Nome do Projeto
Modos de aprender no ambiente universitário: da autoregulação às narrativas de projetos de vida
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/04/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Resumo
No contexto atual das IES, existe uma preocupação com o fracasso e evasão dos estudantes, com índices significativos de reprovação. Encontram-se universitários desmotivados, sentindo-se incapazes de aprender os conteúdos e muitos em condição de vulnerabilidade social perdem seus benefícios de moradia, alimentação, transporte e outros que são ofertados pela Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) devido ao baixo índice de aprovação, piorando ainda mais as condições emocionais e materiais que interferem no processo de aprendizagem. Para a realização deste projeto de ensino serão necessários a participação e o envolvimento de dois bolsistas que tenham aderência com o projeto em foco.

Objetivo Geral

Promover ações educacionais que possam contribuir para elevar os níveis de aprovação dos alunos da UFPel, evitar a evasão, tornar sua permanência na referida Universidade em uma trajetória de êxito, de superação de obstáculos para a definição de um projeto de vida.

Justificativa

É preciso destacar que observa-se um aumento de 82% de aproveitamento acadêmico abaixo de 70% no período de 2012/2 à 2013/2, entre os bolsistas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Pelotas. Em estudos realizados na mesma instituição educacional (NONTICURI et al.,2014), por exemplo, percebe-se que 38% dos moradores da casa do estudante descreveram sofrer influência emocional em suas tarefas e 50% não se perceberam com boa saúde.
Corroborando a isso, conforme Adachi (2009), questões pessoais, além daquelas ligadas ao vínculo estabelecido com a Instituição, como condições sociais, políticas e econômicas, configuram fortes influências pela permanência, ou não, do aluno na Universidade. Segundo estudos feitos pela autora acerca da evasão no ensino superior, existem variáveis como o mercado de trabalho, reconhecimento da profissão escolhida, a qualidade dos ensinos escolares, o contexto econômico e das políticas governamentais mas, sobretudo, “o desempenho é o melhor preditor para a permanência desde que as habilidades do estudante possibilitem as realizações exigidas naquele meio” (Ibidem, p. 17).
Logo, os aspectos conceituais a serem trabalhados, portanto, referem-se à autorregulação da aprendizagem, às características do estudante autorregulado e às narrativas de formação.

Metodologia

O projeto prevê o planejamento, execução e avaliação das oficinas, grupos e acompanhamento individual dos alunos com histórico de insucesso acadêmico.
A metodologia utilizada compreende o uso de narrativas autobiográficas para que possam revelar os fatores conducentes ao insucesso, instigando a reflexão teórico-metodológica sobre o seu desempenho acadêmico. As narrativas serão realizadas em dois momentos: no início do processo de intervenção e após. Dessa forma, pretende-se utilizar a Escala de Autorregulação da Motivação na Aprendizagem (AMA) e o questionário de Estratégias de Autorregulação do Controle do Desempenho (QEACD), sobremaneira a traçar um mapeamento das habilidades autorreguladoras a serem desenvolvidas nos alunos universitários.
Serão realizadas atividades como oficinas e grupos. As oficinas terão carga horária de 4 horas cada uma e terão periodicidade quinzenal.
Para participarem das oficinas serão propostas turmas de até 20 estudantes. A previsão das temáticas serão de acordo com as demandas a serem investigadas no corpus discente. Elas poderão perpassar por métodos de estudo, atenção e concentração, aspectos motivacionais e subjetivos que contribuem para a autorregulação da aprendizagem, bem como a fatores concernentes à saúde mental e aspectos pedagógicos e instituicionais relevantes, entre outros.
Para os grupos, serão inscritos 12 alunos e uma programação de 10 encontros semanais de 3 horas cada um, com temáticas pertinentes aos estudantes, reveladas a partir da análise das narrativas autobiográficas.

Resultados Esperados

- Espera-se que os universitários tenham a oportunidade de refletir sobre o próprio desempenho acadêmico, buscando elevar os níveis de aprovação, planejando, monitorando e avaliando o seu processo de aprendizagem. Além disso pretende-se publicar trabalhos sobre os resultados alcançados para que outros profissionais e alunos interessados possam aprender com essa experiência.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA PEREIRA DOS SANTOS810/10/201614/10/2016
ALEXANDER JOSÉ DE SENA813/09/201613/09/2016
ALLAN CERBARO403/10/201603/10/2016
AMANDA CRISTINA MARIANO813/09/201603/10/2016
AMELIA RODRIGUES NONTICURI1215/04/201616/12/2016
ARIEL MACHADO PEREIRA410/10/201610/10/2016
ARTHUR BARBOSA LOPES407/10/201607/10/2016
CELIA ARTEMISA GOMES RODRIGUES MIRANDA2015/04/201616/12/2016
DEVALCIR SONNEMBERG VIEIRA RIBEIRO413/09/201613/09/2016
EZEQUIEL CARUCCIO RAMOS413/09/201613/09/2016
Evander Barboza Almeida415/09/201615/09/2016
FELIPE RIBAS KRÜGER413/09/201613/09/2016
GABRIELA RIBERO TORINO414/10/201614/10/2016
HAMILTON LUDTKE DE MORAES413/09/201613/09/2016
JANIS RODRIGUES DIAS413/09/201613/09/2016
JESSICA DA COSTA BELO413/09/201613/09/2016
JORGE DOS SANTOS VALES413/09/201613/09/2016
JULIANA ANTUNES SOUZA815/04/201616/12/2016
LISANDRA BERNI OSORIO815/04/201616/12/2016
LOURDES MARIA BRAGAGNOLO FRISON415/04/201616/12/2016
LUIZA COUTINHO PEREIRA415/09/201615/09/2016
MARIA ANTONIA SANTOS FLORES413/09/201613/09/2016
MAYCON DOUGLAS VICENTE DE SOUZA414/10/201614/10/2016
MICHAEL PEREIRA DOS SANTOS410/10/201610/10/2016
Mayara Gama Machado415/09/201615/09/2016
RAFAEL MOREIRA423/09/201623/09/2016
RAQUEL FLORES CARDOSO1613/09/201610/10/2016
RAY ROSA RAMOS415/09/201615/09/2016
RENATA CARPENA SCHRAMM815/04/201616/12/2016
RICARDO AZEVEDO DA SILVA815/04/201616/12/2016
RODRIGO VALANDRO MAZZARO423/09/201623/09/2016
ROSANA DE SOUZA LOUZADA415/04/201616/12/2016
TAINE VIQUE DIAS403/10/201603/10/2016
TATIANE LANDUCI DA SILVA1213/09/201610/10/2016
TAÍS PEREIRA FERREIRA813/09/201615/09/2016
THAINE BREDE MOTA810/10/201614/10/2016
THAIS RUTZ813/09/201610/10/2016
THAMARA BRUGNHAGO VITALINO413/09/201613/09/2016
VAGNER SCOUTO DA COSTA413/09/201613/09/2016
VANESSA NAPP HOLDEFER413/09/201613/09/2016
VINICIUS EICHOLZ STORCH813/09/201610/10/2016
WANDER CATARINA DOS SANTOS413/09/201613/09/2016
WESLEY STANISWAFF JABLONSKI413/09/201613/09/2016

Página gerada em 28/11/2020 23:52:17 (consulta levou 0.059176s)