Nome do Projeto
Formação de Monitores para á Área e Laboratório de Informática Aplicada do CSTTT - Polo Eldorado
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/04/2016 - 14/04/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Resumo
O Curso Superior em Tecnologia de Transporte Terrestre (CSTTT) da UFPel, Polo Eldorado do Sul se encontra em constante evolução e para tanto faz-se necessário explorar a área de Informática que atinge, direta ou indiretamente, o dia-a-dia de quase todos os alunos, professores e profissionais, possibilitando, entre outros, aumento de produtividade, eficiência e segurança em diferentes tarefas seja de ensino, extensão e pesquisa. Diante desta realidade, o Curso Superior em Tecnologia em Transporte Terrestre (CSTTT) assume a sua responsabilidade de formador de recursos humanos com conhecimentos gerais e/ou específicos sobre o uso, aplicação e desenvolvimento de tecnologias de computação, nas mais diversas áreas do conhecimento. Desta forma, com o intuito de qualificar as práticas acadêmicas do Curso, este documento apresenta uma proposta de trabalho ao Programa de Bolsas de Graduação, uma vez que é de extrema importância o envolvimento acadêmico com a Universidade, para acompanharem as aulas, auxiliar nas mais diversas áreas, qualificação docente entre outros. Assim, a atividade desenvolvida por este projeto será um mecanismo de apoio e nivelamento, que poderá ser acessado pelos alunos, a fim de sanar dificuldades ou mesmo de aprofundar conteúdos referentes a disciplinas oferecidas pelo CSTTT, salientando que o curso nunca foi contemplado com bolsistas monitor nesta área.

Objetivo Geral

Objetivos Gerais, deste projeto consiste em prestar auxílio à comunidade acadêmica do CSTTT, facilitando a recuperação e/ou aprofundamento de conteúdos relacionados às disciplinas de formação básica e tecnológica do curso que se utilizem da informática como meio de conhecimento e desenvolvimento.

Justificativa

Assim necessita-se de dois (2) monitores, para atuarem com a demanda que surge das próprias características das disciplinas ofertadas pelo CSTTT, as quais possuem uma carga-horária de aulas práticas e em laboratório e exigem, em muitos casos, uma significativa dedicação extraclasse e conhecimentos básicos de informática. Soma-se a isto, a natureza lógico-matemática que fundamenta diversas disciplinas do transporte terrestre, que requer a recuperação e/ou fixação de conteúdos, além de auxiliar professores e principalmente os alunos do curso.

Metodologia

Para atingir os objetivos propostos, o aluno monitor atenderá um conjunto de matérias (de subáreas afins) do CSTTT. Para tanto, o aluno bolsista será gerenciado por um professor-orientador, de forma a otimizar recursos e propiciar o inter-relacionamento entre as disciplinas. Um aluno bolsista precisará atender todas as disciplinas do CSTTT que envolva informática, mas a seleção será feita de forma a atender o maior número possível de disciplinas consideradas. No tocante a seleção, serão classificados aqueles alunos com formação mais abrangente na área de informática. Acredita-se que um aluno que tenha condições de desenvolver atividades e esclarecer dúvidas para uma disciplina mais avançada, também poderá auxiliar nas disciplinas que fundamentam esta, com a vantagem de conseguir relacionar os pré-requisitos e os conteúdos trabalhados.

Resultados Esperados

Como resultado acredita-se que este projeto pode contribuir significativamente com a formação acadêmica dos alunos bolsistas, uma vez que oferece:
1. Possibilidade de aprofundar conhecimento teórico e prático em subáreas específicas do seu curso.
2. Oportunidade de desenvolver experiência em atividades de docência: planejamento de aulas, exercícios e trabalhos práticos, orientação de grupos de estudo, preparação e utilização de recursos audiovisuais, preparação de material didático, entre outras.
3. Possibilidade de aprender a instalar, configurar e/ou utilizar ferramentas específicas de laboratórios de software e hardware.
4. Oportunidade de desenvolver experiência em trabalho cooperativo em um Sistema de Gestão de Aprendizagem virtual;
5. Oportunidade de trabalhar com atividades de pesquisa e extensão relacionadas às atividades de ensino.

Ressalta-se que o impacto esperado é como a interação do aluno entre as inovações tecnológicas e as mudanças no âmbito social e educacional. Dada a complexidade deste processo é notável que nem sempre alguns aspectos da aprendizagem acompanham o avanço técnico-científico.

Indicadores, Metas e Resultados

O monitor também participara tecnicamente da administração de rede do CSTTT e manutenção dos computadores do laboratório e auxiliando os professores e alunos do curso em sala de aula.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
KEROLEM LARISSA ALVES DOS SANTOS2015/04/201614/04/2017
LUCAS BORGES AGRA2015/04/201614/04/2017
MARCELLO DA ROCHA MACARTHY415/04/201614/04/2017

Página gerada em 28/03/2024 10:54:37 (consulta levou 0.041434s)