Nome do Projeto
Práticas de campo e laboratório para estudantes da disciplina "Arqueologia e acervos museais
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
17/05/2016 - 05/07/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Museologia
Resumo
O trabalho dos arqueólogos é habitualmente caracterizado por três etapas peculiares (BAHN; RENFREW 1998; MOBERG 1986; GALLAY 1986; FUNARI 2003): a pesquisa de campo (prospecção e escavação), a pesquisa laboratorial (curadoria, análise e restauro dos materiais coletados) e a pesquisa de gabinete (levantamento de bibliografia e fontes escritas, estudo interpretativo e preparação das publicações). Entretanto, disciplinas de Arqueologia ministradas a estudantes de outras áreas de conhecimento (dentre as quais a Museologia) têm por tradição o caráter de disciplina teórica, se limitando a uma apresentação restrita à etapa final do longo processo de produção do conhecimento arqueológico, ou, quando muito, de uma apresentação meramente discursiva e fotográfica das atividades essenciais de campo e laboratório. Com o propósito de demover o programa da disciplina “Arqueologia e Acervos Museais” desta condição, o presente projeto pretende proporcionar vivências em campo e laboratório em projetos de pesquisa arqueológica.
Objetivo Geral
proporcionar vivências de campo e laboratório arqueológicos a graduandos em Museologia, reaproximando estes estudantes de uma área de pesquisas cuja relação com a Museologia é recorrente e relevante.
Justificativa
O projeto se justifica pela instrução de futuros museólogos nas necessidades práticas e objetivos comuns ao exercício da Arqueologia, desde a exumação de artefatos até a publicação científica, por um lado, e a musealização de sítios e vestígios mobiliários, por outro.
Além de permitir a reaproximação de duas áreas de interesse teoricamente indissociáveis, as vivências propostas neste projeto visam sensibilizar futuros gestores do patrimônio arqueológico para as necessidades da pesquisa arqueológica e para os desafios característicos da produção de conhecimento em Arqueologia.
Num longo prazo, as experiências de campo e laboratório realizadas podem vir a favorecer a interdisciplinaridade e projetos de musealização que não se restrinjam às coleções já curadas e estudadas, muitas vezes abandonadas em alguma reserva técnica. Tais exercícios valorizam a atuação do museólogo em circunstâncias múltiplas, para além dos limites físicos do museu.
Além de permitir a reaproximação de duas áreas de interesse teoricamente indissociáveis, as vivências propostas neste projeto visam sensibilizar futuros gestores do patrimônio arqueológico para as necessidades da pesquisa arqueológica e para os desafios característicos da produção de conhecimento em Arqueologia.
Num longo prazo, as experiências de campo e laboratório realizadas podem vir a favorecer a interdisciplinaridade e projetos de musealização que não se restrinjam às coleções já curadas e estudadas, muitas vezes abandonadas em alguma reserva técnica. Tais exercícios valorizam a atuação do museólogo em circunstâncias múltiplas, para além dos limites físicos do museu.
Metodologia
inserção dos estudantes em atividades corriqueiras de campo e laboratório, tais como a escavação e o registro de circunstâncias de achado, em campo, e a lavagem, numeração e documentação prévia de achados em laboratório.
Os objetivos de programas de pesquisa arqueológica em andamento são compartilhados com os estudantes participantes do projeto e os mesmos são convidados a discutir estratégias de intervenção e de curadoria, bem como as possíveis contribuições da museologia para a gestão do patrimônio arqueológico e para a interpretação de vestígios e sítios arqueológicos. Tais contribuições ou interferências são possibilitadas pelo conhecimento conceitual e histórico ministrado em sala de aula, na disciplina de “Arqueologia e Acervos Museais”, e também noutras disciplinas do bacharelado em Museologia.
Os objetivos de programas de pesquisa arqueológica em andamento são compartilhados com os estudantes participantes do projeto e os mesmos são convidados a discutir estratégias de intervenção e de curadoria, bem como as possíveis contribuições da museologia para a gestão do patrimônio arqueológico e para a interpretação de vestígios e sítios arqueológicos. Tais contribuições ou interferências são possibilitadas pelo conhecimento conceitual e histórico ministrado em sala de aula, na disciplina de “Arqueologia e Acervos Museais”, e também noutras disciplinas do bacharelado em Museologia.
Resultados Esperados
vivência das diferentes etapas de produção do conhecimento arqueológico; constituição de uma “imaginação arqueológica” (GAMBLE 2002) mediante problemas inerentes às situações rotineiras da prática de pesquisa; compreensão das necessidades desta especialidade de estudos, bem como das relações necessárias com as práticas museológicas.
Indicadores, Metas e Resultados
Não há vínculo nenhum entre o pré-projeto de musealização desse projeto de ensino e as avaliações regulares da disciplina. Nenhum aluno matriculado no curso teórico é obrigado a frequentar as atividades práticas deste projeto, todas elas agendadas fora do horário regular de aula.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA MARTINS ALVARIZA | 3 | 17/05/2016 | 05/07/2016 |
ANA PAULA ESCOUTO DOS SANTOS | 3 | 17/05/2016 | 05/07/2016 |
BRUNA LUIZI MACHADO DURAN | 3 | 17/05/2016 | 05/07/2016 |
CAIO NOGUEIRA GHIRARDELLO | 3 | 17/05/2016 | 05/07/2016 |
CAROLINA DA MOTTA TAVARES | 3 | 17/05/2016 | 05/07/2016 |
JAIME MUJICA SALLES | 4 | 17/05/2016 | 05/07/2016 |
LUCIA HELENA FIALHO PEREIRA DA SILVEIRA | 3 | 17/05/2016 | 05/07/2016 |
MARIANGELA CRISTINA ALVES DOS SANTOS | 3 | 17/05/2016 | 05/07/2016 |
PEDRO LUIS MACHADO SANCHES | 8 | 17/05/2016 | 05/07/2016 |
ROCHELE VALENTE MOURA | 3 | 17/05/2016 | 05/07/2016 |
Rafael Teixeira Chaves | 3 | 17/05/2016 | 05/07/2016 |
ÂNDERSON MOREIRA PASSOS | 3 | 17/05/2016 | 05/07/2016 |