Nome do Projeto
Percussão na Formação de Educadores
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 25/03/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Música
Resumo
O projeto de ensino Percussão na Formação de Educadores é saudável que os futuros professores de música, aqueles que têm a sua formação realizada nos cursos de graduação da UFPel, conheçam a percussão como possibilidade de relação com o conhecimento musical.

Objetivo Geral

Este projeto tem por objetivo potencializar a formação em percussão dos alunos de música licenciatura da UFPel

Justificativa

Este projeto justifi-se por apresentar uma proposta que tem a percussão presente de forma significativa num curso de formação superior em
música é se colocar ao lado dos movimentos que entendem que a Educação Musical deve compor a formação de
professores que atuam na Educação Básica.
Por sua vez, também é saudável que os futuros professores de música
conheçam a percussão como possibilidade de relação com o conhecimento musical.

Metodologia

Ainda durante o primeiro semestre de 2016 serão realizados encontros semanais entre professores colaboradores,
bolsistas e coordenador com o objetivo de realizar estudos orientados e pesquisas, revisão de bibliografias da área,
saídas à campo para conhecer o que se produz de música de percussão nas escolas de educação básica na cidade de
Pelotas e identificar o tipo de instrumentos de percussão utilizados, identificar os materiais e equipamentos hoje
disponíveis na UFPel para confecção de instrumentos visando criar possibilidades de realização de oficinas e encontros
para os alunos do curso de licenciatura

Resultados Esperados

Projetamos o envolvimento de alunos, professores, técnicos da UFPel em ações voltadas para a música de percussão
que reverbere na formação dos alunos da licenciatura e por conseguinte na comunidade de Pelotas, principalmente nas
escolas de educação básica.
Possibilitar espaços de formação em percussão para alunos do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à
docência o PIBID que estão diretamente ligados as escolas;
- Problematizar a formação no curso de licenciatura em música no que diz respeito à percussão;
- Criar a possibilidade de diálogo entre as disciplinas de Percussão e Percepção Musical, Grupo de Percussão,
Fundamentos da Educação Musical e Oficina de Construção de instrumentos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIELA CINTRA DOS SANTOS2002/05/201615/12/2016
JOSÉ EVERTON DA SILVA ROZZINI802/05/201616/12/2016
RAFAEL DUTRA MARQUES2002/05/201615/12/2016

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