Nome do Projeto
Estudo e Construção de um Plano de Manejo para a Barra do Estreito, em São José do Norte/RS
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
28/04/2016 - 07/07/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Resumo
O presente Projeto de Ensino intitulado: “Estudo e construção de um plano de manejo para a Barra do Estreito, em São José do Norte/RS” está vinculado à disciplina de Turismo e Meio Ambiente, do Curso de Bacharelado em Turismo. Tal disciplina prevê carga horária prática, a qual é cumprida mediante a realização de visitas técnicas a Unidades de Conservação (Parque Estadual do Caracol e Ecoparque Sperry, ambos em Canela/RS) que desenvolvem o turismo de forma sustentável e do projeto de ensino aqui proposto. As Unidades de Conservação de Uso Sustentável têm por objetivo preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto de seus recursos naturais (BRASIL, 2000). Como exemplos de unidades de uso sustentável têm-se as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), as quais são áreas privadas, onde é possível desenvolver atividades ligadas à pesquisa científica, à educação e interpretação ambiental e ao turismo. Com a finalidade de planejar o turismo no contexto de RPPNs, é preciso levar em consideração alguns conceitos importantes no que tange à limitação do número de visitantes (capacidade de carga), à infraestrutura, à educação e interpretação ambiental e ao plano de manejo. Plano de Manejo, segundo Ferreira et al. (2004), pode ser definido enquanto um documento técnico, construído com base nos objetivos gerais da Unidade de Conservação, que estabelece o zoneamento da unidade e as normas que devem nortear e regular o uso que se faz da área, bem como o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da Unidade de Conservação. Portanto, o plano de manejo é uma ferramenta fundamental de planejamento, pois estabelece as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais da Unidade de Conservação (UC), podendo também incluir a implantação de estruturas físicas dentro da UC, visando minimizar os impactos negativos sobre a UC, garantir a manutenção dos processos ecológicos e

Objetivo Geral

Analisar a aplicabilidade do “Roteiro Metodológico para a elaboração de Plano de Manejo para Reservas Particulares do Patrimônio Natural”, do Ministério do Meio Ambiente, enquanto instrumento de planejamento ambiental na Barra do Estreito.

Justificativa

A disciplina de Turismo e Meio Ambiente contempla, em sua ementa, os seguintes conteúdos: A questão ambiental e o turismo; Turismo e sustentabilidade; Turismo e ecoturismo em Unidades de Conservação; Impactos ambientais do desenvolvimento turístico; Políticas públicas de meio ambiente e de turismo; e Educação ambiental no turismo. Tais conteúdos teóricos podem ser aplicados de forma prática no exercício de elaboração do plano de manejo para a Barra do Estreito.
Com relação ao conteúdo “Turismo e ecoturismo em Unidades de Conservação”, tem-se, como uma das categorias de Unidade de Conservação de Uso Sustentável, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), as quais podem ser definidas como áreas privadas, gravadas com perpetuidade, com os objetivos de conservar a diversidade biológica e de permitir a visitação com propósitos turísticos, recreativos e educacionais. (BRASIL, 2000).
A Barra do Estreito está localizada no interior (a 35 Km) da sede do município gaúcho de São José do Norte. Esta área natural possui aproximadamente 10 hectares e vem sendo dedicada à prática de atividades de lazer. Além disso, a propriedade já recebe visitantes para camping.
Assim, pretende-se, através da realização do presente Projeto de Ensino, numa relação teoria/prática, analisar a aplicabilidade do “Roteiro Metodológico para a elaboração de Plano de Manejo para Reservas Particulares do Patrimônio Natural”, a partir da experiência prática de seu uso pelos discentes participantes no referido Projeto.

Metodologia

A metodologia empregada engloba:
• Aulas teóricas sobre Turismo e sustentabilidade; Turismo e ecoturismo em Unidades de Conservação (incluindo Plano de Manejo); Impactos ambientais do desenvolvimento turístico; e Educação ambiental no turismo;
• Atividades práticas envolvendo visitas técnicas ao Parque Estadual do Caracol e ao Ecoparque Sperry (ambos em Canela/RS), para análise e reflexão dos conteúdos teóricos discutidos em sala de aula, bem como de seus planos de manejo (teoria e implementação);
• Realização de visita técnica específica à Barra do Estreito para a coleta de dados necessários ao projeto.

Resultados Esperados

Em concordância com os objetivos deste Projeto de Ensino, espera-se preparar os acadêmicos para atuação no processo de planejamento sustentável do turismo; desenvolver sua capacidade de pesquisa, análise, abstração, elaboração de proposições para o desenvolvimento do turismo sustentável, através da experiência com a natureza; desenvolver pensamentos reflexivos, críticos e criativos; estimular a curiosidade intelectual dos alunos.
Em relação à Barra do Estreito, espera-se contribuir com a produção de um plano de manejo que venha a nortear as ações de planejamento da área.

Indicadores, Metas e Resultados

Não se aplica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDYARA LIMA BARBOSA528/04/201607/07/2016
CINTIA SCHELLIN FARIAS228/04/201607/07/2016
DUEYNI RODRIGUES BASTOS228/04/201607/07/2016
ELLEN CRISTINA KLEIN SCHNEIDER228/04/201607/07/2016
FABIANE ARAÚJO BOTELHO228/04/201607/07/2016
FREDERICO BRANCO GAGO BOEMEKE228/04/201607/07/2016
GISELE SILVA PEREIRA628/04/201607/07/2016
JEDER NUNES ROSSALES228/04/201607/07/2016
JESSICA DA ROCHA CORREA228/04/201607/07/2016
JÉSSICA DA SILVA BONNEAU228/04/201607/07/2016
LARISSA PLAMER TEIXEIRA228/04/201607/07/2016
LAURIELE SOARES BASTIANI228/04/201607/07/2016
LEONARDO REICHERT528/04/201607/07/2016
LIANA ROSA DA SILVA228/04/201607/07/2016
LISANDRA DE FARIAS DUARTE228/04/201607/07/2016
LÍVIA MACHADO COSTA228/04/201607/07/2016
MAICON FABIEL SCHNEIDER228/04/201607/07/2016
MARINA DOS SANTOS CORREA228/04/201607/07/2016
MARINA TIEPPO TESTOLIN228/04/201607/07/2016
MARLISE BUCHWEITZ KLUG228/04/201607/07/2016
NATÁLIA STEIGLEDER GARCIA228/04/201607/07/2016
PIERRE DONIRES DOS SANTOS CHAGAS228/04/201607/07/2016
PRISCILLA TEIXEIRA DA SILVA528/04/201607/07/2016
RITA DE CÁSSIA FARIAS DA ROSA228/04/201607/07/2016
SHERON DA SILVA LEMOS228/04/201607/07/2016
TALITA SANDRINI XAVIER228/04/201607/07/2016

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