Nome do Projeto
Projeto de Qualificação dos Espaços Virtuais e Presenciais da Disciplina de Programação de Computadores
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
03/02/2014 - 19/12/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Linguagens de Programação
Resumo
Este projeto visa qualificar o apoio, na forma de materiais de apoio, tutoria presencial e online, prestado aos estudantes matriculados nas disciplinas de Programação de Computadores e Introdução à Computação dos Cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Controle e Automação da UFPel, contribuindo com a melhoria qualitativa das disciplinas ofertadas. O sucesso deste projeto poderá permitir a ampliação do número de vagas destas disciplinas possibilitando a oferta para outros curso do Centro de Engenharias.

Objetivo Geral

O objetivo principal deste projeto é qualificar os espaços virtuais, de consulta e interação, utilizados pelas disciplinas de Programação de Computadores e Introdução à Computação e ampliar o suporte aos alunos durante as aulas práticas em laboratório das referidas disciplinas.

Justificativa

O tema “programação de computadores” é de extrema relevância no contexto do mundo atual. Os computadores já estão presentes em todas as área do saber e conhecer o funcionamento interno dos programas é vital para o profissional que procura descobrir as oportunidades que são abertas pelas novas tecnologias. No caso específico do Centro de Engenharias da UFPEL, que possui cursos como Engenharia Eletrônica, Controle e Automação, Civil e outras, as novas tecnologias, a computação e a programação de computadores, assim como é a matemática, são componentes fundamentais do currículo dos cursos.

Metodologia

O trabalho será realizado por meio de tutoria presencial, durante as aulas em laboratório, e nos ambientes virtuais (Moodle e Facebook) por acadêmicos voluntários que tenham bom desempenho na disciplina que é pré-requisito (Introdução à Computação) e que demonstraram ter sólidos conhecimentos na Linguagem de Programação “C”.

As disciplinas de Programação de Computadores e Introdução à Computação já contam com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Institucional, que é uma importante ferramenta de aprendizado a distância e/ou apoio a educação presencial. O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), ambiente de aprendizagem desenvolvido exclusivamente com software livre, por Martin Dougiamas em 1999, foi adotado institucionalmente como plataforma de ensino pela UFPel e pela maioria das Universidades Brasileiras.

Os conteúdos da disciplina são organizados em tópicos que estão padronizados da seguinte forma:
- Título e uma breve descrição

- Conteúdos, onde são disponibilizados textos, produzidos pelo professor ou referências externas, vídeos, exemplos de códigos , etc.

- Atividades, onde são disponibilizadas listas de exercícios e fórum de discussão para troca de informações e para permitir que os alunos postem suas dúvidas.

A padronização é importante para que o aluno não se sinta “perdido” no ambiente virtual e consiga, facilmente, localizar a informação desejada.

Além do AVA Moodle, será utilizada rede social Facebook, por meio da ferramenta de grupos. A referida rede social é um ambiente virtual mais natural para os alunos quando comparado com o AVA Moodle. Configura-se em um espaço virtual onde os alunos já se fazem presentes, então a sua utilização na educação pode proporcionar uma aproximação do aluno com os conteúdos das diversas disciplinas de um currículo universitário.

Resultados Esperados

Esperamos que o sucesso deste projeto implique na qualificação do suporte oferecido aos alunos das disciplinas de Programação de Computadores e Introdução à Computação, resultando na melhoria da aprendizagem e também possibilitando a ampliação do número de vagas das referidas disciplinas.

Indicadores, Metas e Resultados

As atividades presenciais de suporte aos alunos durante as aulas práticas ocorrerão nas segundas-feiras das 10h até às 11h40min e das 13h30min até as 15h10min, no laboratório de informática dos Cursos da Engenharia Eletrônica e Engenharia de Controle e Automação; em cada atividade presencial será passada uma lista de presenças, para posterior solicitação de certificados aos participantes. Os horários das atividades online síncronas e assíncronas serão definidas após a aprovação do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CHRISTIANO MARTINO OTERO AVILA403/02/201419/12/2014
CÉSAR AUGUSTO GATTELLI LIMA2010/05/201419/12/2014
RACQUEL KNUST DOMINGUES2010/05/201419/12/2014
REGINA TRILHO OTERO XAVIER1001/05/201419/12/2014

Página gerada em 19/03/2024 06:31:51 (consulta levou 0.093006s)