Nome do Projeto
Monitoria para o Curso Licenciatura em Matemática a Distância
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 31/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Resumo
O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD) é oferecido pela UFPel desde 2008 a cidades do estado do Rio Grande do Sul. A última turma regular em andamento está sendo oferecida em quatro cidades: Arroio dos Ratos, Balneário Pinhal, Novo Hamburgo e Cruz Alta. Além dos alunos destas 4 turmas, existem estudantes de outros polos que deveriam ter concluído o curso regularmente em 2015/2 mas que ainda têm pendências em alguns eixos, totalizando 99 alunos. O CLMD tem um currículo diferenciado dos cursos de Licenciatura em Matemática presencial diurno e noturno, pois os conteúdos são trabalhadas de forma conjunta em um único eixo durante o semestre letivo. Atualmente são oferecidos os seguintes eixos visando atender os alunos regulares dos quatro polos e também os alunos de turmas anteriores que ainda não concluíram o curso: - eixo Geometria Tratamento Analítico, eixo Modelagem, eixo Ideias da Álgebra, eixo Números, eixo Relações Numéricas, eixo Geometria espaço e forma, eixo Álgebra Funcional sendo que cada eixo corresponde a 20 créditos e 20 horas-aulas semanais.

Objetivo Geral

Atender os alunos do CLMD a distância nos quatro polos regulares e nos demais polos que ainda têm alunos que não concluíram o curso.

Justificativa

Até o final de 2015, o curso recebia recursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) por meio de bolsas para professores tutores que faziam o atendimento a distância dos alunos. A partir de 2016 as bolsas foram sustadas com o consequente afastamento de todos os tutores a distância. Atualmente permanecem somente 4 tutores presenciais que auxiliam os alunos nos polos onde ainda tem alunos regulares.
Como as bolsas para professores também foram sustadas, somente 3 professores estão ministrando todos eixos ofertados (20 horas cada um).
Para o atendimento das turmas em andamento são necessários alunos-monitores para substituir os tutores que foram desligados e auxiliar os professores.

Metodologia

Os alunos bolsistas serão selecionados entre os alunos dos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática (04) e Física (01), preferencialmente que estejam cursando a partir do quarto semestre curricular.
Estes alunos receberão formação inicial para uso das tecnologias utilizadas no CLMD para atendimento aos alunos a distância, versando sobre o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e webinários.
Os alunos bolsistas atuarão como monitores auxiliando os professores que ministrarão os eixos do currículo e atendimento online dos estudantes.

Resultados Esperados

Espera-se que o trabalho conjunto dos monitores (alunos presenciais) e alunos a distância auxilie na formação dos envolvidos. Ou seja, os alunos dos cursos presenciais serão familiarizados com as tecnologias da educação a distância e os alunos do curso de Matemática a distância terão auxílio no aprendizado dos conteúdos matemáticos e físicos.

Indicadores, Metas e Resultados

Será a primeira vez que os alunos dos cursos presenciais se envolverão com a formação dos alunos a distância e esta aproximação trará benefícios a ambas as modalidades envolvidas: possibilitará aos estudantes que atuarão como monitores a formação para utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) de forma efetiva e aos alunos a distância conhecer a realidade dos cursos presenciais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE GOULART DA SILVEIRA2002/05/201631/12/2016
AMALIA GISLAINE PRATES HEBERLE2002/05/201631/12/2016
LARISSA LOPES MUSSOLINI2001/06/201621/12/2016
LETÍCIA MACHADO KAUFMANN2002/05/201631/05/2016
MARCIA ESTELA ARGUELLES LUPI2002/05/201631/12/2016
PHILIPPE RIEFFEL BREIDE202/05/201631/12/2016
ROZANE DA SILVEIRA ALVES202/05/201631/12/2016
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos202/05/201631/12/2016
Thais Philipsen Grutzmann202/05/201631/12/2016
Veronick Rezende Silveira2002/05/201630/09/2016
WILLIAM LEONARDO PEIXOTO PEREIRA2001/10/201631/12/2016

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