginação e da sensibilidade criativa, além da produção de material didático;
d) Estimular e desenvolver a atividade reflexiva pela aplicação de conhecimentos de Perspectiva e Sombras, utilizando-os na representação de objetos, cultivando a ordem, a exatidão, a clareza e esmero, equilíbrio, a conformidade lógica e a unidade na representação de trabalhos gráficos;
e) Difundir o uso da tecnologia em sala de aula através de vídeos produzidos e postados no ambiente Moodle e Youtube;
f) Inserir os graduandos da licenciatura em questões de atualização da educação com o uso do recurso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle);
g) Disseminar conhecimento tecnológico nos cursos de licenciatura de forma prática e abrangente;
h) Socializar os cursos de licenciatura em um ambiente possível de interação e troca de conhecimento, através de grupos multidisciplinares (no sentido de cursos diversos participarem das mesmas turmas em oficinas de aplicação dos conteúdos trabalhados).

Justificativa

A participação de alunos dos Cursos da UFPel enquanto monitores de disciplinas que contém os conteúdos pertinentes a sua formação profissional, é de fundamental importância ao seu desenvolvimento intelectual. A possibilidade de ensinar, preparar, apoiado pelo professor responsável pelas disciplinas de desenho, material didático com o uso das TICs e simultaneamente, patrocinar seus estudos (no caso de obter uma bolsa), promove sua atualização, prática docente ao longo de sua carreira acadêmica e permanência no curso, no caso de suas condições financeiras serem desfavoráveis.
No que se refere, aos professores de Geometria, Desenho Técnico e Perspectiva e Sombras será possibilitada uma maior atenção a cada aluno dos primeiros semestres. Considerando que terão o apoio de um universitário no processo de ensino aprendizagem; poderão desenvolver diferentes metodologias, onde se inclui as ferramentas disponibilizadas pelas TICs.
A utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no sistema educativo visa um horizonte de atuação dos professores que não se limita à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera utilização tecnológica escolar, através dos meios informáticos.
As TIC têm um papel fundamental na educação. Elas proporcionam:
• Uma educação atualizada de acordo com uma sociedade que caminha para a total inclusão digital;
• Informação e possibilidade de exercer uma cidadania participativa, crítica e interativa;
• Novas concepções acerca da natureza dos saberes, valorizando o trabalho cooperativo;
• Modernização das vivências e práticas escolares,
• Possibilidades de inovação em investigações cientificas e em desenvolvimento no ensino superior, entre outros.
Desta forma, acredita-se que o desenvolvimento do projeto de ensino: “Descobrindo a Geometria nas Artes Visuais” por professores e alunos da UFPel poderá gerar novas metodologias de ensino, produção bibliográfica e científica pertinente a um tema e relacionado tanto à área artística qua

Metodologia

A representação de objetos tridimensionais por meio de desenhos bidimensionais, utilizando projeções ortogonais, foi idealizada por Gaspar Monge no século XVIII. O sistema de representação criado é denominado Geometria Descritiva. Entretanto, para viabilizar o desenvolvimento industrial e facilitar o exercício da engenharia, foi necessário normalizar uma linguagem que, a nível internacional, simplifica o intercâmbio de informações tecnológicas.
Partindo dos conhecimentos históricos e eficiência do método, o projeto será desenvolvido, basicamente, em três etapas:
1. Preparação de material e treinamento dos monitores (estudantes das licenciaturas, de design digital e/ou engenharia de materiais):
- serão preparados os materiais de apoio para os alunos das disciplinas relacionadas à geometria descritiva, construções geométricas, desenho técnico e perspectivas e sombras. Serão adaptados os ambientes virtuais das disciplinas e definidos CDs com materiais de suporte.
- será executado o treinamento dos monitores pelas coordenadoras do projeto, visando uma colaboração específica de cunho didático – pedagógico e tecnológico (para futuros professores)
2. Serão desenvolvidas atividades didático-pedagógicas pelas coordenadoras do projeto e monitores envolvendo: • Aulas expositivas; • Estudo dirigido; • Oficinas envolvendo, de forma interdisciplinar, os conteúdos desenvolvidos em sala de aula; . Produção científica para publicação em revistas, periódicos e Congressos.
3. Avaliação dos resultados obtidos em termos de rendimento das turmas envolvidas no projeto, críticas, sugestões de novas metodologias de ensino e proposição de ações pedagógicas futuras.

Resultados Esperados

Melhores resultados no desempenho intelectual dos alunos das disciplinas de: Construções Geométricas, Geometria Descritiva, Desenho técnico e Perspectiva e Sombras;
Promoção do desenvolvimento das horas complementares dos acadêmicos de diferentes Cursos da UFPel (exigência para conclusão do curso) de forma muito mais envolvente e geradora de professores melhor capacitados para o desempenho profissional e qualificados para acesso a pós-graduação, se considerada a produção científica a ser gerada ao longo do desenvolvimento do projeto.
Maior interação entre professores e alunos possibilitando a construção de elos mais fortes entre o ensino e a pesquisa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA BATISTA ARAUJO1011/04/201623/12/2016
ANA PAULA SIGA LANGONE4
ANDRÉA DE OLIVEIRA LOPES329/06/201629/06/2016
DAISIANE SANTOS ROBAINA329/06/201629/06/2016
JORDANA DA SILVA CORRÊA3
LETÍCIA DE QUEIROZ MAFFEI3
MELISSA CHRIST ROVERÉ329/06/201629/06/2016
OCTAVIO BELES VIEIRA222/09/201623/12/2016
PRISCILLA PINHEIRO LAMPAZZI303/11/201604/11/2016
RENAN SILVA DO ESPIRITO SANTO418/04/201616/12/2016
ROSEMAR GOMES LEMOS2011/04/201623/12/2016

Página gerada em 25/04/2024 06:41:36 (consulta levou 0.037627s)