Nome do Projeto
Modos de aprender no ambiente universitário: da autoregulação às narrativas de projetos de vida
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/04/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Resumo
No contexto atual das IES, existe uma preocupação com o fracasso e evasão dos estudantes, com índices significativos de reprovação. Encontram-se universitários desmotivados, sentindo-se incapazes de aprender os conteúdos e muitos em condição de vulnerabilidade social perdem seus benefícios de moradia, alimentação, transporte e outros que são ofertados pela Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) devido ao baixo índice de aprovação, piorando ainda mais as condições emocionais e materiais que interferem no processo de aprendizagem.
Para a realização deste projeto de ensino serão necessários a participação e o envolvimento de dois bolsistas que tenham aderência com o projeto em foco.
Objetivo Geral
Promover ações educacionais que possam contribuir para elevar os níveis de aprovação dos alunos da UFPel, evitar a evasão, tornar sua permanência na referida Universidade em uma trajetória de êxito, de superação de obstáculos para a definição de um projeto de vida.
Justificativa
É preciso destacar que observa-se um aumento de 82% de aproveitamento acadêmico abaixo de 70% no período de 2012/2 à 2013/2, entre os bolsistas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Pelotas. Em estudos realizados na mesma instituição educacional (NONTICURI et al.,2014), por exemplo, percebe-se que 38% dos moradores da casa do estudante descreveram sofrer influência emocional em suas tarefas e 50% não se perceberam com boa saúde.
Corroborando a isso, conforme Adachi (2009), questões pessoais, além daquelas ligadas ao vínculo estabelecido com a Instituição, como condições sociais, políticas e econômicas, configuram fortes influências pela permanência, ou não, do aluno na Universidade. Segundo estudos feitos pela autora acerca da evasão no ensino superior, existem variáveis como o mercado de trabalho, reconhecimento da profissão escolhida, a qualidade dos ensinos escolares, o contexto econômico e das políticas governamentais mas, sobretudo, “o desempenho é o melhor preditor para a permanência desde que as habilidades do estudante possibilitem as realizações exigidas naquele meio” (Ibidem, p. 17).
Logo, os aspectos conceituais a serem trabalhados, portanto, referem-se à autorregulação da aprendizagem, às características do estudante autorregulado e às narrativas de formação.
Corroborando a isso, conforme Adachi (2009), questões pessoais, além daquelas ligadas ao vínculo estabelecido com a Instituição, como condições sociais, políticas e econômicas, configuram fortes influências pela permanência, ou não, do aluno na Universidade. Segundo estudos feitos pela autora acerca da evasão no ensino superior, existem variáveis como o mercado de trabalho, reconhecimento da profissão escolhida, a qualidade dos ensinos escolares, o contexto econômico e das políticas governamentais mas, sobretudo, “o desempenho é o melhor preditor para a permanência desde que as habilidades do estudante possibilitem as realizações exigidas naquele meio” (Ibidem, p. 17).
Logo, os aspectos conceituais a serem trabalhados, portanto, referem-se à autorregulação da aprendizagem, às características do estudante autorregulado e às narrativas de formação.
Metodologia
O projeto prevê o planejamento, execução e avaliação das oficinas, grupos e acompanhamento individual dos alunos com histórico de insucesso acadêmico.
A metodologia utilizada compreende o uso de narrativas autobiográficas para que possam revelar os fatores conducentes ao insucesso, instigando a reflexão teórico-metodológica sobre o seu desempenho acadêmico. As narrativas serão realizadas em dois momentos: no início do processo de intervenção e após. Dessa forma, pretende-se utilizar a Escala de Autorregulação da Motivação na Aprendizagem (AMA) e o questionário de Estratégias de Autorregulação do Controle do Desempenho (QEACD), sobremaneira a traçar um mapeamento das habilidades autorreguladoras a serem desenvolvidas nos alunos universitários.
Serão realizadas atividades como oficinas e grupos. As oficinas terão carga horária de 4 horas cada uma e terão periodicidade quinzenal.
Para participarem das oficinas serão propostas turmas de até 20 estudantes. A previsão das temáticas serão de acordo com as demandas a serem investigadas no corpus discente. Elas poderão perpassar por métodos de estudo, atenção e concentração, aspectos motivacionais e subjetivos que contribuem para a autorregulação da aprendizagem, bem como a fatores concernentes à saúde mental e aspectos pedagógicos e instituicionais relevantes, entre outros.
Para os grupos, serão inscritos 12 alunos e uma programação de 10 encontros semanais de 3 horas cada um, com temáticas pertinentes aos estudantes, reveladas a partir da análise das narrativas autobiográficas.
A metodologia utilizada compreende o uso de narrativas autobiográficas para que possam revelar os fatores conducentes ao insucesso, instigando a reflexão teórico-metodológica sobre o seu desempenho acadêmico. As narrativas serão realizadas em dois momentos: no início do processo de intervenção e após. Dessa forma, pretende-se utilizar a Escala de Autorregulação da Motivação na Aprendizagem (AMA) e o questionário de Estratégias de Autorregulação do Controle do Desempenho (QEACD), sobremaneira a traçar um mapeamento das habilidades autorreguladoras a serem desenvolvidas nos alunos universitários.
Serão realizadas atividades como oficinas e grupos. As oficinas terão carga horária de 4 horas cada uma e terão periodicidade quinzenal.
Para participarem das oficinas serão propostas turmas de até 20 estudantes. A previsão das temáticas serão de acordo com as demandas a serem investigadas no corpus discente. Elas poderão perpassar por métodos de estudo, atenção e concentração, aspectos motivacionais e subjetivos que contribuem para a autorregulação da aprendizagem, bem como a fatores concernentes à saúde mental e aspectos pedagógicos e instituicionais relevantes, entre outros.
Para os grupos, serão inscritos 12 alunos e uma programação de 10 encontros semanais de 3 horas cada um, com temáticas pertinentes aos estudantes, reveladas a partir da análise das narrativas autobiográficas.
Resultados Esperados
- Espera-se que os universitários tenham a oportunidade de refletir sobre o próprio desempenho acadêmico, buscando elevar os níveis de aprovação, planejando, monitorando e avaliando o seu processo de aprendizagem. Além disso pretende-se publicar trabalhos sobre os resultados alcançados para que outros profissionais e alunos interessados possam aprender com essa experiência.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA PEREIRA DOS SANTOS | 8 | 10/10/2016 | 14/10/2016 |
ALEXANDER JOSE DE SENA | 8 | 13/09/2016 | 13/09/2016 |
ALLAN CERBARO | 4 | 03/10/2016 | 03/10/2016 |
AMANDA CRISTINA MARIANO | 8 | 13/09/2016 | 03/10/2016 |
AMELIA RODRIGUES NONTICURI | 12 | 15/04/2016 | 16/12/2016 |
ARIEL MACHADO PEREIRA | 4 | 10/10/2016 | 10/10/2016 |
ARTHUR BARBOSA LOPES | 4 | 07/10/2016 | 07/10/2016 |
CELIA ARTEMISA GOMES RODRIGUES MIRANDA | 20 | 15/04/2016 | 16/12/2016 |
DEVALCIR SONNEMBERG VIEIRA RIBEIRO | 4 | 13/09/2016 | 13/09/2016 |
EZEQUIEL CARUCCIO RAMOS | 4 | 13/09/2016 | 13/09/2016 |
Evander Barboza Almeida | 4 | 15/09/2016 | 15/09/2016 |
FELIPE RIBAS KRÜGER | 4 | 13/09/2016 | 13/09/2016 |
GABRIELA RIBERO TORINO | 4 | 14/10/2016 | 14/10/2016 |
HAMILTON LUDTKE DE MORAES | 4 | 13/09/2016 | 13/09/2016 |
JANIS RODRIGUES DIAS | 4 | 13/09/2016 | 13/09/2016 |
JESSICA BELO MORALES | 4 | 13/09/2016 | 13/09/2016 |
JORGE DOS SANTOS VALES | 4 | 13/09/2016 | 13/09/2016 |
JULIANA ANTUNES SOUZA | 8 | 15/04/2016 | 16/12/2016 |
LISANDRA BERNI OSORIO | 8 | 15/04/2016 | 16/12/2016 |
LOURDES MARIA BRAGAGNOLO FRISON | 4 | 15/04/2016 | 16/12/2016 |
LUIZA COUTINHO PEREIRA | 4 | 15/09/2016 | 15/09/2016 |
MARIA ANTONIA SANTOS FLORES | 4 | 13/09/2016 | 13/09/2016 |
MAYCON DOUGLAS VICENTE DE SOUZA | 4 | 14/10/2016 | 14/10/2016 |
MICHAEL PEREIRA DOS SANTOS | 4 | 10/10/2016 | 10/10/2016 |
Mayara Gama Machado | 4 | 15/09/2016 | 15/09/2016 |
RAFAEL MOREIRA | 4 | 23/09/2016 | 23/09/2016 |
RAQUEL FLORES CARDOSO | 16 | 13/09/2016 | 10/10/2016 |
RAY ROSA RAMOS | 4 | 15/09/2016 | 15/09/2016 |
RENATA CARPENA SCHRAMM | 8 | 15/04/2016 | 16/12/2016 |
RICARDO AZEVEDO DA SILVA | 8 | 15/04/2016 | 16/12/2016 |
RODRIGO VALANDRO MAZZARO | 4 | 23/09/2016 | 23/09/2016 |
ROSANA DE SOUZA LOUZADA | 4 | 15/04/2016 | 16/12/2016 |
TAINE VIQUE DIAS | 4 | 03/10/2016 | 03/10/2016 |
TATIANE LANDUCI DA SILVA | 12 | 13/09/2016 | 10/10/2016 |
TAÍS PEREIRA FERREIRA | 8 | 13/09/2016 | 15/09/2016 |
THAINE BREDE MOTA | 8 | 10/10/2016 | 14/10/2016 |
THAIS RUTZ | 8 | 13/09/2016 | 10/10/2016 |
THAMARA BRUGNHAGO VITALINO | 4 | 13/09/2016 | 13/09/2016 |
VAGNER SCOUTO DA COSTA | 4 | 13/09/2016 | 13/09/2016 |
VANESSA NAPP HOLDEFER | 4 | 13/09/2016 | 13/09/2016 |
VINÍCIUS EICHOLZ STORCH | 8 | 13/09/2016 | 10/10/2016 |
WANDER CATARINA DOS SANTOS | 4 | 13/09/2016 | 13/09/2016 |
WESLEY STANISWAFF JABLONSKI | 4 | 13/09/2016 | 13/09/2016 |