Nome do Projeto
Animação experimental: explorando técnicas e tecnologias
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/04/2016 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Resumo
O presente projeto de ensino objetiva incluir os estudantes bolsistas nas práticas de docência relacionadas as disciplinas:
:: 2016-1:
. Introdução a Animação (4h/4c) 0110160
. Imagem Digital I (2h/2c) D000224
. Storyboard (4h/4c) 0110170
. Modelagem Tridimensional de Personagens (4h/4c) 1440194 . Modelagem Geométrica e Visual (4h/4c) 0110208
. Pós Produção em Animação (4h/4c) 1440035
:: 2016-2
. Animação 2D (6h/6c) D000234
. Imagem Digital II (4h/4c) 1440153
. História da Animação (4h/4c) D00236
. Animação 3D (4h/4c) 0110302
Objetivo Geral
Sistematizar a metodologia aplicada nas disciplinas da área de animação (curso Cinema de Animação) a partir do transdisciplinaridade operacionalizada pela integração do cronograma presente nos planos de ensino.
Justificativa
A relevância da presença de um monitor de iniciação a docência se justifica pela necessidade de preparo de profissionais também para esta área de atual (embora o curso seja bacharelado) bem como no aperfeiçoamento do planejamento e práticas das disciplinas mencionadas uma vez que o diálogo direto com o discente possibilidade ampliar o horizonte de compreensão do docente.
Metodologia
O trabalho de monitoria a ser desenvolvido pelo bolsista de iniciação a docência compreende a seguinte metodologia: . reuniões semanais de planejamento do trabalho a ser desenvolvido, observando as demandas de curto e médio prazo;
. reuniões semanais de orientação e acompanhamento do trabalho desenvolvido pelo bolsista;
. atuação no período das aulas no contato direto com o docente e os demais discentes;
. atuação em períodos extra-classe visando o acompanhamento dos estudantes que manifestarem esta necessidade;
. encontros semanais de estudos sobre experimentação de novas técnicas e tecnologias a serem aplicadas no campos de ensino-aprendizagem do cinema de animação.
. reuniões semanais de orientação e acompanhamento do trabalho desenvolvido pelo bolsista;
. atuação no período das aulas no contato direto com o docente e os demais discentes;
. atuação em períodos extra-classe visando o acompanhamento dos estudantes que manifestarem esta necessidade;
. encontros semanais de estudos sobre experimentação de novas técnicas e tecnologias a serem aplicadas no campos de ensino-aprendizagem do cinema de animação.
Resultados Esperados
. Melhoria na qualificação do processo ensino-aprendizagem a partir de uma abordagem mais ampla que contempla uma dedicação individual aos discentes, tanto em sala de aula como em períodos extra-classe.
. Ampliação o envolvimento dos discentes com as atividades acadêmicas no período extra-classe, na medida da disponibilidade e interesse manifestado por eles.
. Redução do desnivelamento das capacidades e habilidades técnicas necessárias ao cinema de animação e já identificado entre os discentes de uma mesma turma ou grupo de trabalho.
. Ampliação o envolvimento dos discentes com as atividades acadêmicas no período extra-classe, na medida da disponibilidade e interesse manifestado por eles.
. Redução do desnivelamento das capacidades e habilidades técnicas necessárias ao cinema de animação e já identificado entre os discentes de uma mesma turma ou grupo de trabalho.
Indicadores, Metas e Resultados
Nos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015 contamos com bolsista de monitoria neste formato e demonstrou todos os envolvidos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRE LUIS PORTO MACEDO | 3 | 15/04/2016 | 16/12/2016 |
CARLA SCHNEIDER | 8 | 15/04/2016 | 16/12/2016 |
CESAR WILLIAM BOLETTI | 20 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
GERSON RIOS LEME | 1 | 22/04/2016 | 16/12/2016 |
GISSELE AZEVEDO CARDOZO | 1 | 15/04/2016 | 16/12/2016 |
MURILO DA COSTA JARDIM | 5 | 25/04/2016 | 20/06/2016 |
STEFANO ALVES ROSA | 20 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
VIVIAN HERZOG | 1 | 15/04/2016 | 16/12/2016 |