Nome do Projeto
Grupo de Estudo da Faixa de Fronteira: o ensino da Faixa de Fronteira do território nacional
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
29/04/2016 - 28/04/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia - Geografia Regional
Resumo
A fronteira é uma das categorias da Geografia e, como todas, assume uma polissemia de significados a partir do contexto conceitual que é dado pela orientação teórica do pesquisador frente aos seus interesses analíticos. Desta feita, na região que se localiza a Universidade Federal de Pelotas, por conseguinte o curso de Geografia, é notório a proximidade com a fronteira territorial do Estado-Nação. Assim, acredita-se ser de valia a elaboração de um Grupo de Estudo com foco na discussão sobre a região de Faixa de Fronteira da sub-região Sudeste do estado do Rio Grande do Sul. Grupo este que será localizado no Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais, e terá por objetivo contribuir com suas interpretações sobre a espacialidade citada por meio da produção de ferramentas didáticas/pedagógicas e a realização de Seminários Interdisciplinares local/regional.

Objetivo Geral

- Identificar as especificidades do ensino de região de fronteira;
- Produção de material didático/pedagógico (cartilha) para promover o ensino de Geografia de fronteira.

Justificativa

A discussão sobre a Faixa de Fronteira tem por objetivo aproximar os “conteúdos” geográficos com a espacialidade vivida pelos acadêmicos do curso de Geografia, pois esta temática está fortemente ligada com a construção da identidade territorial que movimenta o espaço dos citados. Assim, a criação do Grupo de Estudo pode somar com a formação acadêmica dos envolvidos, tornando-se o espaço de encontro interdisciplinar das curiosidades, dúvidas, questionamentos, ignorâncias, conhecimentos sobre a Faixa de Fronteira entre o Brasil e o Uruguai.

Metodologia

Para a realização do proposto, teremos quatro direcionamentos básicos. O primeiro será o contínuo diálogo por meio de encontros quinzenais. Momentos estes de discussão sobre trabalhos acadêmicos ou artístico/áudio-visual. Na ocasião, será valorizada a interdisciplinaridade e a participação dos Bolsistas e dos Voluntários. Todos serão incentivados e orientados a criar ferramentas para apresentar o tema da quinzena. Também será convidado pesquisadores de outros Departamentos da Ufpel que escrevam sobre o conteúdo.
O segundo será o levantamento de dados Sócioeconômicos da região de estudo. Estes serão levantados e depois tabulados para contribuir com a leitura da Faixa de Fronteira. O terceiro será a realização de Trabalhos de Campo. O intuito será confrontar o teórico com os dados, verificar em que medidas os atores envolvidos qualificam suas espacialidades. Por fim, o quaro momento, será a produção de ferramentas teóricas/pedagógicas que permitam somar com o Ensino da Faixa de Fronteira, em especial a da sub-região Sudeste do Rio Grande do Sul. Cabendo destacar que o material produzido será divulgado por meio das páginas sociais que criaremos para divulgar o Grupo de Estudo.

Resultados Esperados

Como foco, o intuito é contribuir com a formação acadêmica e social dos envolvidos. Somado, espera-se contribuir com o ensino de Geografia, com destaque ao aprofundamento da discussão conceitual que abordam a região de faixa de fronteira. Também há expectativa de conseguir identificar os atores sociais que atuam na “produção/invenção” do espaço de estudo.
A criação do grupo também tem o intuito de fomentar pesquisas sobre a fronteira entre Brasil e Uruguai. O intuito também se localiza na criação de um coletivo interdisciplinar de pesquisadores e estudantes que atuem com questionamentos sobre a região de Faixa de Fronteira da sub-região Sudoeste do Rio Grande do Sul.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALLAN DE OLIVEIRA DE OLIVEIRA429/04/201628/04/2017
ANA LUISA MISSIO1229/04/201628/04/2017
LANDERSON ANTORIA BARROS429/04/201628/04/2017
LIZ CRISTIANE DIAS429/04/201628/04/2017
LUCAS MANASSI PANITZ429/04/201628/04/2017
RAFAELA PAGLIARINI ALVES2029/04/201628/04/2017
ROBINSON SANTOS PINHEIRO1629/04/201628/04/2017

Página gerada em 19/03/2024 08:05:53 (consulta levou 0.062863s)