Nome do Projeto
Projeto para orientação conjunta de alunos em TCC: APLICAÇÃO DE MODELOS DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS E INOVAÇÃO
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/04/2016 - 31/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Produção - Desenvolvimento de Produto
Resumo
Propomos neste projeto uma parceria entre dois cursos de bacharelado em Engenharias da UFPel : Engenharia de Produção e Engenharia de Materiais para orientação conjunta de seus alunos nas disciplinas de TCC1 e TCC2. Objetivamos aplicar os modelos de Desenvolvimento de Novos Produtos integrando o conceito de Inovação no Desenvolvimento de Novo Produto, vistos nas disciplinas curriculares Engenharia do Produto I e II, do curso de Engenharia de Produção em pesquisas recentes da Engenharia de Materiais. Dessa forma, os alunos de ambos os cursos poderão propor e investigar em seus TCCs temas envolvendo Inovação e Desenvolvimento de Produtos aplicados a potenciais produtos oriundos de pesquisas atuais realizadas nos cursos de Graduação e Pos graduação em Engenharia de Materiais da UFPel. A orientação dos alunos em TCC 1 e TCC 2 interessados por temas propostos nas áreas deste projeto ocorrerá de forma conjunta entre os professores Ariane Ferreira Porto Rosa, do curso de Engenharia de Produção e Cesar Avellaneda, do curso de Engenharia de Materiais. Este Projeto de Ensino está centrado nas aplicações de modelos para o desenvolvimento de produto, integrando o conceito de Inovação no Desenvolvimento de Novo Produto. Como tema de TCC 1 e TCC 2 o aluno poderá, por exemplo, usar um modelo de Processo de Desenvolvimento de Produto, adaptado da lituratura, como guia para o desenvolvimento do produto oriundo das pesquisas em Engenharia de Materiais, passando por todas as etapas do planejamento incluindo o projeto detalhado do produto e a preparação da produção. Alem disso poderão ser estudados também aspectos relacionados ao potencial inovador do produto no mercado.

Objetivo Geral


Orientar de forma conjunta alunos matriculados nas disciplinas de TCCs dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de materiais interessados em realizar seus trabalhos na área de Desenvolvimento de Produtos.

Justificativa

O desenvolvimento de novos produtos é um processo cada vez mais critico para a competitividade das empresas devido a crescente internacionalização dos mercados, aumento da diversidade e variedade de produtos e redução de ciclo de vida dos produtos no mercado. Novos produtos devem ser desenvolvidos para atender segmentos específicos de mercado, incorporar novas tecnologias, se integrar a outros produtos e usos e ainda se adequar às restrições legais.
Adionado ao contexto exposto acima, vivemos atualmente a mudança do paradigma da Flexibilidade/Rapidez para o paradigma da Inovação. No primeiro, a competitividade das empresas estava embasada na diversificação dos produtos aliada às elevadas exigências de qualidade e à necessidade de introdução constante de novos produtos com freqüência e rapidez no mercado. Atualmente no paradigma da inovação o objetivo do PDP amplia-se em busca das soluções de inovação com foco estratégico na criatividade e no mercado globalizado onde os relacionamentos inter empresas intensificam-se.
Nesse contexto, aliar as competências adquiridas ao longo da formação em Engenharia de Produção e o potencial inovador dos produtos oriundos de novos materiais e processos desenvolvidos na Engenharia de Materiais poderá originar oportunidades de novos assuntos para Trabalhos de Conclusão de Curso para alunos de ambos os cursos.

Metodologia

Serão realizadas reuniões de orientações semanais do aluno com os professores orientadores.
Os alunos serão orientados a realizar o trabalho a partir de pesquisas em fontes bibliográficas disponíveis na literatura sobre o Modelos de PDP e suas ferramentas. As pesquisas serão realizadas nas publicações: livros, artigos científicos em periódicos e internet. Em posse destas referências, será realizada uma revisão bibliográfica com visões de diferentes autores, com o intuito de apurar os conceitos e conhecimentos acerca dos assuntos abordados no projeto.

Resultados Esperados

Espera-se que este projeto abra amplas possibilidades de colaboração:
• Contribua de forma positiva para a aplicação dos conceitos vistos nas disciplinas de ambos os cursos na realização do TCC;
• Contribua para orientações de alunos de ambos os cursos em trabalhos inovadores e aplicados;
• Auxilie no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos nas áreas de Desenvolvimento de Novos Produtos integrando o conceito de Inovação no Desenvolvimento de Novo Produto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARIANE FERREIRA PORTO ROSA211/04/201631/12/2016
CESAR ANTONIO OROPESA AVELLANEDA111/04/201631/12/2016
VITOR DOS SANTOS CINTRA LIMA111/04/201631/12/2016

Página gerada em 25/04/2024 16:31:08 (consulta levou 0.042924s)