Nome do Projeto
Cinema Vocal e Design Gestual
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
28/04/2016 - 10/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Resumo
Esta proposta é fruto de um trabalho de pesquisa desenvolvido ao longo de 4 anos dentro da minha carreira docente e da minha atividade de profissional do Cinema de Animação. Referências importantes na formação do aluno, tais como: expressões chaves na construção de personagens, preparação de atores, matiz e identidade vocal para a dublagem, são áreas pouco estudadas nos cursos acadêmicos de Cinema de Animação. Constatada esta realidade nos propomos a definir ações que, de forma complementar, possam contribuir para a solução do problema. O grupo de estudo Cinema Vocal é uma delas.
Objetivo Geral
Identificar e desenvolver as ferramentas de expressão do ator vocal no contexto do Cinema de Animação e na produção audiovisual live action.
Justificativa
Esta proposta é fruto de um trabalho de pesquisa desenvolvido ao longo de 4 anos dentro da minha carreira docente e da minha atividade de profissional do Cinema de Animação. Referências importantes na formação do aluno, tais como: expressões chaves na construção de personagens, preparação de atores, matiz e identidade vocal para a dublagem, são áreas pouco estudadas nos cursos acadêmicos de Cinema de Animação. Constatada esta realidade nos propomos a definir ações que, de forma complementar, possam contribuir para a solução do problema. O grupo de estudo Cinema Vocal é uma delas.
Metodologia
A metodologia utilizada neste projeto está baseada nos jogos teatrais. Esta técnica considera os conceitos que estruturam o sistema de Viola Spolin (foco, instrução, platéia e avaliação), somados a dois procedimentos: o círculo de discussão – da pedagogia do oprimido de Paulo Freire; a noção de área de jogo – construída sobre as idéias do teatro invisível de Augusto Boal.
Resultados Esperados
Consolidar a formação dos alunos de Cinema de Animação em relação à preparação de atores.
Diminuir a vulnerabilidade das produções de Cinema de Animação em relação à dublagem.
Organizar estratégias de acessibilidade do espectador deficiente visual
Criar um catálogo virtual de matiz e perfis de vozes.
Diminuir a vulnerabilidade das produções de Cinema de Animação em relação à dublagem.
Organizar estratégias de acessibilidade do espectador deficiente visual
Criar um catálogo virtual de matiz e perfis de vozes.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRE LUIS PORTO MACEDO | 4 | 28/04/2016 | 10/12/2016 |
CARLA SCHNEIDER | 4 | 28/04/2016 | 10/12/2016 |
GIOVANNA MÜZEL DA PAIXÃO | 4 | 28/04/2016 | 10/12/2016 |
LARISSA LOPES MUSSOLINI | 4 | 28/04/2016 | 10/12/2016 |
MARCUS MATTOS PORTELLA GARGIONI | 4 | 28/04/2016 | 10/12/2016 |
MICAEL HEBER DE OLIVEIRA MARQUES | 4 | 28/04/2016 | 10/12/2016 |
Maickol Bessa Dilelio | 4 | 28/04/2016 | 10/12/2016 |