Nome do Projeto
PRÁTICA DE CANÇÃO DE CÂMARA PARA ALUNOS DE LICENCIATURA EM MÚSICA
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/04/2016 - 08/07/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
O Curso de Música - Licenciatura - na atual configuração da grade curricular, estabelecida como parte da reforma do Projeto Político Pedagógico - oferece como disciplinas obrigatórias e coletivas, em vista da formação vocal básica dos graduandos, apenas as de Técnica Vocal I e II, ambas com quatro créditos, no primeiro e segundo semestres do Curso, as quais constituem a base para as disciplinas de Laboratório Coral I e II, oferecidas nos semestres subsequentes. A possibilidade de uma formação técnica e artístico-vocal mais aprimorada, bastante desejável para o desempenho do futuro educador musical em sala de aula, é prevista através de disciplinas optativas ou projetos de ensino, conforme a disponibilidade de carga horária dos professores da área de voz. Nessa proposta, a aquisição de recursos para a prática da canção de câmara é particularmente desejável, considerada a alta elaboração que tal gênero desenvolveu historicamente, sua associação com a melhor produção poética das diferentes culturas, e sua proximidade estilística com a mesma canção popular - a qual, muitas vezes, lhe serve de base e inspiração.

Objetivo Geral

Desenvolver e apresentar com os participantes repertório de canção de câmara em língua espanhola como formação artístico-performática complementar à formação vocal básica dos futuros educadores musicais, alunos do Curso de Música - Licenciatura.

Justificativa

Pelo estabelecimento da nova grade curricular, vigente a partir do presente semestre, as disciplinas de Instrumento Principal ou Suplementar - Canto I e II passam a se equiparar à nova disciplina de Técnica Vocal I e, as de Instrumento Suplementar Canto III e IV, à de Técnica Vocal II. Com isso, os alunos que cursaram no segundo período de 2015 o Instrumento Principal ou Suplementar Canto II, ficarão privados de um espaço de prática vocal durante o primeiro período de 2016, dada a impossibilidade de oferecer as disciplinas da antiga grade até que todos as tenham concluído - pelo que optou-se pela equivalência e extinção "súbita" das disciplinas da antiga grade. Planejou-se, entretanto, preencher essa lacuna através de diferentes projetos de ensino, dentro das possibilidades de carga horária dos dois docentes da área - um, efetivo, outro, substituto - mas, também, atendendo à diferença de perfil vocal que, ao longo do trabalho, os alunos vão desenvolvendo e revelando, mais afeito a este ou àquele gênero vocal. No caso deste projeto, envolvendo especificamente a canção de câmara em sua vertente em língua espanhola, também está aberto à participação de alunos que já concluíram o ciclo das disciplinas vocais ou tiveram outras experiências de qualificação na área, como referência e estímulo aos neófitos no gênero camerístico. Tais circunstâncias levaram a realizar uma escolha dos participantes via convite do coordenador, de modo a encaixarem-se no perfil necessário à boa realização do repertório em vista, limitado, entretanto, à escassa carga horária disponível do ministrante e colaboradores, incluída a seleção e estudo do repertório a ser abordado.

Metodologia

- Exercícios de técnica vocal desenvolvidos individualmente, porém em encontros coletivos, como recurso indireto de formação didática dos alunos.
- Exemplificação prática por parte dos professores ministrante e colaboradores das especificidades estilísticas envolvidas no repertório em foco.
- Ilustração através de gravações e vídeos de reconhecidos intérpretes do gênero, como estímulo à crítica e debate.

Resultados Esperados

- Capacitação dos alunos como estímulo ao surgimento de alunos interessados na continuidade deste ou de outros projetos similares, envolvendo a prática de música vocal erudita no Curso de Licenciatura.

- Apresentação do resultado à comunidade através de recital didático, podendo ser estendido a outros projetos, em escolas e outros ambientes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JONAS KLUG DA SILVEIRA415/04/201608/07/2016
LUANA MEDINA DE BARROS215/04/201608/07/2016
NERY ANDRE BORGES DE OLIVEIRA215/04/201608/07/2016
ROSALIA GARCIA HERNANDEZ215/04/201608/07/2016

Página gerada em 24/04/2024 10:09:25 (consulta levou 0.054230s)