Nome do Projeto
Agente normativo e mind-dependence na teoria contrato-construtivista de John Rawls: Discussão e tradução
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia
Resumo
Desde a publicação de Kantian Constructivism in Moral Theory (1980) de John Rawls, muito se tem discutido sobre a metáfora da construção como método de justificação moral a partir de propostas procedimentais, especialmente as contratualistas. Esta passagem resume três elementos essenciais para o desenvolvimento de sua teoria: tipo de objetividade, metodologia utilizada e um problema metaético que reúne realistas e antirrealistas. Como hipótese inicial, iremos assumir que seu modelo de objetividade exige um tipo de fato moral enfraquecido e provisório, o que o tornaria um realista moral em um sentido mínimo. Para a confirmação desta hipótese, o projeto abordará os seguintes pontos: i) apresentar uma definição geral de construtivismo e seu desmembramento em construtivismo procedimental (ou restritivo) e construtivismo metaético; ii) Enquadrar o modelo construtivista como uma visão mind-dependence e discutir o problema de ontologia moral (realismo – antirrealismo); iii) Explicitar a condição procedimental de justificação para a teoria da justiça de Rawls, especialmente sua versão contratualista. Aproveitando o material a ser estudado, faremos uma seleção e tradução para o português de textos de língua inglesa que envolvem o tema (construtivismo, realismo, normatividade, contratualismo), os quais serão apresentados no formato de coletânea para a comunidade acadêmica.

Objetivo Geral

- Objetivo teórico: Explorar a relação entre normatividade e mind-dependence na teoria contrato-construtivista de John Rawls, conectando os principais elementos metaéticos de sua proposta, especialmente seu viés construtivista (e procedimental) e realista (mitigado), com sua concepção política de agentes morais razoáveis.
- Objetivo prático: Tornar as discussões na área de metaética, pouco explorada no cenário nacional em detrimento ao amplo debate vivenciado no cenário filosófico internacional, mais efetiva e permitir o acesso a material qualificado da área em língua portuguesa a partir da tradução de textos pertinentes a área.

Justificativa

Esperamos tornar as discussões na área de metaética, pouco explorada no cenário nacional em detrimento ao amplo debate vivenciado no cenário filosófico internacional, mais efetiva e permitir o acesso a material qualificado da área em língua portuguesa a partir da tradução de textos pertinentes a área. Isso só será possível a partir de uma pesquisa qualificada dos temas caros à filosofia metaética através de um debate qualificado entre professores/pesquisadores e alunos.
Para melhor desenvolver a pesquisa, solicitamo 1 (um) BOLSISTA para o presente projeto com base nos seguintes argumentos:
a- O aluno-bolsista poderá aprimorar seus conhecimentos na área de ética, desenvolvendo uma pesquisa qualificada e direcionada a resultados que toda comunidade acadêmica possa usufruir;
b- O aluno-bolsista estará totalmente integrada ao projeto e poderá dedicar-se à tradução de textos do inglês-português na área de filosofia, subárea metaética.
c- A dedicação de um bolsista ao projeto torna-se fundamental, pois o mesmo será responsável por executar a pesquisa e apresentar ao grupo de estudos as discussões dos problemas e termos técnicos resultantes;
* o bolsista será selicionado em edital público, do qual será exigido nível adequado de domínio da língua inglesa para a realização do projeto.
Esperamos, assim, desenvolver este projeto a partir de um processo cooperativo entre professor (coordenador e colaboradores) e aluno (bolsista e possíveis participantes)

Metodologia

A investigação possui natureza bibliográfica. A pesquisa bibliográfica “é a busca de informações bibliográficas, seleção de material que se relacionam como o problema de pesquisa (livros, artigos, trabalhos de congressos, teses, etc.) e o respectivo fichamento das referências para que sejam posteriormente utilizadas (na identificação do material referenciado ou na bibliografia final)” . Nesta perspectiva, far-se-á uma pesquisa sobre livros, artigos, sites, etc. para a corroboração (ou não) das hipóteses supracitadas.
Desse modo, a investigação pressupõe as seguintes tarefas:
- Produção de artigo científico / Seleção e tradução (Inglês-Português) de textos sobre o tema da metaética /Participação (coordenador e bolsista -recurso próprio ou departamental) em eventos relacionados ao tema.

Resultados Esperados

i. Tradução (Inglês – Português) de dois textos que envolvem o tema a cada ano, totalizando 6 textos ao final do projeto, os quais serão apresentados no formato de coletânea à comunidade acadêmica;
ii. Produção de dois artigos para publicação em periódicos pertencentes ao QUALIS/CAPES (A1, A2, B1) que possam estimular um debate acadêmico sobre o problema central deste projeto;
iii. Promover um evento sobre Metaética a fim de publicizar os resultados da pesquisa até então realizada;
iv. Propiciar uma fonte específica de qualidade para posteriores pesquisas que versarem sobre a problemática da filosofia política contemporânea. Espera-se incentivar a elaboração de projetos de Iniciação Científica, TCCs, dissertações e teses de Pós-Graduação sobre o tema;
v. Oportunizar uma discussão qualificado sobre normatividade, mind-dependence, construtivismo e contratualismo em John Rawls na universaidade sede, tendo em vista que o Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFPel possui como linha de pesquisa as áreas de espetemologia moral e de ética e filosofia política.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO BOTELHO BRAGA402/05/201616/12/2016
CRISTIANN WISSMANN MATOS402/05/201616/12/2016
EVANDRO BARBOSA802/05/201616/12/2016
FLAVIA CARVALHO CHAGAS402/05/201616/12/2016
JULIANO SANTOS DO CARMO402/05/201616/12/2016
KEBERSON BRESOLIN402/05/201616/12/2016
ROBINSON DOS SANTOS402/05/201616/12/2016
THAÍS CRISTINA ALVES COSTA402/05/201616/12/2016
VINICIUS SOUTO MIRAPALHETE2002/05/201616/12/2016

Página gerada em 29/03/2024 02:10:39 (consulta levou 0.177941s)