Nome do Projeto
LINC - Laboratório de Linguagens
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
28/04/2016 - 10/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Resumo
Este projeto é resultado da análise da produção realizada no Centro de Educação à Distância da UFPel ao longo de 6
anos. Esta produção compreende a Oficina de Produção Textual, criação de ferramentas em animação para o ensino
tutorial, criação de peças de humor gráfico para o ensino tutorial e estudo e aplicação da metodologia da
problematização.
Objetivo Geral
Pesquisar, desenvolver e registrar estratégias de produção colaborativa na área do cinema de animação
Justificativa
A justificativa para este projeto está baseada em três princípios específicos:
Princípio da escassez - Necessidade de proporcionar um ambiente de produção coletiva e espaço de estágio para os
alunos de Cinema de Animação, Design e Audiovisual
Princípio para participação - Necessidade de integrar as unidades acadêmicas e os conhecimentos por elas difundidos.
Princípio qualificador - Necessidade de qualificar a produção audiovisual via integração das concepções atuais do
conhecimento multilinguístico e tecnológico, teorias pedagógicas contemporâneas, narrativas e conceitos artísticos
atuais.
Princípio da escassez - Necessidade de proporcionar um ambiente de produção coletiva e espaço de estágio para os
alunos de Cinema de Animação, Design e Audiovisual
Princípio para participação - Necessidade de integrar as unidades acadêmicas e os conhecimentos por elas difundidos.
Princípio qualificador - Necessidade de qualificar a produção audiovisual via integração das concepções atuais do
conhecimento multilinguístico e tecnológico, teorias pedagógicas contemporâneas, narrativas e conceitos artísticos
atuais.
Metodologia
A metodologia utilizada para nortear a concepção e a relação de produção das ferramentas produzidas no Linc será a
da Problematização.
A Metodologia da Problematização, além de englobar conceitos das teorias pedagógicas críticas como a de Paulo
Freire, tem como característica principal "provocar" a observação da realidade, possibilitando ao aluno relacionar esta
realidade a temas curriculares, transversais e interdisciplinares.
da Problematização.
A Metodologia da Problematização, além de englobar conceitos das teorias pedagógicas críticas como a de Paulo
Freire, tem como característica principal "provocar" a observação da realidade, possibilitando ao aluno relacionar esta
realidade a temas curriculares, transversais e interdisciplinares.
Resultados Esperados
Qualificação complementar significativa na formação dos alunos de Cinema de animação, Design e Audiovisual.
- Qualificação da relação de aprendizado professor/aluno a partir da utilização das criadas no Linc.
- Qualificação da relação de aprendizado professor/aluno a partir da utilização das criadas no Linc.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA MALHEIROS TRINDADE | 4 | 28/04/2016 | 10/12/2016 |
ANDRE LUIS PORTO MACEDO | 4 | 28/04/2016 | 10/12/2016 |
BRUNA DREYER NERY | 4 | 28/04/2016 | 10/12/2016 |
BRUNO GOMES DE LIMA | 4 | 28/04/2016 | 10/12/2016 |
CARLA SCHNEIDER | 2 | 28/04/2016 | 10/12/2016 |
GABRIEL ROCHA PIMENTA | 4 | 28/04/2016 | 10/12/2016 |
GABRIELA JOANA FRANCISCA PAREJO | 4 | 28/04/2016 | 10/12/2016 |
KEVIN VELOSO ALMEIDA | 4 | 28/04/2016 | 10/12/2016 |
LUIZA KOVALSCKI SILVA | 4 | 28/04/2016 | 10/12/2016 |
RAMONA BACKES KRÜGER | 4 | 28/04/2016 | 10/12/2016 |