Nome do Projeto
Monitoria em Melhoramento Vegetal
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 25/03/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Melhoramento Vegetal
Resumo
O baixo desempenho dos alunos é um dos principais problemas que ocorre no ensino superior. Dessa forma, os programas de monitoria surgem como ferramentas para otimizar o potencial acadêmico. A atividade de monitoria proporciona um espaço adicional de aprendizagem, visando aperfeiçoar a formação pessoal, promover melhorias na qualidade de ensino e proporcionar maior entendimento da área em questão. O discente monitor não precisa apresentar habilidades superiores às dos colegas, mas sim um domínio maior sobre determinada área do conhecimento. O monitor é considerado parte do processo ensino-aprendizagem, sendo capaz de intensificar a relação aluno-professor. Quando o monitor e docente trabalhem juntos, compartilham percepções e ideias, o que possibilita a implementação de ações que favoreçam o ensino-aprendizagem. Além de colaborar com a aprendizagem dos colegas, deve-se levar em consideração que o exercício da monitoria-acadêmica é uma oportunidade para o estudante desenvolver habilidades inerentes à docência e aprofundar conhecimentos na área específica, ou seja, ao mesmo tempo em que ensina, aprende. O desafio atual do docente e do discente monitor é lidar com as ferramentas tecnológicas emergentes no meio acadêmico, e utilizá-las como forma de aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem. A internet acompanhada de redes sociais, sites de geração de conteúdo (blogs/fóruns de discussão) e demais aplicativos se apresentam como um fator limitante durante o processo de ensino em função do desvio de atenção causam nos alunos. Por outro lado, essas tecnologias poderiam ser utilizadas na potencialização da prática de ensinar, ou seja, podem ser aplicadas de forma que desperte nos alunos maior interesse pelo aprendizado. E é nessa perspectiva que essa proposta se insere, buscando um discente monitor para auxiliar os docentes da disciplina de Melhoramento Vegetal na implementação de métodos alternativos de ensino-aprendizagem.

Objetivo Geral

Desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de minimizar as dificuldades no processo de aprendizagem.

Justificativa

A implementação de monitoria em Melhoramento Vegetal para o curso de Agronomia se justifica em função do alto grau de dificuldade encontrado pelos alunos que cursam esta disciplina. Nesse sentido, a disponibilização de monitoria vem a ser uma alternativa para atenuar os problemas oriundos dessas dificuldades, que se caracterizam pelo alto índice de alunos em exame e pelas reprovações. Dessa forma, espera-se que com a monitoria e com novas técnicas de ensino-aprendizagem o conteúdo seja trabalhado de uma forma mais dinâmica, acessível e com revisões frequentes.

Metodologia

O discente que atuará na atividade de monitoria irá desenvolver técnicas didático-pedagógicas para facilitar a aprendizagem dos alunos. Dentre essa técnicas está proposto aulas interativas com utilização de computadores e aplicativos de celular, e ensino a distância através de grupos em redes sociais.
Além da revisão dos conteúdos, o discente monitor auxiliará os alunos em dúvidas da disciplina e trabalhos práticos. Também atuará dando suporte ao professor em tarefas didáticas, como a preparação de aulas e trabalhos, tarefas de pesquisa e extensão referentes a disciplina.
Para que a monitoria seja de alta qualidade, o discente monitor realizará estudos para aprofundar o conhecimento na área de Melhoramento Vegetal.

Resultados Esperados

Melhoria significativa no aproveitamento dos alunos que participarem de aulas de reforço (Monitoria).
Aumento do interesse dos alunos na disciplina de Melhoramento Vegetal.
Diminuição dos índices de evasão e reprovação assim como redução do número de alunos que precisam fazer exame.
Desenvolvimento de habilidades inerentes à docência e o aprofundamento e aperfeiçoamento nos conhecimentos da área específica do discente monitor.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO COSTA DE OLIVEIRA102/05/201616/12/2016
CAMILA PEGORARO802/05/201616/12/2016
LUCIANO CARLOS DA MAIA102/05/201616/12/2016
TIAGO CORAZZA DA ROSA2002/05/201616/12/2016

Página gerada em 24/04/2024 21:10:45 (consulta levou 0.415484s)