Nome do Projeto
Monitoria para o Curso Licenciatura em Matemática a Distância
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 31/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Resumo
O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD) é oferecido pela UFPel desde 2008 a cidades do estado do Rio Grande do Sul. A última turma regular em andamento está sendo oferecida em quatro cidades: Arroio dos Ratos, Balneário Pinhal, Novo Hamburgo e Cruz Alta. Além dos alunos destas 4 turmas, existem estudantes de outros polos que deveriam ter concluído o curso regularmente em 2015/2 mas que ainda têm pendências em alguns eixos, totalizando 99 alunos.
O CLMD tem um currículo diferenciado dos cursos de Licenciatura em Matemática presencial diurno e noturno, pois os conteúdos são trabalhadas de forma conjunta em um único eixo durante o semestre letivo. Atualmente são oferecidos os seguintes eixos visando atender os alunos regulares dos quatro polos e também os alunos de turmas anteriores que ainda não concluíram o curso:
- eixo Geometria Tratamento Analítico, eixo Modelagem, eixo Ideias da Álgebra, eixo Números, eixo Relações Numéricas, eixo Geometria espaço e forma, eixo Álgebra Funcional sendo que cada eixo corresponde a 20 créditos e 20 horas-aulas semanais.
Objetivo Geral
Atender os alunos do CLMD a distância nos quatro polos regulares e nos demais polos que ainda têm alunos que não concluíram o curso.
Justificativa
Até o final de 2015, o curso recebia recursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) por meio de bolsas para professores tutores que faziam o atendimento a distância dos alunos. A partir de 2016 as bolsas foram sustadas com o consequente afastamento de todos os tutores a distância. Atualmente permanecem somente 4 tutores presenciais que auxiliam os alunos nos polos onde ainda tem alunos regulares.
Como as bolsas para professores também foram sustadas, somente 3 professores estão ministrando todos eixos ofertados (20 horas cada um).
Para o atendimento das turmas em andamento são necessários alunos-monitores para substituir os tutores que foram desligados e auxiliar os professores.
Como as bolsas para professores também foram sustadas, somente 3 professores estão ministrando todos eixos ofertados (20 horas cada um).
Para o atendimento das turmas em andamento são necessários alunos-monitores para substituir os tutores que foram desligados e auxiliar os professores.
Metodologia
Os alunos bolsistas serão selecionados entre os alunos dos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática (04) e Física (01), preferencialmente que estejam cursando a partir do quarto semestre curricular.
Estes alunos receberão formação inicial para uso das tecnologias utilizadas no CLMD para atendimento aos alunos a distância, versando sobre o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e webinários.
Os alunos bolsistas atuarão como monitores auxiliando os professores que ministrarão os eixos do currículo e atendimento online dos estudantes.
Estes alunos receberão formação inicial para uso das tecnologias utilizadas no CLMD para atendimento aos alunos a distância, versando sobre o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e webinários.
Os alunos bolsistas atuarão como monitores auxiliando os professores que ministrarão os eixos do currículo e atendimento online dos estudantes.
Resultados Esperados
Espera-se que o trabalho conjunto dos monitores (alunos presenciais) e alunos a distância auxilie na formação dos envolvidos. Ou seja, os alunos dos cursos presenciais serão familiarizados com as tecnologias da educação a distância e os alunos do curso de Matemática a distância terão auxílio no aprendizado dos conteúdos matemáticos e físicos.
Indicadores, Metas e Resultados
Será a primeira vez que os alunos dos cursos presenciais se envolverão com a formação dos alunos a distância e esta aproximação trará benefícios a ambas as modalidades envolvidas: possibilitará aos estudantes que atuarão como monitores a formação para utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) de forma efetiva e aos alunos a distância conhecer a realidade dos cursos presenciais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE GOULART DA SILVEIRA | 20 | 02/05/2016 | 31/12/2016 |
AMALIA GISLAINE PRATES HEBERLE | 20 | 02/05/2016 | 31/12/2016 |
LARISSA LOPES MUSSOLINI | 20 | 01/06/2016 | 21/12/2016 |
LETÍCIA MACHADO KAUFMANN | 20 | 02/05/2016 | 31/05/2016 |
MARCIA ESTELA ARGUELLES LUPI | 20 | 02/05/2016 | 31/12/2016 |
PHILIPPE RIEFFEL BREIDE | 2 | 02/05/2016 | 31/12/2016 |
ROZANE DA SILVEIRA ALVES | 2 | 02/05/2016 | 31/12/2016 |
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos | 2 | 02/05/2016 | 31/12/2016 |
Thais Philipsen Grutzmann | 2 | 02/05/2016 | 31/12/2016 |
Veronick Rezende Silveira | 20 | 02/05/2016 | 30/09/2016 |
WILLIAM LEONARDO PEIXOTO PEREIRA | 20 | 01/10/2016 | 31/12/2016 |