Nome do Projeto
História e Teoria das Imagens: Diálogos entre Arte e Natureza
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
14/04/2016 - 31/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Teoria da Arte
Resumo
As últimas décadas do século XX testemunharam um interesse cada vez maior de pesquisadores do campo das artes visuais na representação da natureza. Num primeiro movimento foram retomados os estudos sobre artistas que tiveram sua produção marcada pela pintura e pela fotografia de paisagem. Por outro lado, produções identificadas como contemporâneas, que proliferaram em diversos países a partir dos anos de 1960, acentuaram o interesse de inúmeros artistas por temáticas relacionadas ao meio ambiente, mas afastadas das antigas poéticas sobre a paisagem. Já no campo da educação, discussões sobre a importância do pensamento crítico sobre os usos que fazemos dos recursos naturais e dos tipos de subjetividades que tem sido produzidas sob a lógica do consumo capitalista e da objetificação do meio e dos sujeitos também se mostram de extrema importância.

Objetivo Geral

Investigar os discursos produzidos no campo da arte tendo como foco perspectivas distintas da representação da natureza, assim como, articular tais reflexões com o processo de ensino/aprendizagem que atravessa o campo da formação em artes visuais mediado por relações estabelecidas a partir da Teoria das Imagens e da Educação.

Justificativa

Associado a percepção de unicidade dos sujeitos com o meio ambiente e percebendo a importância dos discursos sobre a natureza produzidos no campo da cultura, mais especificamente no meio artístico, o projeto se justifica por sua capacidade de integrar diversas possibilidades de conhecimento a partir da compreensão da produção, circulação e recepção de discursos imagéticos associados à paisagem. Além das possibilidades de trabalho de questões ambientais a partir do campo da arte, aparece como importante justificativa do projeto a inserção cada vez maior de imagens oriundas desse universo no cotidiano dos sujeitos. Tais imagens já não estão restritas a museus e galerias frequentados somente por especialistas e iniciados, exemplo disso são as enormes filas que se formam de maneira corriqueira para a visita a exposições em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, assim como as iniciativas gigantescas em investimento financeiro, publicitário e educativo que se constituem as Bienais de São Paulo e do Mercosul. Faz-se necessário compreender as regularidades discursivas que se apresentam sob a forma de imagens e, mais especificamente, sob a forma de imagens que representam a natureza a partir de composições relacionadas à paisagem e a intervenção de mulheres e homens nesse meio. É importante destacar ainda que temáticas relacionadas ao embate entre natureza e cultura e formação de sujeitos a partir de tais discursos atravessam as disciplinas de Cultura Brasileira, Arte e Cultura na América Latina e Teorias da Arte e da Comunicação, tendo em vista a forte presença de representações da natureza no processo de formação da identidade nacional do Brasil e de outros países da América Latina.

Metodologia

Serão realizados encontros semanais para leitura de textos, pesquisa e análise de imagens.
A partir de uma abordagem cartográfica serão investigados artistas situados nos séculos XVI, XIX e contemporâneos que tenham na representação do meio ambiente sua temática principal. Também será realizada uma investigação bibliográfica em busca de autores e conceitos que possibilitem uma abordagem adequada da temática pesquisada.

Resultados Esperados

Espera-se que durante o projeto os alunas e alunos consigam aprofundar seus conhecimentos sobre a relação teórica e prática no campo da educação dos conceitos de natureza e cultura sendo capazes de criar estratégias de aplicação desses conhecimentos em diversos âmbitos de atuação, incluindo experiências em sala de aula, seja nos estágios orientados ou em outras oportunidades.
Espera-se também que seja possível realizar publicações que apresentem de forma reflexiva as ações e discussões
ocorridas durante o projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DELGADO RIBEIRO DE SOUZA2001/05/201631/12/2016
CAROLINE LEAL BONILHA214/04/201631/12/2016
LAURA OLIVEIRA DA SILVA414/04/201631/12/2016
LUAN FARIAS BJERK414/04/201631/12/2016
MAIRIN JORDANE RUTZ2014/04/201631/12/2016
MARIANE D´AVILA ROSENTHAL414/04/201631/12/2016
RAQUEL CASANOVA DOS SANTOS WREGE414/04/201631/12/2016

Página gerada em 29/03/2024 05:35:20 (consulta levou 0.026195s)