Nome do Projeto
Monitoria em Filosofia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia
Resumo
O projeto via atender a demanda de monitor na Disciplina de Ética III e Ética II do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas. Como se tratam de disciplinas seminais, as quais enquaram discussões sobre metaética, ética normativa e ética prática (ou aplicada), seu principal objetivo é permitir que o aluno cursante da disciplina possa ter auxílio e amparo de um aluno que já curso a disciplina. Além disso, o monitor deverá contribuir na execução das tarefas diárias referentes à disciplina, bem como ajudar o professor na pesquisa. Desta forma, o projeto destina-se a garantir a boa execução do ensino-aprendizagem.

Objetivo Geral

- Além de atender a demanda institucional de monitoria para o Departamento de Filosofia, espera-se que o bolsista atue diretamente em atividades de monitoria, auxiliando no desenvolvimento da disciplina de Ética (Ética II e Ética III) com vistas a melhorida da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a ajuda do bolsista na disciplina permitirar combater prioritariamente o combate à reprovação, à retenção e à evasão de alunos de graduçao em Filosofia da UFPel;

Justificativa

A disponibilidade de um monitor contribuirá significativamente para o processo de ensino-aprendizagem. A presença do monito* permite que o professor de Ética, coordenador deste projeto, por meio de seu releto, acompanhe o desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos, bem como de seus métodos didático-pedagógicos. Assim, além do monitor ajudar os alunos cursantes, ele contrubuirá para o aprimoramento da disciplina. De fato, a presença de um monitor permite que os alunos o procurem para sanar suas dúvidas e desfrutará de uma experiência em didática e pesquisa, uma vez que o monitor necessitará pesquisar o conteúdo da disciplina e explicar aos seus colegas, o que gera um duplo efeito ensino-aprendizagem.
* O bolsista monitor será selecionado através de edital público, zelando pela concorrência justa e imparcial.

Metodologia

- O professor ministrante das disciplinas de Ética, coordenador do projeto, será responsável por coordenar as atividades desenvolvidas pelo monitor.
- Cabeá ao aluno-monitor auxiliar o professor no ensino e em outras atividades de didática e pesquisa. Para isso, valr-se-á da metodolofia analitico-crítica para aprofundar os conteúdos a fim de acessorar os alunos cursantes e auxiliar o professor no planejamento das aulas e trabalhos escolares;
- Auxiliado pelo professor coordenador do projeto, o aluno-monitor desenvolverá atividades de ensino-aprendizagem, organizará e coordenará grupos de estudo. Para tal, o método dialógico é fundamenta para a troca de informações e a participação voluntária dos integrantes.
- O aluno-monitor desenvolverá competência no manuseio de recursos audiovisuais para auxiliar no ensino-aprendizagem dos alunos cursantes, quando do encontro entre estes para retomar a matéria.

Resultados Esperados

- Experiência didático-pedagógica para o aluno-monitor;
- Aprimoramento do ensino-aprendizagem;
- Experiência de construção de conhecimento de modo colaborativo;
- Cooperação entre discente e docente;
- Integrar ensino, pesquisa e extensão, na medida em que o aluno-monitor partilha o que aprendeu e pesqusou com os alunos cursantes, impactando diretamente na vida profissional e social dos envolvidos;
- Maior assimilação do conteúdo poro partes dos alunos cursantes, evitando assim a reprovação na disciplina;
- Diminuir o nível de envasão do curso a partir do suporte didático-teórico adequado para o aluno cursante.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EVANDRO BARBOSA802/05/201616/12/2016
OSNÍ COIMBRA PEREIRA2002/05/201616/12/2016

Página gerada em 29/03/2024 02:37:19 (consulta levou 1.750379s)