Nome do Projeto
Atividades experimentais em laboratórios didáticos de ensino médio
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/11/2013 - 01/11/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Física
Resumo
Este projeto visa oferecer aos estudantes do curso de Licenciatura em Física a oportunidade de aquisição de habilidades e experiências extras na preparação e desenvolvimento de atividades experimentais em laboratórios didáticos em nível de ensino médio, enriquecendo com isso a sua formação profissional.

Objetivo Geral

Complementar a formação geral com a aquisição de habilidades extras através da participação no desenvolvimento de atividades experimentais em laboratórios didáticos de ensino médio.

Justificativa

O projeto visa oferecer aos estudantes do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pelotas uma importante oportunidade de complementação na sua formação profissional, envolvendo-os diretamente na elaboração e preparação de atividades práticas de Física experimental, em colaboração com professores de ensino médio. Esse projeto será desenvolvido externamente à UFPEL, em parceria com os professores da coordenadoria de Física do Instituto Federal Sul-Rio-grandense - campus Pelotas (IFSul Pelotas).
A participação dos graduandos em atividades que envolvam a elaboração, montagem, implementação de experimentos e preparação de roteiros para serem aplicados com alunos de ensino médio, além de proporcionar o fortalecimento de suas habilidades nessa área, com o consequente impacto direto em sua formação profissional, pretende propiciar uma maior vivência com o ambiente escolar em nível de ensino médio. Por outro lado, essa colaboração pode contribuir diversificando e incentivando a utilização de experimentos nas atividades docentes de sala de aula, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem.

Metodologia

O projeto será desenvolvido com a participação dos licenciandos em Física na preparação de atividades experimentais em laboratórios didáticos de ensino médio. Em sua execução, o projeto terá a supervisão e o acompanhamento de professores do Curso de Licenciatura em Física da UFPEL, em parceria com professores da Coordenadoria de Física do IFSul Campus Pelotas. A realização do projeto ocorrerá nos laboratórios de Física do IFSul, onde os participantes terão acesso aos equipamentos e kits experimentais, bem como às ferramentas, bancadas e salas de preparação necessários para o desenvolvimento das atividades experimentais. Os estudantes envolvidos deverão atuar na montagem dos experimentos de Física, bem como na elaboração de roteiros para implementação junto dos experimentos. A metodologia também prevê a realização de reuniões para discutir o andamento das atividades e os resultados alcançados. Pretende-se que os estudantes envolvidos adquiram experiência contribuindo diretamente na organização e planejamento das atividades experimentais que serão desenvolvidas.

Resultados Esperados

Espera-se que ao final do projeto os alunos envolvidos possam ter adquirido experiência e maturidade no planejamento e desenvolvimento de atividades experimentais em laboratórios didáticos de Física em nível de ensino médio, aprimorando com isso suas competências e habilidades nessa área, fundamental para a complementação de sua formação docente.

Indicadores, Metas e Resultados

Cabe aqui ressaltar que o envolvimento dos estudantes do curso de Licenciatura em Física da UFPEL ocorrerá exclusivamente na montagem e confecção de experimentos didáticos de Física em nível de ensino médio, não cabendo aos mesmos a aplicação destes experimentos em sala de aula na qualidade de professores, não assumindo, assim, regência de classe. Eventualmente, se solicitado pelo professor da instituição envolvida, os estudantes poderão auxiliar na execução de alguma atividade experimental. Dada a permissão do professor regente da disciplina, é incentivada a participação dos estudantes como expectadores na execução das atividades experimentais propostas junto aos alunos de ensino médio. O projeto visa exclusivamente oferecer uma oportunidade extra aos estudantes do curso de Licenciatura em Física da UFPEL no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades práticas essenciais, através do envolvimento na preparação de atividades de Física experimental.

A partir da aprovação do projeto será feito a seleção dos estudantes, cujo número de vagas será ser definido em conjunto com o IFSul em função da demanda existente na instituição.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FABIO TEIXEIRA DIAS201/11/201301/11/2014
FRANCIELI BITTENCOURT DE ALMEIDA201/11/201301/11/2014
UILSON SCHWANTZ SIAS2
VALDEMAR DAS NEVES VIEIRA201/11/201301/11/2014

Página gerada em 28/03/2024 19:58:21 (consulta levou 0.262633s)