Nome do Projeto
Apoio ao ensino de graduação na área de recursos hídricos da FAEM
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 04/04/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Resumo
As disciplinas da área de recursos hídricos do Curso de Agronomia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel compreendem Hidrologia (2º semestre), Hidráulica (5º semestre) e Irrigação e Drenagem (6º semestre). Estas disciplinas envolvem o atendimento a um grande número de estudantes (em torno de 250 por semestre). Também envolvem a realização de aulas práticas e de exercícios, bem como a realização de atividades extra classe, nas quais os estudantes evidenciam dificuldades no seu desenvolvimento, especialmente no que se refere à utilização de conhecimentos básicos. A carga horária elevada e a grande quantidade de estudantes atendidos, tornam essencial o envolvimento de estudantes que atuem como monitores, auxiliando no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

Objetivo Geral

Melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, nas disciplinas da área de recursos hídricos do Curso de Agronomia.

Justificativa

Apesar dos esforços empreendidos, nas turmas de graduação, onde são atendidos cerca de 250 estudantes por semestre, têm sido registrados índices de 20% de reprovação e 25% de retenção em Hidrologia (2º semestre), 12% de reprovação e 15% de retenção em Hidráulica (5º semestre) e 8% de reprovação e 10% de retenção em Irrigação e Drenagem (6º semestre).
Os componentes curriculares dizem respeito a aplicações da engenharia à agronomia, fazendo uso tanto de conhecimentos básicos de cálculo e física, como conhecimentos mais avançados de engenharia. Esta característica exige dedicação dos alunos no desenvolvimento de atividades extraclasse, como visitas ao laboratório e resolução de listas de exercícios. Já é prática corrente estimular, entre os alunos, a formação de grupos de estudo, com frequentes consultas aos professores e bolsistas que atuem como monitores. Durante o período de existência dos Programas de Monitoria e de Bolsas de Graduação, os professores da Área de Recursos Hídricos do DER/FAEM consolidaram uma prática de efetiva orientação e constante acompanhamento das atividades desenvolvidas por seus monitores, resultando em um trabalho cuja qualidade sempre foi reconhecida pelos estudantes dos cursos atendidos. Este resultado pode ser comprovado pelo elevado número de atendimentos individuais e em grupo realizados por nossos monitores.
Nos períodos em que, por alguma razão, as disciplinas ficaram sem atendimento por monitores, as dificuldades enfrentadas e relatadas pelos estudantes da graduação, foram muito numerosas.

Metodologia

Durante o período do projeto, os estudantes envolvidos deverão realizar as seguintes atividades:
• Orientação de alunos individualmente e em grupos de estudos;
• Auxílio no preparo de material didático;
• Participação em atividades de formação didático-pedagógica (cursos, seminários, etc.);
• Auxilio na condução de aulas de exercícios;
• Auxílio no planejamento, preparo e condução de aulas práticas;
• Auxílio na elaboração, aplicação e correção de trabalhos práticos;
• Participação do desenvolvimento e aplicação de instrumentos de avaliação da qualidade do ensino;
• Acompanhamento de atividades de extensão e pesquisa diretamente relacionadas ao ensino de graduação;
• Participar de atividades acadêmicas de socialização das experiências de ensino, tais como fóruns, seminários de ensino, mostras universitárias e outros da mesma natureza, especialmente o Congresso de Ensino de Graduação da Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão – CIC/CEC/CEG/ENPOS de 2015.

Resultados Esperados

• Redução dos níveis de reprovação e retenção;
• Intensificação do uso de ferramentas como o ambiente Moodle da UFPel, para apoio a este componente curricular, com capacitação do monitor, para atuar neste ambiente, sem restringir o apoio presencial;
• Ampliação do uso monitorado do laboratório para o ensino de graduação;
• Qualificação do monitor para o desempenho de atividades didáticas.

Indicadores, Metas e Resultados

O coordenador do projeto, durante seu período como estudante de graduação, foi monitor, durante um semestre, da disciplina de Cálculo Avançado e, durante seis semestres, da disciplina de Hidrologia, tendo participado de ações promovidas, na época, pela Coordenadoria de Monitorias. Também foi tutor do grupo PET Agronomia, durante sete anos. Tais experiências foram fundamentais para a formação docente e o entendimento do papel da monitoria no ensino de graduação.
O grupo de professores envolvidos possui experiência na orientação de estudantes em diversos níveis e realiza encontros para a discussão das questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EVERTON FOSTER DE SOUZA2002/05/201616/12/2016
LUCAS SOUZA VIEGAS102/05/201630/12/2016
LUCIANA MARINI KOPP102/05/201630/12/2016
LUIS CARLOS TIMM102/05/201630/12/2016
OSVALDO RETTORE NETO102/05/201630/12/2016
VITOR EMANUEL QUEVEDO TAVARES102/05/201630/12/2016

Página gerada em 28/03/2024 10:39:47 (consulta levou 0.057259s)