Nome do Projeto
Laboratório Virtual Multilinguagens
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
08/04/2016 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O LVM - Laboratório Virtual Multilinguagens, está ligado ao subprojeto do LAM/LIFE/UFPel, financiado pela CAPES, e visa divulgar a pesquisa em formação docente, bem como a produção de ferramentas para apoio à prática dos licenciandos.
É um projeto que vem sendo implementado desde 2014 na Universidade, possuindo atualmente mais de 80 vídeos de oficinas didáticas gravadas disponíveis em um canal no Youtube, e com o portal do LVM em fase de finalização.
Objetivo Geral
disseminar a produção acadêmica mediante laboratório virtual multilinguagens, através de um site que contenha vídeos de produção, histórico e utilização de jogos e diversos materiais que envolvam matemática, ciências, história, filosofia e materiais para os anos iniciais
Justificativa
O LVM – Laboratório Virtual Multilinguagens possui caráter interdisciplinar, pois visa promover vídeos nos quais são gravadas oficinas didáticas, geradas a partir de produção de material de apoio pedagógico, com orientação para a prática docente envolvendo pesquisa em desenvolvimento infantil, do raciocínio lógico-matemático nos diferentes níveis de ensino, da relação com os processos de aprendizagem de língua estrangeira, bem como nos processos que
envolvam as linguagens artísticas, visuais, teatrais, musicais, de espaço e tempo, ambientais, místicas, filosóficas, históricas, poéticas, corporais, matemáticas, experimentais, verbais e não-verbais, e se justifica pela necessidade de levar a experimentação para a sala de aula, como um recurso de ensino e aprendizagem que vise a compreensão dos conceitos e produção de significados a partir da ação, da experimentação e da reflexão sobre o fazer.
envolvam as linguagens artísticas, visuais, teatrais, musicais, de espaço e tempo, ambientais, místicas, filosóficas, históricas, poéticas, corporais, matemáticas, experimentais, verbais e não-verbais, e se justifica pela necessidade de levar a experimentação para a sala de aula, como um recurso de ensino e aprendizagem que vise a compreensão dos conceitos e produção de significados a partir da ação, da experimentação e da reflexão sobre o fazer.
Metodologia
Reuniões periódicas de elaboração de roteiros;
construção do site;
pesquisa bibliográfica referente a materiais e jogos instrucionais;
elaboração de roteiros;
elaboração de materiais;
filmagem de vídeos;
alocação do site junto ao site da UFPel (wordpress);
alimentação do site com dados de filmagens e materiais instrucionais produzidos;
divulgação à comunidade do site;
ampliação do Canal do Laboratório Virtual Multilinguagens no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCA-z969VXnk9gQqVbN7llcg
construção do site;
pesquisa bibliográfica referente a materiais e jogos instrucionais;
elaboração de roteiros;
elaboração de materiais;
filmagem de vídeos;
alocação do site junto ao site da UFPel (wordpress);
alimentação do site com dados de filmagens e materiais instrucionais produzidos;
divulgação à comunidade do site;
ampliação do Canal do Laboratório Virtual Multilinguagens no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCA-z969VXnk9gQqVbN7llcg
Resultados Esperados
Espera-se que o Laboratório Virtual Multilinguagens sirva de apoio ao planejamento de aulas de estudantes dos cursos de Licenciatura e professores da Educação Básica e do Ensino Superior, bem, como à Comunidade em geral, que se interessar por construção de conceitos de Matemática, Ciências, História, Filosofia e diversas ciências estudadas nos anos iniciais.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto LVM faz parte de uma teia de projetos que se conectam: os participantes do GEPAM solicitam oficinas ao LVM, que as publica no portal e oferta presencialmente através do projeto de extensão Oficinas Multilinguagens, onde as oficinas são testadas e novas versões são gravadas.
As oficinas também são disponibilizadas através de acompanhamento virtual no Moodle aos alunos da Educação a Distância, e a professores das Educação Básica.
As oficinas também são disponibilizadas através de acompanhamento virtual no Moodle aos alunos da Educação a Distância, e a professores das Educação Básica.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE GOULART DA SILVEIRA | 20 | 08/04/2016 | 31/12/2017 |
AMANDA DA ROCHA AZEVEDO | 4 | 08/04/2016 | 31/12/2017 |
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES | 1 | 08/04/2016 | 31/12/2017 |
BERNARDO MATEUS CANTERLE DE MEDEIROS | 20 | 01/10/2017 | 31/12/2017 |
CAMILA ALBRECHT FREITAS | 20 | 01/09/2016 | 16/12/2016 |
FELIPE TRASEL PIZZIO | 20 | 01/09/2016 | 16/12/2016 |
GRAZIELE MÔNICA CARDOZO | 20 | 02/05/2016 | 31/08/2016 |
KAUÃ SOARES DE CARVALHO | 20 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
LIDIANE MACIEL PEREIRA | 8 | 01/06/2016 | 31/12/2017 |
LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ | 2 | 08/04/2016 | 31/12/2017 |
LUCAS ACOSTA CASANOVA | 20 | 02/05/2016 | 31/08/2016 |
RAQUEL DE ALMEIDA ALMEIDA | 10 | 01/06/2016 | 31/12/2017 |
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA | 2 | 08/04/2016 | 31/12/2017 |
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos | 4 | 08/04/2016 | 31/12/2017 |
SILVIA PRIETSCH WENDT | 1 | 08/04/2016 | 31/12/2017 |
THAÍS PHILIPSEN GRUTZMANN | 1 | 08/04/2016 | 31/12/2017 |
WILLIAM LEONARDO PEIXOTO PEREIRA | 2 | 08/04/2016 | 31/12/2017 |