Nome do Projeto
Monitoria em Fruticultura
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia
Resumo
O processo de aprendizagem é facilitado através de atividades que garantam uma aproximação entre aluno e professor. O exercício da monitoria-acadêmica é uma oportunidade para o estudante desenvolver habilidades inerentes à docência, aprofundar conhecimentos na área específica e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo minimizar as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, habilitar os alunos às atividades práticas corriqueiras de um pomar e ao mesmo tempo gerar oportunidade para que o aluno monitor exerça outras formas de envolvimento acadêmico.

Justificativa

A implementação da monitoria na disciplina de Fruticultura é necessária devido ao grande interesse demonstrado pelos alunos durante as aulas práticas. Portanto, pode se tornar uma alternativa para atender à demanda dos alunos pelas inúmeras atividades práticas que são necessárias no pomar do Centro Agropecuário da Palma, abordando a disciplina de uma forma mais dinâmica e interessante aos alunos. O monitor poderia auxiliar o professor em suas atividades cotidianas de forma expressiva em todas as etapas do processo didático-pedagógico, ao mesmo tempo em que proporcionaria ao aluno a possibilidade de ampliar o conhecimento em dada área, despertar o interesse para a docência e a desenvolver suas aptidões e habilidades no campo do ensino.

Metodologia

O aluno monitor auxiliará os alunos cursando a disciplina de Fruticultura principalmente em atividades e trabalhos práticos.
Além disso, auxiliará o professor em tarefas didáticas, como a preparação de aulas e trabalhos, tarefas de pesquisa e extensão referentes à disciplina.
O aluno monitor também realizará estudos para aprofundar o conhecimento na área de Fruticultura

Resultados Esperados

Maior interesse e inserção dos alunos nas atividades práticas da disciplina de Fruticultura.
Oportunidade para o estudante-monitor desenvolver habilidades inerentes à docência (acompanhado pelo coordenador do projeto de ensino), aprofundar conhecimentos na área específica e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Desenvolver habilidades práticas nos alunos relacionadas às atividades rotineiras de pomares.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MARCELO BARBOSA MALGARIM202/05/201616/12/2016
PAULO CELSO DE MELLO FARIAS1002/05/201616/12/2016

Página gerada em 28/03/2024 16:14:46 (consulta levou 0.477329s)